quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

16 de fevereiro de 2017 (5ª. feira)

Hoje é comemorado o:

Dia da Independência da Lituânia.
default
Passagem da fronteira entre Rússia e Lituânia, em Tilsit

Dia do Repórter, Brasil.


Resultado de imagem para Dia do Repórter, Brasil.

         Fui novamente à Farmácia Drogasil – a única que tem o remédio que eu procuro – e, mais uma vez,disseram-me que a Internet estava fora do ar. É importante para mim que ela esteja funcionando porque dependo de um substancial abatimento do laboratório, porque é um remédio muito caro e está fora do meu orçamento.

         Quando se fala de um bom chá, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que ele deve ser inglês, mais precisamente, de Londres. Foi justo o que me aconteceu: minha sobrinha Camilla – que veio de lá por esses dias, me trouxe um legítimo chá: English Breakfast Tea (é nosso famoso chá preto). Ela ainda me trouxe mais lembranças. Obrigada Camilla.

         O que eu comi hoje:
                                                                                              
                                                               16/02/17 (5ª. feira)
Café da Manhã  Lanche 1              Almoço                 Lanche                  Jantar                   Ceia      
7h30                      11h00                    13h00                    18h00                    20h30                    20h00
Banana                 Melancia               Salada                  Bolo e                    Uvas                      -
Café com leite/    -                              Risoto de              Cuscuz                  Banana                 -
Pão francês          -                              Abóbora                -                              -                              -
assado com          -                              Pimentão rech      -                              -                              -             
Polenguinho         -                              Balas ban.passa -                              -                              -
               
Café da manhã; banana, café com leite, pão com polenguinho.
Lanche: melancia.
Almoço: salada, risoto de abóbora, pimentão recheado com sardinha, feijão simples.
 Sobremesa: balas de banana passa.
Lanche: bolo e cuscuz.
Jantar: banana e uvas.

A frase do dia: “E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam penas estudando a vida dos insetos...” (QUINTANA, Mário apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 16 de fevereiro de 2017. Pág. 2).
 Resultado de imagem para mario quintana

          Em 16 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII elevou a Diocese do Espírito Santo à categoria de arquidiocese, passando a denominar-se Arquidiocese de Vitória.
Image

         Em 16 de fevereiro de 1984, manifestações para as eleições diretas para a Presidência da República reúnem 60 mil pessoas em cinco capitais brasileiras.

         Em 16 de fevereiro de 1888, nasceu o jurista, magistrado e poeta brasileiro Adelmar Tavares.

Resultado de imagem para adelmar tavares

           Em 16 de fevereiro de 1984, nasceu atriz brasileira Lisandra Parede.
Resultado de imagem para lisandra parede

Em 16 de fevereiro de 2000, morreu a comediante brasileira Nádia Maria.
Resultado de imagem para nádia maria comediante

           Em 16 de fevereiro de 2010, morreu o humorista brasileiro Arnaud Rodrigues; morreu, também, o psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno Rolando Toro Araneda.
Resultado de imagem para Arnaud Rodrigues Resultado de imagem para poeta e pintor chileno Rolando Toro Araneda.
Li no Jornal A Tarde, de 16 de fevereiro de 2017, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Serviço – Ligações de telefone fixo para móvel vão ficar mais baratas”. Nas chamadas locais, a redução ficará entre 16,49% e 19,25%, a depender da operadora. Nas interurbanas, a queda ficará entre 7,05% e 12,01%.
Quinta, 16/02/2017

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 16 de fevereiro de 2017, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Mercado – Risco de calote do país e dólar recuam para o nível pré-crise”. Expectativa de reformas e valorização de commodities atraem investidores.

 

             Li no site SRzd, de 16 de fevereiro de 2017, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2019”

 
Ensino. Foto: Reprodução de Internet 
Ensino. Foto: Reprodução de Internet
O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta quinta-feira (16) que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019.
“Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019.”
A reforma do ensino médio foi sancionada na parte da manhã pelo presidente Michel Temer. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. O próximo passo é implantar a Base Nacional Comum Curricular que, atualmente, está sendo elaborada por um comitê presidido pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o ministro, o ensino médio é diferenciado em cada unidade da Federação e, por isso, a implementação da reforma será discutida com os conselhos e secretarias estaduais, para que cada um faça as adequações necessárias.
“A lógica é preservar as peculiaridades e valorizar o protagonismo dos sistemas estaduais”, disse Mendonça, ao falar sobre a distribuição dos conteúdos da base durante os três anos do ensino médio.
Segundo a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, a tendência é que o primeiro ano seja concentrado na base e que, a partir do segundo ano, as escolas comecem a flexibilizar e diversificar o currículo com os chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. O projeto prevê que os alunos escolham a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio.
Mendonça Filho esclareceu ainda que os estados terão suporte técnico e financeiro para implementação do novo currículo e do tempo integral.
Segundo o ministro, R$ 1,5 bilhão já foram disponibilizados para este ano e o próximo para aumentar as matrículas no ensino integral. Hoje, 6% das matrículas do ensino médio são para o ensino integral, e a meta é dobrar esse número em três anos.
Mendonça Filho entende que os jovens podem decidir sobre a área de conhecimento que querem aprofundar durante o ensino médio.
“Eles estarão acentuando seu protagonismo e a área de conhecimento que já é da sua vocação, para que possam decidir sua trajetória. Ninguém vai fazer uma escolha definitiva sobre o curso, como faz no vestibular”.
“Não vamos fazer uma legislação sobre a exceção, ela tem que contemplar a maioria”, disse o ministro, referindo-se às pessoas que acabam desistindo e mudando a formação profissional ao longo da vida.
Enem e indicadores
Segundo o ministro da Educação, nos próximos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também vai se adequar à realidade do novo ensino médio.
“Mas quero tranquilizar os estudantes que farão o Enem em 2017 e 2018, de que nenhuma mudança ocorrerá de forma repentina e, sim, obedecerá a esse ritmo de ampliação do ensino médio. O Enem é um reflexo do aprendizado do aluno. Uma mudança mais substancial se dará a partir de 2019.”
Para Mendonça, a reforma do ensino médio não será responsável por uma mudança repentina e a percepção nos indicadores educacionais do país também será gradual. Entretanto, segundo ele, as mudanças já promoverão a equidade entre os alunos de escola pública e de escolas privadas.
Fonte: Agência Brasil

 

Leiam esta reportagem completa acessando o link:

http://www.srzd.com/brasil/novo-ensino-medio-deve-ser-implementado-partir-de-2019/



Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário