quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

24 de dezembro de 2020 (5a. feira)

Hoje, mais um capítulo do livro Rito Ovídio. Domingo, dia 27 vamos publicar o Capítulo VI

Capítulo V

Causas da solidão

 

         As causas são as mais variadas e às vezes é difícil descobrir quais são elas, porque não é só uma. São muitas. É preciso saber o grau da maturidade e da sensibilidade da criança. Pode ser a falta de uma outra criança para preencher a sua vida. Sara até conversou com Reginaldo a viabilidade de ter mais um filho. Isso agravaria ou resolveria o problema? Depende. Reginaldo expôs na mesa todos os prós e contras em ter mais um filho: como fatores adversos citou o problema financeiro porque o custo de ter um filho é muito alto, como educação (escola); saúde (planos de saúde); vestuário, produtos de higiene (fraldas são muito caras) ... alimentação (por ser diferenciada é um custo adicional) e por aí vai. Tambem o problema de que eles não são mais jovens. Precisa ter muita saúde e disposição para acompanhar uma criança. E Rito poderia rejeitar o irmãozinho que chegaria em breve.

         A falta de autoestima e a timidez. A timidez, às vezes, é tão intensa que eles sentem vergonha de estar perto de adultos. Sentem-se constrangidos só pelo fato de estarem presentes. A dificuldade em se relacionar com seus pares acrescenta mais razões para o isolamento social e a solidão. “Quanto mais elevados são os níveis de solidão experienciados pelos jovens, menor é a valorização do seu autoconceito. Consideram-se pertinentes os resultados encontrados, não excluindo a importância de serem aprofundados e explorados em estudos futuros” (Souza, Ana Maria in A experiência da solidão na adolescência e o autoconceito, 2414).

         Será que ele estaria sofrendo bullying ou um isolamento por exclusão do grupo em que ele participava? Essas coisas estavam sendo ativamente observadas, conforme sugestão da psicóloga. Outra coisa que começou a preocupar Sara era quando ele trancava seu quarto e ficava 4 ou 5 horas fechado. Passou até a não comer mais. Reginaldo sugeriu a coocar uma câmera para ver o que acontecia no quarto.

 

O que é comemorado hoje: 

Dia do Órfão.

Dia do Órfão

Dia Universal do Perdão

Festa de São Benedito em Ourém (Pará).

Véspera de Natal.

 

O que eu comi:

24-12-20 (5a. feira)    59kg550             _____              Pressão: 24 x 8

__________________________________________________________________====

Desjejum (8h00); Almoço (12h30); Lanche (17h00) e Jantar (19h00)

 

Desjejum: mamão; café com leite e aipim.

Almoço: salada mista; peixe assado; arroz integral.

Sobremesa: doce fino.  

Lanche: manga.

Jantar: arroz; farofa e peru.

 

A frase do dia: “50.000 voluntários receberam doses da vacina na China em uma ação emergencial aprovada pelo governo” (COVAS, Dimas Tadeu apud Revista Veja, de 14 de outubro de 2020, in reportagem Nosso otimismo não é gratuito”. Pág. 64).

 

Em 24 de dezembro de 1979, primeiro lançamento bem-sucedido do foguete Ariane1 a partir do Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa.

 

Em 24 de dezembro de 1987, nasceu o pugilista brasileiro Yamaguchi Falcão.

 

Em 24 de dezembro de 2018, morreu o político brasileiro Nilson Gibson.

 

 

Li no Jornal A Tarde, de 24 de dezembro de 2020, 5a. feira, a seguinte manchete em capa“Covid-19 – Prefeitura avalia fechar toda a orla no Réveillon”. Interdição das praias de Salvador objetiva evitar aglomerações na virada e conter contágio.

 

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 24 de dezembro de 2020, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Natal o ano inteiro”. Solidariedade fez a diferença em época de pandemia. Já ouvi de várias pessoas que 2020 é um ano para ser esquecido. Foi um ano não vivido, não celebrado. Eu já acho que esses 365 dias jamais poderão ser apagados de nossas memórias. Vivê-lo foi, sem sombra de dúvidas, repleto de dores. E até para as pessoas mais otimistas, como eu, é muito difícil encontrar beleza em um tempo suspenso por tantas partidas. Mas reconhecê-lo parece ser o primeiro passo para curar uma dor que não descansa em nós mesmos.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 24 de dezembro de 2020, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Vacina – Gestão Doria adia anuncio da Coronavac”. Governo alega pedido de laboratório chinês, afirma que vacina é eficaz e mantem campanha em 25 de janeiro.

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 24 de dezembro de 2020, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Vacina – SP diz que Coronavac é eficaz, mas não apresenta índices”. Governo e Butantã informaram que o mínimo de 50% foi alcançado e laboratório chinês fará mais análises.

 

Li no site SRzd, de 24 de dezembro de 2020, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Pesquisadores identificam possível nova linhagem do Coronavírus no Rio de Janeiro”.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário