Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, só no domingo, dia 21 de fevereiro de 2021, estaremos publicando o Capítulo XIV: “Rito não era mais o mesmo”.
Capítulo XIII
E era
Passados 6 meses, do primeiro exame PCR que ele fez, teve que fazer outro. Os sintomas realmente existiam. Era uma respiração difícil, espirrava demais, fungava muito e corizava bastante. Infelizmente, estava tudo muito intenso. Só restava a ele fazer o exame para ter certeza se estava ou não com Covid.
Foi fazer o exame. Neste dia não foi à aula. O resultado seria daqui a dois dias. Ele até tentou ir à escola. Lá eles não deixaram ficar. Por mais que ele argumentasse que estava bem e que teria prova naquele dia não o deixaram entrar. Ficou bastante abatido com essa recusa.
Por um lado, a escola estava certíssima em aguardar o resultado do teste PCR. Não deu outra coisa. Resultado: POSITIVO. Ele chorou muito. Por que logo com ele? Não era grupo de risco. Tão jovem, ainda com 19 anos! Não frequentava festas, não ia a baladas. Não falara com ninguém contaminado. Será que pegou na escola? Na padaria? No supermercado? Não saberia dizer.
O mais provável teria sido na escola. Ele soube que 4 colegas haviam se infeccionado também. Mas como? Todos usavam máscara. Só 30% do total de alunos estava frequentando a escola. As carteiras ficavam ligeiramente separadas. Tinha álcool em gel ou a 70% sobre cada carteira. Que bichinho mais inoportuno. E ele, Rito Ovídio, iria morrer? Não perdera nem o olfato, nem o paladar e nem o apetite. Continuou se alimentando bem.
Depois do susto, passados uns 4 ou 5 dias fez um novo exame. Os espirros se acalmaram. Parou de corizar. A respiração voltou ao normal. Não fungava mais. Para alívio geral, o resultado foi NEGATIVO. Ele fizera o teste da Covid numa segunda-feira. O resultado saiu logo na quarta, mas o médico o aconselhou a voltar na semana seguinte.
Sua volta foi triunfal. Imagina a algazarra que os meninos fizeram! Porém, ele notou que alguns ficavam meio distantes dele e que faltavam 3 outros colegas (que ainda continuavam doentes)
Perguntaram o que ele sentiu naqueles dias: dores, cansaço, mal-estar; se sentiu falta da escola, dos colegas, medo de morrer ,,, queriam saber tudo! Depois foi um silêncio de pedra. Todos pareciam um pouco preocupados.
***
O que é comemorado hoje:
Dia do Esportista
Dia do Desporto, Brasil.
Dia do Esportista, Brasil.
19-02-21 (6a. feira) 58kg800 Pressão: 13 x 8
Desjejum (9h00); Almoço (12h30); Lanche (17h30) e Jantar (18h30)
Desjejum: mamão; café com leite; mandioca e tapioca.
Almoço: salada mista; arroz; feijão e cozido de peixe com legumes.
Sobremesa: salada de frutas.
Lanche: banana e waffles.
Jantar: chá preto com tapioca e mandioca.
A frase do dia: “O sistema político, partidário e eleitoral no Brasil só é bom e conveniente para poucos, é ajustado a uma minoria” (PAIM, Paulo, senador da República (PT-RS), apud Revista Veja, Longo caminho para a igualdade, de 9 de setembro de 2020. Pág. 52)
Em 19 de fevereiro de 2005, a edição portuguesa da Wikinotícias foi colocada no ar.
Em 19 de fevereiro de 1987, nasceu a atriz brasileira Carolina Pavaneli.
Em 19 de fevereiro de 2020, morreu o cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileiro José Mojica Marins.
Li no Jornal A Tarde, de 19 de fevereiro de 2021, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 - Toque de recolher inicia com rede pública lotada”. Treze das 23 cidades com leitos de UTI para Covid registram ocupação acima de 80%.
Li no Jornal Diário do Nordeste, de 19 de fevereiro de 2021, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: “Negócios – 32 cidades com casos suspeitos de reinfecção”.
Li no Jornal Folha de São Paulo, de 19 de fevereiro de 2021, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: “Aniversário – Folha completa hoje 100 anos”. Jornal continuará relevante por mais um século se honrar compromisso com direito à informação de Sua Excelência, o leitor.
Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 19 de fevereiro de 2021, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: “Combate ao Desmatamento – Brasil pede aos EUA dinheiro para combate ao desmatamento”. Governo associa compromisso do País a aporte financeiro de nações ricas”.
Li na Revista Veja, de 29 de outubro de 2020, 4a. feira, a seguinte manchete em capa: “Efeito colateral – No momento em que a ciência cumpre o seu papel e está cada vez mais perto de uma vacina contra a Covid-19. Só a política pode atrapalhar, como mostra a polêmica entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria”. Exemplo negativo mundial no combate a Covid-19, o Brasil é o único país em que autoridades, com destaque para o presidente, criam polêmica na reta final do desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário