O Capítulo XL será publicado no próximo domingo (22-07-22) com explicações da classificação gramatical e morfológica de Como? Como! Com o.
***
Capítulo XL
Como? Como! Com o (Continuação)
Rito achou muito difícil a classificação morfológica das palavras. Tanto ele quanto seus colegas acharam o assunto um pouco complexo. É verdade, se o aluno não tiver e familiarizado com isso, encontrará uma certa dificuldade. Eles estão no 9º. Ano e está no tempo certo em tratar do assunto. Até o 8º. Ano eles só classificavam palavras como Substantivo (nome), Adjetivo (qualidade do nome; se feio, bonito, magro, gordo, grande, pequeno, claro, escuro...); Verbo (ação: cantar, vender, exigir, pôr etc); Advérbio (modificador de um verbo: dormir pouco, cantar muito, vender demais...; um outro advérbio: muito menos; uma frase: infelizmente ele chorou; e exprimindo circunstância de tempo, lugar, modo, qualidade..); Preposição (liga uma palavra a outra, que conecta dois termos de uma oração: a, ante, após, até, com, como, contra, desde, de, em, para, perante, por, per, sem, sempre...); Interjeição (usada em frases que exprimem emoção: Ai! Epa! Oba!); Artigo (o, a, os, as, um, uma, uns, umas); Numeral (um, diis cento e três, primeiro, segundo, décimo, sexto, duodécimo).
Na frase “Esta casa não é como aquela outra”.
Como pode ser classificado como conjunção ou preposição. Preposição não pode ser porque a preposição ligaria dois elementos numa frase. Não é o caso. Advérbio? Sim. Porque está comparando uma casa com outra. Mas, antes, vamos ver o que é uma conjunção. Conjunção é aquela palavrinha que liga uma oração à outra. Aí ela tem sentido diferente de preposição.
“Esta casa não é como aquela outra”; é uma conjunção. Coordenativa ou subordinativa. A segunda oração está subordinada à primeira. Então, este “como” é uma conjunção subordinada adverbial compartiva.
Como estudar este assunto.
Conjunção subordinativa integrante.
Vamos ver esses outros exercícios:
a) Como era chato, ninguém foi a sua festa.
RESP.: Conjunção subordinativa adverbial causal.
b) Como o professor afirmou, temos que nos unir neste momento difícil.
RESP.: Conjunção subordinativa adverbial conformativa.
c) Ana chegou à festa como uma princesa
RESP.: Conjunção subordinativa adverbial comparativa.
d) Como professora, lamento o sucedido.
RESP.: Conjunção coordenativa acidental.
e) Ele está de acordo com o que lhe falei.
RESP.: Locução prepositiva.
f) Parece que a aula ocorreu como a professora havia planejado.
RESP.: Conjunção subordinativa conformativa.
g) Augusto caiu do cavalo como se tivesse levado um empurrão.
RESP.: Conjunção subordinativa adverbial comparativa.
h) Não sei dizer como ele chegou.
RESP.: Conjunção subordinativa substantiva integral.
i) Ele chorou como quem tivesse perdido algo de muito valor sentimental.
RESP.: Conjunção subordinativa adverbial comparativa
j) (FJG) A palavra como tem o valor de conjunção subordinativa conformativa na opção:
1) Indaguei-lhe
como Rubião tinha assumido aquela postura de contemplação.
2) Como não tivesse condições financeiras suficientes, Rubião viveu com
parentes.
3) Como estava agravável a manhã, Rubião resolveu passear na enseada.
4) As más notícias chegam tão rápidas como as chuvas de verão.
5) Como ele mesmo disse, mana
Piedade não se casou.
RESP.: 5) Conjunção subordinativa conformativa.
Acerca do sentido manifestado pela conjunção em destaque – “como” – tem-se que ela traz em sua essência a noção de conformidade, o que faz com que atribuamos a mesma ideia à conjunção representada pela letra “E”.https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-as-conjuncoes-subordinativas.htm#questao-2
***
O que se comemora hoje:
Dia do Favelado
Aniversário de municípios no Brasil
Araraquara, São Paulo
Brodowski, São Paulo
Linhares, Espírito Santo
Taquaral, São Paulo
Dia de Nossa Senhora Rainha.
Dia do Educador Especial.
Dia do Folclore Brasileiro
Dia do Supervisor Escolar
O que eu comi hoje:
____________________________________________________________________________________
22-08-22 (domingo) 59kg900 _____________ Pressão: 12 x 9
Desjejum (8h00): abacaxi, banana com aveia, granola e mel, café com leite e pão com queijo assado.
Almoço (13h00): arroz, feijão e frango frito.
Lanche (16h00): romeu e julieta.
Jantar (22h30): pizza.
____________________________________________________________
A frase do dia: “Foi na quarentena e estávamos presos com as crianças. Há nove, doze meses. Eu disse: dois dias, baby. Dois dias de folga” (KUNNIS, Mila, atriz, explicando de ela e o marido Ahston Kutchner, aceitar atuar num dos milionários comerciais do Super Bowl apud Revista Veja, de 10 de fevereiro de 2021. Veja essa. Pág. 17),
Em 22 de agosto de 2017: naufrágio da embarcação a motor B/M Capitão Ribeiro no rio Xingu, imediações da Vila do Maruá, causando a morte de pelo menos vinte e três pessoas.
Em 22 de agosto de 1986, nasceu a atriz e cantora brasileira Paula Barbosa.
Em 22 de agosto de 2017, morreu o narrador e comentarista brasileiro Willy Gonser.
Li no Jornal A Tarde, de 22 de agosto de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Mar Grande – Tragédia com lancha segue sem er reparação”. Quatro anos após naufrágio em travessia, vítimas ainda aguardam decisões judiciais”.
Li no Jornal Diário do Nordeste, de 22 de agosto de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Racismo – Denúncias de racismo cescem 77% no Ceará”. Denúncias de racismo crescem 77% no Ceará em 2021; ocorrências podem ser registradas pela internet. De janeiro a julho de 2020, Estado somou 31 denúncias do tipo; neste ano, número subiu para 55
Li no Jornal Folha de São Paulo, de 22 de agosto de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Retomada – Com ‘custo Bolsonaro’, retomada fica em xeque”. Rumo errático do governo afasta investidor, aumenta custo de vida e alimenta pobreza.
Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 22 de agosto de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Eleições – Ex-presidentes consultam generais sobre risco de ruptura”. Emissários ouviram de generais da ativa e da reserva que eleições vão ocorrer e que o vencedor tomará posse.
Li no site SRzd, 22 de agosto de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Covid-19: Brasil tem 318 óbitos em 24 horas e acumula mais de 574 mil mortes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário