O Capítulo XLII será publicado no próximo domingo (05-09-21): Resultado da Pesquisa.
***
Capítulo XLI
O Aniversário, o violão e o violino
Quando Rito estava todo dengoso com a sua mãe ela até sabia que ele estava querendo alguma coisa. Veio por trás dela e lhe abraçou pelo pescoço.
– Que é isso menino?! Vá logo dizendo o que é que você quer.
– Nada não, mãe. Nem posso mais lhe dar um abraço?
– É que quando você vem assim do nada e me dá um abraço você logo vai pedir alguma coisa.
– É verdade, ou não é?
Ele começou a rir. Esse gesto, esse ato de rir, confirmaria as desconfianças de Sara.
– Sabe o que é mãe? Hoje é o dia do seu aniversário. É apenas um gesto de carinho, mas eu queria lhe falar alguma coisa. Nesta noite tive um sonho lindo. Sonhava com muitos jovens, passando em fila, cada um com um violino tocando Happy Birthday to you. Um dos jovens tocando ali pra você era eu!
Rs. Rs. Rs. Muitos risos: meus e de minha mãe. Eu não sei tocar violino, nem sequer posicioná-lo. A pega de um arco de violino não é tão simples. E eu nunca soube segurá-lo corretamente.
– Me deu uma vontade de aprender a tocar violino... Já venho pensando nisso há muito tempo! Um tempão! Não tinha coragem de pedir isso para você.
– Mas, meu filho ... Você já não está estudando violão? Vai parar com o violão? Olha, isto gera um custo.
– Aí que tá. Eu não quero parar com as aulas de violão. Tenho muito o que aprender ainda. Vai gerar um custo novo, mas o custo de ‘parar de tocar violão’ não terá.
– Rito, temos que conversar. Veja bem: o custo que vai gerar será a mensalidade das aulas (que são mais altas que as aulas de violão).
– Pera aí, pera aí... Na Universidade Federal tem de graça. ‘De graça’. Que custo mais vai ter? O preço do violino. O custo de comprar um instrumento. Vou procurar na internet um modelo para iniciantes e quais as lojas que os ofertam.
Sara conversou com Reginaldo e chegaram à conclusão que fariam a pesquisa. Também teriam que saber se as aulas com os dois instrumentos não atrapalhariam as aulas do Ensino Fundamental, no 8º. Ano. Uma coisa é a vontade e a outra sentir necessidade. Vontade de aprender a tocar violino é uma coisa e sentir uma necessidade compulsiva é outra.
***
Capítulo XLII
O que se comemora hoje:
Fundação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Aniversário da Feira de São Cristóvão - RJ - Brasil.
Dia do Florista, Brasil.
Dia do Metodista, Rio de Janeiro, Brasil.
Dia do Repórter Cinematográfico e Fotográfico, Brasil.
Dia Nacional da Kombi, Brasil.
Fundação do Município de Blumenau - SC - Brasil.
Fundação do Município de Ladário - MS - Brasil.
Fundação do Município de Presidente Venceslau - SP - Brasil.
Fundação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - RJ - Brasil. (1996)
O que eu comi hoje:
____________________________________________________________________________________
02-09-21 (5ª. feira) 59kg100 _____________ Pressão: 12 x 9
Desjejum (8h30): mamão, café com leite, batata-doce e tapioca.
Lanche (11h00): 1 banana.
Almoço (13h00): salada mista, arroz, feijão, estrogonofe de frango.
Lanche (16h00): 1 carambola, frutas com iogurte.
Jantar (19h30): chá de capim cidreira e tapioca.
____________________________________________________________
A frase do dia: “Depois de um ano tão difícil para todos, senti que precisava muito parar, mesmo que por poucos dias” (LOUREIRO, Gean, prefeito de Florianópolis (Democratas), desculpando-se por ter, no auge da pandemia, voado para uns dias de lazer em Cançúri no México apud Revista Veja, de 10 de março de 2021, Veja essa! Pág. 16),
Em 02 de setembro de 2019, incêndio a bordo de barco fretado perto da ilha de Santa Cruz, na Califórnia, deixou pelo menos 25 mortos e outros nove desaparecidos.
Em 02 de setembro de 1987, nasceu o pastor, cantor e compositor brasileiro Gui Rebustini.
Em 02 de setembro de 2012, morreu o compositor franco-português Emmanuel Nunes.
Li no Jornal A Tarde, de 02 de setembro de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Clima – Bahia tem 111 municípios em emergência pela seca”. Decretos reconhecidos pelo governo do estado afetam pelo menos 1,2 milhão de pessoas.
Li no Jornal Diário do Nordeste, de 02 de setembro de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Dengue no Ceará – O estado tem mais 4.000 casos nesse ano”. Ceará já registra quase 4 mil casos confirmados de dengue a mais do que em 2020 inteiro. Fortaleza, Russas, Maranguape e Sobral concentram maior número de infecções
Li no Jornal Folha de São Paulo, de 02 de setembro de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “PIB recua – PIB estanca, e economia dá sinais de crise prolongada”. Recuo de -0,1% no 2º. tri frustra estimativas; recuperação é estrangulada por crises hídrica e política.
Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 02 de setembro de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Dengue no Ceará – Adesão da PM ao bolsonarismo radical cresce nas redes sociais”. Pesquisa constatou que alta foi maior entre oficiais do que entre praças; Polícia Civil e PF tem adesão menor.
Li no site SRzd, 02 de setembro de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Não se negocia a democracia’, diz Pacheco após reunião com governadores”
Nenhum comentário:
Postar um comentário