Publiquei em 07-11-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o CapÃtulo LI – Obmep. No próximo domingo, (14-11-21), publicarei o CapÃtulo LII.
***
***
Capitulo LI
Obmep
A professora de Matemática passou um vÃdeo com a apresentação do que é a Obmep e quais são seus objetivos. Ela imprimiu do Google este texto:
“A OlimpÃada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido à s escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas cientÃficas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades cientÃficas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpÃada”.
Rito e Melissa estavam interessados em conhecer o estilo das questões das provas. Começaram revendo as do NÃvel A, para crianças do 4º. e 5º. anos. A professora primeiro resolveu as questões indicadas em 2019. Rito ficou realmente decepcionado por não conseguir acertar todas as questões. Percebeu que não envolviam tanto conteúdo. Eram questões que envolviam mais inteligência. Não resolvê-las de supetão, como ele fez precisava de tempo para raciocinar e perceber qual era o tipo de respostas que as questões envolviam. Por conta própria tentou as do ano de 1918, 1917, 1916... 2011, 2005.fez a questão 1 de cada ano. Achou muito fácil. Depois a de número 2.
Mas ele ia fazer – não eram as questões do 4º., 5º., 6º., 7º., 8º. ... mas as do 9º. Ano! Seria bom, mas não daria tempo de revisar tudo! O que fazer,,,,,,,,? Pensou em revisar as do 9º. Ano de 2019. Ou seja, as questões de NÃvel 2, de 8º. Ano e 9º. Ano, 1ª. fase.
E foi à luta.
Capitulo LII
***
O que se comemora hoje:
Dia do ArmistÃcio
Aniversário de Emancipação polÃtico-administrativa do municÃpio de NaviraÃ, Mato Grosso do Sul, Brasil. Aniversário do municÃpio de Massaranduba, Santa Catarina, Brasil. |
|
Dia da Independência, Angola.
Dia da Independência, Polônia.
Dia da Lembrança, Canadá.
Dia das Cataratas de Iguaçu, Brasil.
Dia do ArmistÃcio da Primeira Guerra Mundial, França.
Dia do Procurador do Estado de Goiás, Brasil.
Dia dos Veteranos de Guerra, Estados Unidos.
Dia Mundial da Qualidade (1960), Brasil.
Feriado de Emancipação PolÃtica no MunicÃpio de Areia Branca, Sergipe, Brasil.
Feriado Municipal ção PolÃtica no MunicÃpio de Areia Branca, Sergipe,
Feriado Municipal em Alijó, Mêda, Penafiel, Penafiel, Pombal e Torres Verdes, Portugal.
O que eu comi hoje:
__________________________________________________________________
11-11-2021 (5ª.feira) 60kg000 _____________ Pressão: 12 x 9
Desjejum (8h15): mamão; banana; café com leite; tapioca; batata-doce.
Lanche (11h00): banana.
Almoço (13h00): salada mista; arroz integral; feijão; omelete com queijo e sardinha.
Sobremesa: rapadura.
Lanche (16h00); banana.
Jantar (19h00): leite com granola.
___________________________________________________________
A frase do dia: “Cuba se tornou aquela mentira que resolvemos engolir” (SCHOLER, Fernando é articulista de Veja, cientista polÃtico e professor do Insper in Veja essa! apud Revista Veja, de 21 de julho de 2021, Pág. 21)..
Em 11 de novembro de 2015, Grande Messejana: onze pessoas são assassinadas e sete ficam feridas em Fortaleza, Brasil.
Em 11 de novembro de 1997, nasceu a atriz brasileira Rayssa Bratillieri.
Em 11 de novembro de 2012, morreu o compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro Gaudêncio Thiago de Mello
Li no Jornal A Tarde, de 11 de novembro de 2021, 5ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – Câmara pressiona e Rui recusa ultimato sobre o Carnaval". Vereadores cobram decisão de chefes do Executivo estadual e municipal.
Li no Jornal Diário Do Nordeste, de 11 de novembro de 2021, 5ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Morte de Pedestres – Um pedestre morre a cada 2 dias no CE”. Registros do IntegraSUS contabilizam quase 1 mil mortes de pedestre nos últimos 5 anos. Falta de estrutura no passeio público e situações de risco no trânsito são fatores apontados por especialistas para o número de óbitos nas ruas do Estado
Li no Jornal Folha de São Paulo, de 11 de novembro de 2021, 5ª.feira, a seguinte manchete em capa: “Herança – A economia debilitada será a herança de Bolsonaro em 2023”. Próximo presidente enfrentará juros, endividamento e inflação elevados, além de piora no ambiente de negócios.
Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 11 de novembro de 2021, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Corrida presidencial – Moro fala como candidato e ataca mensalão e rachadinha”. Ex-ministro diz que meta é criar força-tarefa contra a pobreza.
Li no site SRzd, de 11 de novembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Dor de cabeça para os motoristas: GNV atinge o maior preço deste século”
Por Redação SRzd
Nenhum comentário:
Postar um comentário