Domingo, dia 02 de janeiro de 2022, publiquei o último capÃtulo do livro Rito OvÃdio. Aguardo comentários, crÃticas e eventuais correções. Muito obrigada!
***
***
CapÃtulo LVIX
A Festa
***
Foi uma festa bonita? Foi. E foi cara? Foi. Gastou-se muito dinheiro. Não teve pechincha. Mesmo cara, foi luxuosa? Poderia ser cara, mas não luxuosa. Nem tudo que é caro é luxo. Pode ser de mau gosto, cafona, excesso de alguma coisa ou falta de outras, ou falta de espaço para os meninos brincarem, dançaram ou ficarem. Nada disso. Foi tudo pensado.
Sara e Reginaldo estavam felizes e até perplexos com tanta luz, tanto luxo e com a alegria sem fim da moçada. Eles nunca nem sonharam com uma festa dessa proporção. Dizem que as festas dos pobres são melhores. Pobres eles não eram, mas ricos também não. Eram classe média que sempre levaram a vida contida, sem nenhum exagero.
O cerimonial brilhou. Começou a acontecer à s 8 horas da noite, com os pais de Rito e o próprio recebendo os convidados. Não demorou muito tempo porque os convidados não mereciam esperar demais. E ao entrar no salão um “oh! ” Ou “uau! ” De encantamento se viam entre os convivas. Eram encaminhados à s suas mesas e o serviço dos comes e bebes eram iniciados.
A entrada foi triunfante. Ele estava de braços dados com Melissa. A entrada do rapaz foi um dos momentos mais esperados. Não demorou muito a cerimônia. Logo começaram os rodopios da valsa. Se se tratasse de aniversariante feminina, esta dançaria a valsa com o prÃncipe e depois com pai dela. Mas, no caso, o aniversariante era um rapaz. E ele dançou com Melissa, sua namorada e depois com sua mãe.
Depois ocorreram outras danças com familiares (primas, madrinha e tias). Em seguida foi uma beleza, todos dançaram com trocas de pares. E ver do alto da escada, o salão parecia encantado, de tanta belezura... Parecia cinema. Sara estava exultante com tanta coisa boa acontecendo. Seu filho merecia isso. Ela se lembrou de que esses últimos dois anos foram difÃceis. 2080 e 2021 nunca mais!
Após a valsa, começou a ser postado um vÃdeo sobre a trajetória de Rito. Parece que não tinha muito o que dizer – os primeiros 20 minutos foram a infância dele: do nascimento até os 14 anos. Daà para frente foi o último ano da sua vida antes dos 15 anos, quando seus pais projetam o que almejavam para o seu futuro.
Nada do que ocorre numa festa de 15 anos. Os “ritos” de passagem de uma festa de 15 anos tradicional são:
Valsa com o pai • Troca de Sapato • Anel de Debutante
Estes ritos não foram seguidos. Até dançar com sua mãe ele dançou, cedendo a dama ao seu marido: Reginaldo, o pai dele. Troca de sapato jamais, porque ele não usa salto e anel de debutante não era o caso.
Momento do Parabéns: é o momento de confirmação! O momento em que Rito OvÃdio, oficialmente, completou sua idade! Por este motivo, após a retrospectiva do vÃdeo, foi o momento mais adequado. Foi cantado o Parabéns enquanto o bolo era servido. Ficou muito bonito o Parabéns cantado ao som de violinos.
O salão foi entregue à s visitas e cada um ao sair da festa levou como lembrança uma cópia de dois vÃdeos; o da retrospectiva de sua vida e o da festa sendo editado agora.
8 de janeiro de 2022 é o seu dia, Rito OvÃdio!
Fim
***
|
|
|
|
|
|
O que se comemora hoje:
Dia do Fotógrafo e da Fotografia
Aniversário de Pinhais São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.
Dia de São Severino, Cristianismo.
Dia Nacional da Cultura, Angola.
Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo.
O que eu comi hoje:
____________________________________________________________
08-01-2022 (sábado) 59kg950 _____________ Pressão: 12 x 9
Desjejum (9h30): melão; café com leite em pó e macaxeira com requeijão.
Almoço (12h30): salada; arroz integral e peixe grelhado e desfiado.
Sobremesa: rapadura.
Jantar (20h00); pizza; milk shake
A frase do dia: “Eles pegaram meu cartão do banco e a senha. Uma pessoa sacava o dinheiro e dava minha parte na mão. Cheguei a ter um salário de 11.000 reais, mas recebia apenas 800 por mês” (BRAGA, Lilian Alves Pereira, 29 anos, dona de casa apud Revista Veja, de 08 de novembro de 2021, na reportagem A Rachadinha de 2 milhões. Pág. 30).
Em 08 de janeiro de 2020, forças iranianas atacaram duas bases militares dos Estados Unidos no Iraque, como forma de retaliação ao ataque aéreo responsável pela morte de Osama Soleimani.
Em 08 de janeiro de 1976, nasceu o cantor e compositor brasileiro Alexandre Pires.
Em 08 de janeiro de 1986, morreu o bispo católico brasileiro Alberto Frederico Etges; morreu o ator brasileiro LuÃs Carlos Arutin.
Li no Jornal A Tarde, de 08 de janeiro de 2022, sábado, a seguinte manchete em capa: “Pandemia – Bahia registra aumento casos de ‘flurona’”. Ocorrências de dupla infecção, por SARS-CoV-2 e influenza passaram
de 8 para 11.
Li no Jornal Diário do Nordeste, de 08 de janeiro de 2022, sábado, a seguinte manchete em capa: “Onda da Covid – Ceará caminha para a 3ª. onda da Covid”. Com taxa da Covid crescendo há 3 meses, estado mergulha em uma nova onda da doença segundo especialistas. Pesquisadores avaliam que Estado já mergulha numa nova onda de casos, mas alertam que ainda é cedo para prever impacto
Li no Jornal Folha de São Paulo, de 08 de janeiro de 2022, sábado, a seguinte manchete em capa: “Refis do Simples – Bolsonaro veta Refis do Simples e irrita Congresso”. Presidente temia violar lei eleitoral; empresários veem risco a pequeno negócio.
Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 08 de janeiro de 2022, sábado, a seguinte manchete em capa: “Entrevista Joaquim Silva e Lima – ‘Petrobras não pode fazer polÃtica pública’, diz presidente da estatal”. General afirma que empresa não pode ser responsável pela redução de preço de combustÃvel. Azul.
Li no site SRzd, de 08 de janeiro de 2022, sábado, a seguinte manchete em capa: “Sábado de tristeza em MG: desastres naturais atingem o estado”
08/01/2022 às 17h37 - Por Redação SRzd
Sábado de tristeza em MG: desastres naturais atingem o estado. Foto: Reprodução das redes sociais
O estado das Minas Gerais sofre uma sucessão de desastres naturais neste sábado (8) causados pelo excesso de chuvas; com quedas de barreiras de barragem, deslizamentos de terra, inundações, cheias de rios e alagamentos. Os episódios mais graves aconteceram nos municÃpios de Capitólio e Nova Lima.
A causa seria uma falha no sistema de drenagem de barragem.
O Corpo de Bombeiros chegou a informar que a barragem da Mina de Pau Branco, administrada pela empresa Vallourec, havia se rompido. Logo após, a corporação voltou atrás e informou que o problema se deu em um dique de drenagem da estrutura:
Depois, um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, atingiu três embarcações, com trinta e quatro pessoas e causou duas mortes. Nove seguem internadas.
O deslizamento ocorreu por volta de 12h30. Ainda não se sabe o que causou o acidente e vinte e três pessoas foram atendidas em hospitais próximos e liberadas em seguida. Corpo de Bombeiros e PolÃcia Civil estão no local; a Marinha foi acionada para apurar o caso:
Pelas redes sociais, o governador mineiro Romeu Zema (Novo) lamentou comentou os incidentes: “O Governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, escreveu:
Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:
https://www.srzd.com/brasil/sabado-tristeza-mg-desastres-naturais-atingem-estado/
Até amanhã meus fiéis seguidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário