quarta-feira, 2 de março de 2022

02 de março de 2022 (quarta-feira)

 

Hoje, dia 02 de março de 2022, 4ª. feira, informo que publiquei dia 27 de fevereiro, domingo, o quarto capítulo de Sombras sobre inflação.

Sombras

 

Capítulo IV

 

DEFLAÇÃO; DESINFLAÇÃO; EFEITOS DA INFLAÇÃO E SEU CONTROLE

Deflação é o inverso da inflação. Isto parece ser uma coisa boa, não é mesmo? Nem sempre. Aliás, quase nunca. Numa ótica keynesiana, os preços acabam caindo sempre que sobram mercadorias por falta de consumidores. Como as empresas não conseguem vender como antes, mesmo aplicando preços menores, o faturamento e o lucro acabam reduzidos. Por que isso? Porque eles não vendem como antes. Os consumidores têm medo de comprar e acabam reduzindo as transações. Isso pode gerar prejuízo no mercado. E os fabricantes tendem a diminuir a produção, causando desemprego.

         O excesso de deflação pode ser agravado pela baixa oferta de moeda. Faltando dinheiro em circulação, todos os setores da economia costumam ser afetados, abalando assim toda a estrutura social... Como disse acima, o processo é o inverso da inflação, isto quer dizer que a deflação ocorre quando os índices de preços de uma economia passam a cair ao invés de subir (queda dos preços), enquanto a inflação representa um aumento contínuo e generalizado dos preços.

Não confundir deflação com desinflação. A desinflação é uma coisa boa, porque é a diminuição lenta e gradual da inflação, não impactando a oferta e demanda.

“A visão Keynesiana não é endossada pela escola de Chicago e escola Austríaca de economia. Estas acreditam que deflação é na verdade um fenômeno monetário ocasionado por uma retração monetária (como o extravio de dinheiro) e/ou aumento da produtividade que permite fabricar mais produtos com os mesmos recursos (tendência natural no ciclo de vida da maior parte dos produtos).

Com menos dinheiro em circulação para uma mesma produção, os produtos acabam tendo de ficar mais baratos para que as vendas se mantenham gerando uma valorização monetária (deflação).

Quando um fabricante consegue melhorar a eficiência de produção gastando menos matérias primas, energia, equipamentos, etc. para fabricar um determinado produto, o preço deste começa a cair a medida que a concorrência passa a fazer o mesmo. Com menos dinheiro sendo gasto pelas pessoas para adquirir a mesma quantidade de produtos, isto também acaba ocasionando uma deflação dos preços. Exemplo disto são TVs e computadores cujos preços estão sempre em queda devido a evolução da tecnologia e aumento da produtividade de fabricação.

Muitas vezes deflação é confundida erroneamente como um desaquecimento da economia, e que por esta razão deve ser evitada. Esta falácia se origina da desestabilização da economia que ocorre durante períodos de redução da inflação. Políticos muitas vezes se utilizam da inflação (expansão monetária) para gerar efeitos econômicos positivos no curto prazo. Por outro lado, esta sensação aparente de prosperidade estagna já que não houve aumento da produção, apenas da quantidade de dinheiro para comprar os mesmos produtos. Diante desta situação, muitos governos acabam aumentando ainda mais o ritmo das impressoras de dinheiro para adiar o estouro da bolha aumentando ainda mais a inflação. Quando enfim as impressoras são desligadas, ocorre um período conturbado de adaptação onde o mercado precisa entender que não há dinheiro novo sendo fabricado e que os preços não precisam mais serem reajustados. Isto gera uma perturbação grande na economia que dá origem aos mitos sobre deflação. Quando a economia se estabiliza, o crescimento costuma ser maior do que o que poderia ser obtido com estímulo artificial no longo prazo.

         Deflação é a tendência natural de toda a moeda (quando não há emissão de dinheiro novo). Como o ritmo de redução dos preços costuma ser bastante lento e previsível, o mercado não sofre da perturbação constante que costuma ocorrer nos períodos de inflação. Outra vantagem da deflação é que as pessoas ficam livres do chamado imposto inflacionário fazendo com que seu dinheiro se valorize com o tempo, ao contrário da desvalorização que ocorreria se houvesse inflação. Isto tem um efeito colateral interessante que é deixar as pessoas menos dependentes de aplicações financeiras em instituições com credibilidade duvidosa. Em períodos de inflação as pessoas são praticamente obrigadas a depositar o seu dinheiro em bancos sob o risco de perder poder aquisitivo com o tempo” (https://pt.wikipedia/Defla %3%A7%%A3o/org/wiki/)

Por exemplo, devido à pandemia do Coronavírus, Brasil teve deflação de 0,38% em abril de 2020 e depois de 0,31% em maio.

Efeitos da inflação:

a)     Cria ineficiência na economia.

b)    É um fator de risco adicional.

c)     Pode distorcer preços relativos.

d)    Pode reduzir investimentos.

e)     Pode atrapalhar investimentos de longo prazo.

f)      Mexe nos preços relativos, dá ganhos para alguns e perdas para outros.

g)    “Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada."

h)    alta de preços foi reduzindo o poder de compra do dinheiro.

i)       implica na diminuição do poder de compra da moeda.

j)      Provoca incertezas na economia.

k)    Desestimula investimentos.

l)       Prejudica o crescimento econômico.

m) Afeta relativamente as camadas menos favorecidas da população, visto que essas pessoas têm menos recursos financeiros disponíveis, influenciando no poder de compra das famílias.

n)    Aumenta o custo da dívida pública.

o)    Assimila o risco das incertezas associadas aos preços mais altos.

p)    Pode paralisar projetos.

q)    Taxa de juros.

r)     Emissão de moeda.

s)      Gera desconfianças sobre a saúde financeira do país.

t)      Pode provocar a alta do dólar.

 

 

Inflação de custos

Inflação de demanda

Inflação inercial

Hiperinflação

 

Controle da inflação:

Aqui se dá – Brasil, pelo Banco Central do Brasil. Que costuma adotar restritiva e aumentar a taxa básica de juros.

Espera-se que o aumento na taxa de juros dificulte o acesso a empréstimos e financiamentos, sendo assim tende a reduzir o consumo. Esse tipo de política possui a capacidade de controlar a inflação.

Foram vários os planos que tentaram frear a inflação no país entre a década de 1960 e 1990. São eles:

  • Plano Trienal;
  • PAEG;
  • Plano Cruzado;
  • Plano Bresser;
  • Plano Verão;
  • Plano Collor;
  • Plano Real;

 

Como podem ver é difícil controlar a inflação. Pior ainda quando ela é muito alta como na década de 80.

A inflação só causa danos quando é alta ou está fora de controle.

          No Capítulo V veremos quais os tipos de inflação:

          No Capítulo VI falaremos de Sombras.

 

***

O que se comemora hoje:

 

Início da Quaresma

Quarta-feira de Cinzas Porque o Feriado? - Notícias - Portal das Missões

Aniversário de Ibitiara, Bahia, Brasil.

Aniversário de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Dia da Independência, Marrocos.

Dia da mulher angolana, Angola.

Dia da oração a mulher (também comemorado no dia 04 de março).

Dia de Santa Maria, DF, Brasil.

Festa de Alá (sublimidade) – primeiro dia do 19.º mês do Calendário bahá´í, Fé Bahá’i.

Início da Quaresma.

Início do jejum (do nascer do sol ao pôr do sol por 19 dias), Fé Bahá’i.

International Rescue Cat Day.

Quarta-feira de Cinzas

 

O que eu comi hoje:

_____________________________________________________________

02-03-2022  (4ª. feira)            59kg000            ________Pressão: 13x9__

Desjejum (8h40): mamão; maçã; banana; café com leite; macaxeira c/requeijão.

Almoço (12h30): salada de frutas; arroz integral; feijão preto e peixe frito.

Lanche (17h00): manga.

Jantar (18h30); sopa.

 

Em 02 de março de 2017, elementos moscóvio, tenesso e oganesson são adicionados oficialmente à tabela periódica em uma conferência em Moscou, Rússia.

Tabela Periódica ganha 112º elemento

Em 02 de março de 1967, nasceu em São Paulo o  ator, dublador, radialista, tradutor e diretor de dublagem brasileiro Manoel Garcia Júnior.

 InfanTv ::: - Dublagem - Garcia Júnior

 

Em 02 de março de 2006, morreu em São Paulo, aos 102 anos de idade a jornalista brasileira Elsie Dubugras.

ISTOÉ Gente Online Elsie – IMAGICK

Li no Jornal A Tardede 02 de março de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: Nova Lei – Legalização dos jogos de azar divide sociedade civil no Brasil”. Representantes do setor produtivo torcem pela aprovação do PL no Senado; psiquiatras alertam para riscos.

 Capa do jornal A Tarde 02/03/2022

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 02 de março de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – Com queda nos casos, fim da pandemia já é cogitado”. Os especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste pregam cautela na análise sobre apresentação do fim da pandemia.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulode 02 de março de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Rússia x Ucrânia – Rússia ataca cidades-chave da Ucrânia”. Bombas destroem torre de TV no centro de Kiev c prédio do governo em Kharkiv; Putin prepara ofensiva mais destrutiva.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 02/03/2022

Li no Jornal O Estado São Paulode 02 de março de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “A guerra de Putin – Rússia endurece ataques, mata civis e avança sobre Kiev”. Letalidade cresce e megacomboio cerca capital. xo, rublo despencou, juros dispararam e houve corrida aos bancos.

 Capa do jornal Estadão 02/03/2022

 

Li na Revista Veja Saúde, de janeiro de 2022, a seguinte manchete em capa: “Planeta com febre – As mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde da humanidade – e já começamos a sentir seus efeitos”. Entenda o tamanho do problema e que cada um de nós pode fazer diante dele.

Planeta com febre - 21/01/2022

Li no site SRzd, de 02 de março de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa:Ministro da Rússia diz que uso de armas nucleares causaria destruição"

 

Soldado russo. Foto: Pikist

Nenhum comentário:

Postar um comentário