Hoje, dia 26 de junho de 2022, domingo, informo que estou publicando décimo quinto capítulo de Sombras sobre inflação. O capítulo abaixo – PAEG – procura esclarecer o significado de certas expressões que citamos no decorrer do texto. O Capítulo XV - que será publicado amanhã = destrinchará de que trata o PAEG.
Sombras
***
Capítulo XIII
PAEG
Foram vários os planos que tentaram frear a inflação no país entre a década de 1960 e 1990. São eles:
- Plano Trienal;
- PAEG;
- Plano Cruzado;
- Plano Bresser;
- Plano Verão;
- Plano Collor;
- Plano Real;
Como podem ver é difícil controlar a inflação. Pior ainda quando ela é muito alta como na década de 80.
A inflação só causa danos quando é alta ou está fora de controle.
Vamos estudar o que significa PAEG.
Foram vários os planos que tentaram frear a inflação no país entre a década de 1960 e 1990. São eles:
- Plano Trienal;
- PAEG;
- Plano Cruzado;
- Plano Bresser;
- Plano Verão;
- Plano Collor;
- Plano Real;
Como podem ver é difícil controlar a inflação. Pior ainda quando ela é muito alta como na década de 80.
A inflação só causa danos quando é alta ou está fora de controle.
Vamos estudar o que significa PAEG.
O PAEG – Plano de Ação Econômica do Governo – foi lançado em agosto de 1964 pelo Ministério
do Planejamento e da Coordenação Econômica com o intuito de direcionar a política econômica
e social do Brasil através de mecanismos político-econômicos de combate à inflação associados
às reformas institucionais (tributária e financeira). Entre as prioridades do PAEG, foram listados alguns
pontos fundamentais, entre eles: a retomada do crescimento e desenvolvimento econômico através de
políticas de investimento capazes de absorver uma quantidade crescente de mão-de-obra; corrigir
as disparidades setoriais e regionais; estabilizar preços e corrigir os déficits do balanço de pagamentos;
normalizar as relações com os órgãos financeiros internacionais; e, principalmente, conter a inflação.
PAEG – Programa de Ação Econômica do Governo
Autor:Equipe Mais Retorno
Data
de publicação:08/02/2021
às 09:20 -
Atualizado um ano atrás
Sumário
1. O que foi o PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo?
2. Como o PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo - funcionou?
3. Quais foram as consequências do PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo?
O que foi o PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo?
O PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo - foi uma estratégia de recuperação implementada por Humberto de Alencar Castello Branco, na década de 1960.
O contexto social e econômico do Brasil antes que os militares pudessem tomar o controle era um tanto desesperador. Quando o político João Goulart assumira a Presidência da República, enfrentamos nossa primeira crise econômica de âmbito industrial.
Na época, quase não havia investimentos no setor, o Produto Interno Bruto (PIB) estava em declínio, haviam muitos protestos por inquietações políticas e, ainda por cima, a inflação chegava próximo dos 90% ao ano.
Diante dessa situação, em 1964, Humberto de Alencar Castello Branco tomou posse da presidência, dando início a era militar - que perdurou até 1985, com o mandato final de João Baptista de Oliveira Figueiredo.
O PAEG foi comandado pelos ministros Roberto Campos - do Planejamento - e Octávio Gouveia Bulhões - da Fazenda. O Programa de Ação Econômica do Governo funcionou durante 4 anos, tendo como consequência posterior o que chamamos de "período do milagre".
Como o PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo - funcionou?
O objetivo dessa estratégia era justamente recuperar e corrigir o caos que se encontrava a economia brasileira.
O diagnóstico definido pelo presidente e seus ministros, era de que havia inflação por demanda no país, causando desastres em conjunto com a falta de organização legal e institucional da nação.
Sendo assim, algumas ações conjunturais, estruturais e tributárias precisavam ser tomadas - por essa razão, inclusive, que o PAEG é considerado até hoje uma das reformas mais complexas da economia brasileira.
Algumas das ações conjunturais e estruturais estavam intimamente ligadas a inflação. O governo adotou medidas de política econômica tradicional e restritiva: corte de gastos públicos, aumento da taxa juros, redução de crédito e redução do valor real dos salários - procedimento conhecido como "arrocho".
A medida apresentou resultado, pois a inflação foi reduzida para cerca de 30% ao ano e se manteve estável nesse patamar por um bom tempo.
No que diz respeito as ações tributárias, a reforma foi ainda mais intensa. O governo extinguiu impostos sob o valor do total dos produtos e serviços, e instituiu a cobrança de impostos sobre valor adicionado, isso é, em cada etapa da produção, como IPT, ICMS, ISS e alguns outros.
Foi definido, também, que o recolhimento de alguns impostos como ITR e IR deveriam ser de responsabilidade da União. Após essa centralização, a União repassava parte dos valores de volta aos estados e municípios - mais especificamente aos fundos de participação.
Além disso, o Programa de Ação Econômica do Governo também foi responsável por criar o FGTS e PIS - importantes fontes de poupança compulsória para o governo.
A correção monetária também foi um grande feito do PAEG. Nesse momento, a lei da usura era revogada, e todos os comerciantes estava autorizados a ajustarem seus preços conforme a inflação do país.
O primeiro título público foi criado - o governo emitia papeis e conseguia recurso com eles – e, por consequência, o Banco Central (BACEN) foi instituído. Além disso, o governo também desenvolveu o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e a partir dele o Banco Nacional da Habitação (BNH), responsável por financiar construções civisç
O mercado de capitais foi reformulado e, assim, passou a ser possível utilizar a Bolsa de Valores como instrumento captador de recursos.
Quais foram as consequências do PAEG - Programa de Ação Econômica do Governo?
As mudanças na estrutural institucional da economia brasileira adaptaram-na as novas necessidades industriais, colocando fim ao período de crise.
Além disso, o governo pode aumentar sua capacidade de arrecadação de recursos junto à sociedade, em função da nova estrutura do sistema tributário.
Por sim, os órgãos e instrumentos que foram instituídos ao sistema financeiro facilitaram o acúmulo de poupança pelos agentes econômicos, e a sua consequente canalização para investimentos produtivos.
SOBRE O AUTOR
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar análises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
O que comemoramos hoje:
Aniversariantes famosos:
- Cantor Chris Isaak.
- Ator Chris O'Donnell.
- Músico Gilberto Gil.
- Músico Manu Chao.
- Cantora Luiza Possi.
Acontecimentos marcantes:
-Morreu Tobias Barreto (1839-1889)-
Aniversário da cidade de Poções na Bahia, Brasil.
Aniversário da cidade de Umuarama, no Paraná, Brasil.
Dia da Aviação de Busca e Salvamento, Brasil.
Dia das Nações Unidas do Apoio às Vítimas de Tortura (Wikidata).
Dia do Missionário Batista.
Dia do Professor de Geografia no Brasil, de acordo com a Lei no. 6664, de 26 de junho de 1979, Brasil.
Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, Internacional.
Dia Internacional da Multimídia, Portugal.
Dia Mundial da Carta das Nações Unidas.
Fase da Lua:
Lua Minguante
A lua de hoje está 5,20% visível e está decrescendo. Faltam 2 dias e 10 horas para a fase Lua Nova.
Signo de hoje:
Câncer (Caranguejo) (21 de junho a 21 de julho).
O que eu
comi hoje:
26-06-2022 (domingo)
Desjejum (7h30): melão; abacate; laranjs=a;café com leite; batata-doce;
Almoço (12h00): salada mista; legumes cozidos; arroz; feijão; omelete de ovo e queijo.
Sobremesa; pudim,
Lanche (15h40): biscoito.
Jantar (18h30): iogurte de morango e biscoito.
A frase do dia: “É hora de recobrar nossa confiança. Não precisamos de novas leis para obrigar as pessoas a ter consideração pelo próximo (...) a viver com o vírus C(JOHNSON, Bóris, primeiro-ministro britânico ao anunciar as últimas medidas anti- ovld, isolamento de quem testar positivo
Em 26 de junho de 2007, inaugurado o Museu Coleção Berardo, em Lisboa
Em 26 de junho de 1996, nasceu em Catanduva, São Paulo, o enxadrista brasileiro Luís Paulo Supi; nasceu em Miami, Flórida, Estados Unidos, o automobilista brasileiro Pietro Fittipaldi.
Em 26 de junho de 2011, morreu em São Roque, SP, aos 66 anos, o economista e político Paulo Renato Costa Souza.
Li no jornal A Tarde, de 26 de junho de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa:” São João - Arrasta-pé mantém rítmo de festa na Capital”. Programação promovida pela Bahiatursa embalou a festa em três bairros,
Li no Jornal Diário do Nordeste, de 26 de junho de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “580 mil não tomaram a vacina”. O alerta foi dado pelo presidente da Associa~
Li no jornal Folha de São Paulo, de 26 de junho de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “PMDB – Lava Jato confirma orens de pagamento ao PMDB".
Li no jornal O Estado de São Paulo, de 26 de junho de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Escândalo do gabinete paralelo no MEC – Delegado da PF vê interferência em operação; prisão é revogada. Milton Ribeiro foi solto por ordem do desembargador do TRF-1.
li no site SRzd, de 26 de junho de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa:
Em Marcha para Jesus, Bolsonaro não cita Ribeiro e diz ter exército de 200 mi
26/06/2022 às 14h15 - Por Redação SRzd
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) participou, neste domingo (26), do evento religioso Marcha para Jesus, na cidade de Balneário Camboriú, no litoral Norte do Em Marcha para Jesus, Bolsonaro não cita Ribeiro e diz ter exército de 200 mi
26/06/2022 às 14h15 - Por Redação SRzd
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) participou, neste domingo (26), do evento religioso Marcha para Jesus, na cidade de Balneário Camboriú, no litoral Norte do estado de Santa Catarina.
Após passear em carro aberto, discursou para apoiadores: “Não podemos admitir que fiquemos calados enquanto fazem algo de mal para os outros. Sempre tenho falado das quatro linhas da Constituição. Tenho certeza que, se preciso for — e cada vez mais parece que será preciso —, nós tomaremos as decisões que devem ser tomadas. Cada vez mais eu tenho um exército que se aproxima dos 200 milhões de pessoas nos quatro cantos desse Brasil”, calculou.
“Não podemos esperar chegar 2023 ou 2024 e olhar para trás. Temos de nos perguntar: o que não fizemos para chegarmos a essa situação difícil de hoje em dia? Nós somos a maioria. A democracia são vocês. O maior pecado que podemos cometer é o da omissão. Não podemos aceitar passivamente aqueles que querem impor as suas vontades sobre nós. Minha chegada à Brasília tirou da zona de conforto quem queria o mal do nosso país. Eles se uniram. Solapam a nossa democracia. Nos acusam do que verdadeiramente são. Se julgam os donos da verdade. Acham que pode tudo, até mesmo nos escravizar”, disse.
Ao falar por cerca de 20 minutos, Bolsonaro não mencionou o caso envolvendo seu ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, que chegou a ser preso nesta semana.
Um dia depois da prisão, o desembargador Ney Bello, do TRF -1, Tribunal Regional Federal, concedeu liberdade ao ex-ministro, alvo da operação Acesso Pago, da Polícia Federal, suspeito de chefiar um esquema ilegal de liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, vinculado ao MEC.
Logo depois da decisão de liberar Ribeiro, a Polícia Federal divulgou nota informando a abertura de um procedimento interno para apurar “boatos de possível interferência” na operação.
Depois da Marcha, o presidente participou de um almoço com pastores evangélicos, políticos e empresários locais. O retorno para Brasília está previsto para a tarde deste domingo, segundo agenda oficial.
Áudios de Ribeiro
Nesta sexta, a rede Globo divulgou uma conversa de Ribeiro, de 9 de junho, com uma filha. Ele relata que recebeu uma ligação de Jair Bolsonaro em que o presidente da República dizia temer ser atingido pela investigação da Polícia Federal contra o ex-ministro.
“A única coisa meio… hoje o presidente me ligou… ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?”, disse Ribeiro para a filha. O trecho consta da investigação da PF.
Aliados do Planalto temem a possibilidade da existência de novos áudios em que Milton Ribeiro faça outras revelações que comprometam Bolsonaro no vazamento de informações sobre a operação da PF. O senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a abertura de inquérito para investigar possíveis interferências do presidente na Polícia Federal. Randolfe pede que a ação investigue suposta conduta de sigilo e obstrução de Justiça por Bolsonaro.
O advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, afirmou que o presidente não interferiu na Polícia Federal e não tem “nada a ver com essas gravações”. “O que se tem, por ora, é: Milton Ribeiro está usando o nome do presidente de forma indevida, sem autorização. Ele que responda pelos atos dele, ele que se explique”, declarou Wassef.
Leia também:
+ Inflação de junho avança; acumulado de 12 meses é de 12,04%
+ Caso Genivaldo: PRF impõe sigilo de 100 anos em processos
· Leia reportagem completa acessando o link abaixo:
· https://www.srzd.com/brasil/em-marcha-para-jesus-bolsonaro-nao-cita-ribeiro-e-diz-ter-exercito-de-200-mi/
· Até amanhã meus fiéis seguidores.
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário