Camilla, minha sobrinha viaja, amanhã, para Londres. Vai aperfeiçoar seu inglês. Ela é professora! Desejo a ela uma feliz, produtiva e alegre viagem. Que aproveite bem. Estamos rezando por você. Feliz 2017 em Londres.
Na data de hoje é comemorado o:
Aniversario
da cidade de Rio Branco, capital do Acre.
Dia
da Marinha Mercante
Dia
do Salva-Vidas.
A
frase do dia: “A necessidade de condenar Lula cresce na
medida em que ele assume protagonismo nas eleições de 2018” (CARVALHO,
Marco Aurélio jurídico do PT apud Jornal A
Tarde, de 25 de dezembro 2016. Pág. A2).
Em 28 de dezembro de 1990,
editada a Lei Orgânica da Saúde, que criou o Sistema
Único de Saúde. no Brasil.
Em 28 de dezembro
de 1992, o presidente brasileiro Fernando Collor de Mello teve seu impeachment oficializado pela Câmara dos
Deputados, e foi condenado à perda de seus direitos políticos até 2000.
Em
28 de dezembro de 1966, nasceu a atriz brasileira Giulia Gam; nasceu, também,o tenor polaco Piotr Beczala.
Em
28 de dezembro de 1982, nasceu a cantora brasileira Wanessa; nasceu, também, a atriz francesa Jennifer Decker.
Em
28 de dezembro de 1889, morreu a imperatriz consorte do Brasil Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias.
D. Teresa Cristina, c. 1883 (fotografia de Insley Pacheco).
Em
28 de dezembro de 1992, morreu a atriz brasileira Daniella Perez; nasceu, também, o jornalista e escritor brasileiro
Otto Lara Resende.
Li no Jornal A Tarde, de 28 de
dezembro de 2016, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Lava Jato – PF faz operação em gráficas usadas pela chapa Dilma-Temer.
Li no Jornal Folha de S. Paulo, de
28 de dezembro de 2016, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Poder – PF faz busca em gráfica de campanha.
de Temer”. Ação no TSE investiga se em 2014 houve uso de dinheiro público desviado.
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Li no site SRzd, de 28 de
dezembro de 2016, 4ª. feira, a seguinte manchete em “Vem aí transporte
pelas lagoas da Barra, Recreio e Jacarepaguá”.
Fernando Mac Dowell.
foto: Reprodução YouTube
O futuro secretário
municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, disse ao SRzd que
vai tirar do papel o projeto de Transporte Hidroviário que tornará viável o
deslocamento de passageiros pelas lagoas da Barra, Recreio e Jacarepaguá.
Seria mais uma alternativa para desafogar o trânsito rodoviário na zona oeste.
O objetivo é que tudo
seja conectado com o metrô.rtamente o secretário e o prefeito eleito Marcelo
Crivella, que são moradores da Barra e conhecem as peculiaridades do bairro,
terão que enfrentar outro desafio, o da dragagem das lagoas, obra que estava
prevista no caderno de encargos dos Jogos Olímpicos de 2016 e parada por
questões ambientais. Sem ela, embarcações não têm como navegar, devido ao
assoreamento.
A reivindicação deste
tipo de transporte é antiga por parte das associações de moradores. Os líderes
comunitários que conversaram com o SRzd disseram que têm
consciência que o serviço precisa passar por processo de licitação. Embora,
Fernando Mac Dowell tenha nos dito que sua intenção é que os atuais condutores
das balsas, que ele chamou de “pessoal que hoje já está lá” é que deve tocar o
serviço.
Mas já existem grupos
grandes de olho no “negócio”. A gigante imobiliária Carvalho Hosken é uma das
empresas atentas ao projeto por causa da valorização dos seus terrenos. Outra
empresa é a Grove Boats Brazil, que já se pronunciou no passado e demonstrou
publicamente a sua simpatia pela ideia, desde que haja a formalização de uma
Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) por parte da prefeitura.
Ainda na gestão
Eduardo Paes chegou-se a dizer que o ideal seria contar para este transporte
hidroviário com 68 barcas realizando três rotas, com nove linhas, divididas
entre expressas e paradoras (locais), em um sistema similar ao dos BRTs. Três
linhas seriam circulares. Pelo projeto, as embarcações sairiam com intervalos
de cinco minutos e seriam movidas a eletricidade e luz solar.
A ideia de Mac Dowell
seria integrar este sistema com a estação Jardim Oceânico do Metrô.
Não podemos esquecer
que existem outros obstáculos. O Governo Crivella terá que convencer o
Ministério Público Estadual e Federal em relação à dragagem dos canais e
lagoas. Logo será exigido um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), apoiado em
quatro pilares:
1- Dar um basta ao
processo de poluição decorrente do processo desordenado de ocupação da região,
diariamente afetada pelo despejo de esgoto e resíduos sólidos, ação que
depende diretamente dos serviços da CEDAE.
2- Fazer a dragagem
dos canais e lagoas para retirar o lixo e o lodo ativo do fundo, para que a
água do mar volte a entrar nestes corpos hídricos e aumente em 50% a troca
hídrica em relação a atual. Estudos indicam um volume de 5 milhões de metros
cúbicos a serem retirados.
3- Recompor a flora
às margens dos canais e lagoas.
4- Dar correta
destinação ao lodo retirado na dragagem.
Sobre a limpeza
aquática, a construtora Carvalho Hosken ofereceu um terreno em solo, junto à
Pedra da Panela (Baixada de Jacarepaguá), que poderia receber a maior
parte do resíduo retirado da lagoa.
A tecnologia a ser
usada é a mesma adotada na bem-sucedida dragagem da Ilha do Fundão, que inclui
processos para reduzir, inclusive, o mau cheiro decorrente da operação. O lodo
a ser depositado em solo – suficiente para encher sete Maracanãs – será
acondicionado em tubos (bags) de tecido geotêxtil de alta resistência, capazes
de drenar a água e manter apenas o sólido.
Como Fernando Mac
Dowell disse ao SRzd, tudo ainda está na fase de estudos, e, por
isso, ele ainda não tem como adiantar prazos, embora o seu desejo seja
viabilizar isso em 2017.
Estudos preliminares
de entidades independentes dizem que são previstos três meses para a dragagem
do Canal da Joatinga e para a Lagoa de Camorim; sete meses para a Lagoa de
Marapendi, 14 meses para a Lagoa de Jacarepaguá e 21 meses para a Lagoa da
Tijuca.
O fundamental,
garante o futuro secretário de Transportes, é que o projeto é
prioritário.
Leiam esta reportagem completa acessando o link:
http://www.srzd.com/brasil/transporte-hidroviario-fernando-macdowell-barra-crivella/
Até amanhã meus fiéis
seguidores!
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