O Capítulo XLII – O violino – foi publicado hoje, 05-09-21, conforme o acordado com os leitores. No domingo (12-09-21): Porque, Por que? Porquê. Por quê?
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Capítulo XLII
O Violino
Que viagem! Quero aprender a tocar violino sem saber o que é o violino. De que ele é feito. Quem o inventou. Onde se toca mais o violino. Se é fácil ou difícil aprender a tocá-lo. Demora muito para a gente familiarizar-se com ele. Eu toco violão. É uma coisa. O som é diferente. Ele é mais popular. O violino é mais aristocrático, mais solene. Tive que buscar no Google para os meus questionamentos.
O que é o violino? É um instrumento musical. E daí? É um instrumento cordófono, de madeira. O que é um instrumento cordófono? É um instrumento musical de cordas que produz vibrações. São os seguintes principais instrumentos de corda; bandurria; cítara; cítara alemana; cítara de bambu; cítara de tabla; gobichand monocorde; guitarra; harpa; laúd de fondo plano; lira; mandolina; monocórdio; piano; pianola; plectro; rabel; violino.
De que ele é feito? “De madeira. As madeiras tradicionalmente empregadas para a construção do violino são o bordo e o sicômoro para o tampo inferior, as ilhargas e o braço e geralmente abeto para o belly. A variedade de bordo usada é o Ácer Pseudoplatanus e o Ácer Platanoides (https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=de+que+%C3%A9+feito +o+vioino%3F). A construção de um bom violino requer por parte do construtor muita arte, precisão e persistência, pois o instrumento é inteiramente feito à mão. Depois de vários processos de labuta, desde a escolha da madeira ao envernizamento, que podem durar vários meses, o produto final surge e o instrumento passa a emitir o som brilhante e cristalino do violino (http://sonatha.com.br/main.asp?link=noticia&id=3)
Abaixo:
:http://www.osusp.prceu.usp.br/o-violino-da-rua-a-corte/ Publicado em 20 de janeiro de 2021.
Texto por: Alexandra Cunha
Não é segredo para ninguém, que o violino é, dentre todos os instrumentos, um dos mais longevos e populares. Presente na música e na cultura de diversos povos, tais como os judeus, ciganos, irlandeses, russos e os europeus de modo geral, com destaque para Itália, Alemanha e França.
É controverso determinar quem teria feito o primeiro violino, uma vez que ele é derivado de ao menos três outros instrumentos medievais – a viol, a rabec e a lira da braccio, mas é consenso entre os musicólogos que ele surgiu no norte da Itália, no começo do século XVI.
O mais antigo registro iconográfico conhecido é a pintura A Virgem das Laranjas, de Gaudenzio Ferrari datada de 1530, que se encontra na Igreja de São Cristóvão, em Vercelli (60km de Milão), onde se vê um querubim tocando um instrumento, que guarda semelhanças com o violino tal qual conhecemos, exceto pelas três cordas e as curvas exacerbadas, como se houvera sido insuflado por outro anjo. Cinco anos após, Ferrari pintará na cúpula da Basílica Madonna dei Miracoli o afresco intitulado O Concerto dos Anjos e lá está a família completa: violino, viola e cello.
Documentos do mesmo período dão conta da existência de bandas de saltimbancos, músicos, dançarinos e artistas de rua como os Violini Milanese (Violinos de Milão), contratados para se apresentar em Nice em 1538. Esta é a primeira vez que a palavra violino aparece grafada em Italiano, no plural.
Neste ponto, é possível perceber que o violino é uma expressão das ruas, portanto, popular, está em franca expansão e que logo em seguida cairá nas graças da realeza e da aristocracia. E mais importante, está lançada a pedra fundamental sobre a qual se assentará, em grande parte, a história da música clássica ocidental, representada pelos mais de quatro séculos de excelente música escrita para o violino e sua família.
Antes de prosseguirmos nessa odisseia, uma breve digressão: a que se deveu esse sucesso de público e crítica do nosso personagem? Teria sido em razão de sua forma diminuta, facilitando o transporte, uma vez que os músicos precisavam viajar? Ou ainda, pela oferta de matéria prima e liutaios de excelente categoria, espalhados por toda a grande região da Lombardia em cidades como Bréscia, Milão e Cremona?
Bem, talvez estes elementos tenham desempenhado um papel importante, mas analisemos: se a portabilidade fosse fator determinante, o apito seria um “popstar”! Imaginem só, tango para bandoneón e apito: melhor não… Por outro lado, a geografia e o ambiente cultural da Europa Renascentista explicam em grande parte a predileção por esta nova família de instrumentos de corda, uma vez que os liutaios, tradicionalmente, construíam uma grande variedade de instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas, tais como o liuto (que dá nome à profissão), o alaúde, a viola da gamba (preferida até então) e etc.
Então por quê?! Por quê? Indagam com aflição as nobres leitoras e os caros leitores. Sem mais delongas: o som! Ah! Mas que bobagem, isso todo mundo já sabia.
O ano é 1564 e Andrea Amati (1508 – 1577), está entregando parte dos 38 belíssimos instrumentos encomendados quatro anos antes para o Rei Carlos IX, por intermédio de sua mãe Catarina de Médici, rainha regente da corte francesa. Catarina, reconhecida amante e mecenas das artes; já contratara o violinista Piemontês Baldassare di Belgioioso como mestre de danças para entretê-la e ao infante – sim, desde o princípio violinista dança e rebola miúdo para “ganhar o pão” – e em 1560 é a vez do violinista cremonês Girolamo Magarini assumir o entretenimento da corte em caráter permanente. O ano coincide com a encomenda feita a Amati, sugerindo que Magarini tenha recomendado o conterrâneo.
O pouco que sabemos sobre Andrea Amati advém dessa coleção de instrumentos que ele fez para o rei, dos quais alguns exemplares sobrevivem ainda hoje. A façanha de Amati constitui uma enorme mudança de paradigma: de repente, aquele instrumento de raízes populares passa a ser demandado por músicos profissionais e requer, além das virtudes acústicas, que seja um capolavoro (obra prima) à altura da realeza.
Não só as expectativas foram plenamente satisfeitas, como, para além da maestria com que foram construídos, esses exemplares apresentam todas as marcas registradas do violino como conhecemos e, por isso, Andrea Amati é considerado o inventor do violino “moderno”. As aspas se devem à ironia da palavra modernidade empregada quando falamos desses instrumentos passados mais de quatro séculos. Especialmente notável se lembrarmos que o arco só atingiu esse status dois séculos depois.
Antes que os mais atentos questionem a coerência dessa alegada paternidade, em aparente contradição com o descrito no segundo parágrafo, reforço que o tema permanece controverso, mas que a escolha recaiu sobre Amati, porque sua arte, continuada e refinada por seus dois filhos, Antonio e Girolamo, cada qual mestre por méritos próprio, inaugurou a tradição de Cremona como a Meca da liuteria mundial.
Coube a Nicolò Amati (1596 – 1684), o sexto filho de Girolamo, e o mais talentoso dos Amati, dar continuidade à tradição familiar. Eis que em 1630, Nicolò perde o pai, a mãe e duas irmãs para a peste que assola a Europa, seguida de fome e tempos duros, e se vê incapaz de dar conta sozinho do volume crescente de encomendas. Seu tio Antonio abrira sua própria bottega (oficina) especializada em liutos; logo, Nicolò se vê obrigado a contar com ajuda de aprendizes como Andrea Guarnieri e Giacomo Gennaro. Indiretamente, por falta de evidência documental que comprove a relação mestre/aprendiz, exerce influência decisiva no estilo inicial de Francesco Rugeri, Jacob Stainer, Giovanni Battista Rogeri e Antonio Stradivari; integrantes da geração seguinte de grandes Maestros Liutaios que ajudaram a consolidar a fama e a tradição dos violinos italianos.
Antonio Stradivari (1644 – 1737) é considerado o maior construtor de violino de todos os tempos, tendo produzido, com ajuda dos filhos Francesco e Omobono, quase mil instrumentos entre violinos, violas e cellos, dos quais 650 ainda sobrevivem. Em sua longa e profícua carreira, 71 anos de trabalho, Stradivari experimentou e testou, materiais, formatos e vernizes diversos, obstinadamente, em busca da perfeição. A preferência de 6 em cada 10 solistas e colecionadores (muito ricos), tanto pela qualidade sonora inigualável quanto pela beleza de seus instrumentos, ajudou a construir o mito em torno de seu nome. Depois de séculos de especulação mágica, a ciência decidiu usar tecnologia de ponta para desvendar o mistério de Strad. O que se descobriu é que não há truque, ele simplesmente trabalhou com tal nível de maestria, que, valendo-se de conceitos como a proporção áurea, a sequência de Fibonacci e a simetria, deixaria seu compatriota Leonardo da Vinci orgulhoso.
Sobre o outro gênio do renascimento italiano, Michelangelo, conta-se uma anedota que, tendo ou não suporte na realidade, descreve com precisão a obra de Stradivari. Perguntado sobre como era possível, a partir de um bloco de mármore bruto, esculpir o busto de um cavalo que parecia ter vida, Michelangelo teria respondido: “eu olho pra pedra e vou removendo tudo o que não é cavalo! ”
Assim, como nas fugas de Bach ou nas Sinfonias de Mozart, não sobra nem falta nada, as 70 partes (72 se tampo e fundo forem divididos ao meio) que compõem o violino encontram em Stradivari sua síntese máxima!
Nosso próximo e último personagem, Bartolomeo Giuseppe Guarnieri (1698 – 1744), mais conhecido como Guarnieri “del Gesú”, é o único capaz de rivalizar com Stradivari em termos de complexidade tonal e potência, na preferência dos solistas. A diferença na trajetória e visão dos dois mestres pode ser resumida assim: Strad é Apolíneo, virtuoso, o som é cristalino e evoca os céus. Enquanto Guarnieri, Dionisíaco, abre mão dos detalhes. De fato, alguns de seus instrumentos são bastante assimétricos, em favor de uma busca incessante por um som poderoso, com graves e profundidade insuperáveis, inspirado nos Brescianos, de aparência mais rústica, portanto mais humanos e telúricos.
Agora, sim, tenho uma visão geral do violino. Vou pesquisar mais. Hoje, não. Cansei com tanta informação. Vou primeiro assimilar isso. Mas, estou cada vez mais empolgado!
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Capítulo XLIII
Porque, Por que? Porquê. Por quê?
O que se comemora hoje:
Fundação das Cidades de Vitoria e São Luís.
Andorra
- Dia da independência (1278).
Macedónia
- Independência da Macedónia (1991).
Portugal
- Natividade de Nossa Senhora:
- Feriado Municipal no concelho de Lagoa — Nossa Senhora da Luz.
- Feriado Municipal no concelho de Lamego — Nossa Senhora dos Remédios.
- Feriado Municipal no concelho de Mangualde — Nossa Senhora do Castelo.
- Feriado Municipal no concelho de Marco de Canaveses — Nossa Senhora do Castelinho.
- Feriado Municipal no concelho de Marvão — Nossa Senhora da Estrela.
- Feriado Municipal no concelho de Montemor-o-Velho — Nossa Senhora da Vitória.
- Feriado Municipal no concelho de Murtosa — Nossa Senhora da Natividade.
- Feriado Municipal no concelho de Nazaré — Nossa Senhora das Areias (ou da Nazaré).
- Feriado Municipal no concelho de Odemira — Nossa Senhora da Piedade.
- Feriado Municipal no concelho de Ourique — Nossa Senhora da Cola.
- Feriado Municipal no concelho de Sabrosa — Nossa Senhora do Rosário.
- Feriado Municipal no concelho de Ponta do Sol (Madeira) — Nossa Senhora da Luz.
Brasil
- Feriados
- Feriado local na cidade de Umirim - Ceará, Festa de Nossa Senhora da Natividade.
- Feriado local na cidade de Juazeiro - Bahia - Dia da Padroeira Nossa Senhora das Grotas
- Feriado local na cidade de Estância Velha - Rio Grande do Sul - Aniversário de Emancipação da cidade (1959)
- Feriado local na cidade de Dom Pedro - Maranhão - Festa da Padroeira - Nossa Senhora de Nazaré
- Feriado local na cidade de Bilac — São Paulo, Festa da Natividade de Nossa Senhora.
- Feriado local na cidade de São Luís — Maranhão — Aniversário da cidade.
- Feriado local na cidade de Bom Sucesso (Minas Gerais).
- Feriado local na cidade de Curitiba — Paraná, dia da padroeira, Nossa Senhora da Luz.
- Feriado local na Cidades de Descalvado — Mogi Guaçu São Paulo.
- Feriado local na cidade de Mafra (Santa Catarina) — Santa Catarina.
- Feriado local na cidade de Morretes — Paraná.
- Feriado local na cidade de Lagarto (Sergipe).
- Feriado local na cidade de Saúde — Bahia.
- Feriado Municipal da capital Vitória - Espírito Santo — Aniversário de fundação da cidade (1551)
- Feriado Municipal de Caculé — Bahia — Dia do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus.
- Feriado municipal da Padroeira Nsa. Sra. do Belém - Itatiba — São Paulo.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora das Brotas — Lindóia — São Paulo.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora das Brotas — Tabuleiro do Norte — Ceará
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré — Saquarema — Rio de Janeiro.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora da Vitória — Santa Maria da Vitória — Bahia.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora da Penha — Serra Talhada — Pernambuco.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat — Santos — São Paulo.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat — Salto (São Paulo).
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios — Sousa — Paraíba.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora Mãe da Divina Graça (Nossa Senhora da Graça) em Parnaíba — Piauí.
- Feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora da Boa Esperança em Esperantina — Piauí
- Feriado na cidade de Porto Seguro — Bahia, dia da padroeira - Nossa Senhora da Pena.
- Feriado na cidade de Buritis (Minas Gerais) — Minas Gerais, dia da padroeira - Nossa Senhora da Pena.
- Feriado municipal, dia da padroeira, Nossa Senhora da Graça — São Francisco do Sul — Santa Catarina
- Feriado municipal, dia da padroeira, Nossa Senhora da Penha — Itapira — São Paulo
- Feriado municipal, dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade - Lagoa Formosa — Minas Gerais
- Feriado Local nas cidades de: Santos, Cotia e Salto — cidades do Estado de São Paulo (estado) — Brasil.
- Dia de Nossa Senhora da Penha de França - Padroeira da cidade de São Paulo e da cidade de Itapira-SP
- Padroeira do Estado do Tocantins Nossa Senhora da Natividade — Tocantins
- 1910 — Fundação da cidade de Mirassol — São Paulo.
- 1959 — Fundação da cidade de Estância Velha — Rio Grande do Sul.
- 1560 — Fundação da cidade de Itaquaquecetuba — São Paulo.
- 1551 — Fundação da cidade de Vitória — Espírito Santo.
- 1612 — Fundação da cidade de São Luis — Maranhão.
- 1736 — Fundação do município de Bom Sucesso (Minas Gerais) — Minas Gerais.
- 1907 — Fundação do município de Exu (Pernambuco).
O que eu comi hoje:
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08-09-21 (4ª. feira) 58kg800 _____________ Pressão: 12 x 9
Desjejum (8h30): mamão, café com leite, macaxeira com requeijão e tapioca.
Almoço (12h00): salada mista (frutas, legumes e verduras); abobrinha e berinjela; arroz; feijão e frango cozido.
Lanche (16h00): chocolate em barra.
Jantar (19h30): frutas com iogurte.
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A frase do dia: “Crocodilo” (PRÍNCIPE HARRY, revelando a primeira palavra (“quatro sílabas” dito pelo filhinho, Archie, de 1 ano e meio. Na mesma entrevista, afirmou que deixou as funções reais porque “sua saúde mental estava sendo destruída” apud Revista Veja, de 10 de março de 2021, Veja essa! Pág. 17),
Em 08 de setembro de 1991, a República da Macedônia se tornou independente.
Em 08 de setembro de 1988, nasceu o ator brasileiro Cássio Ramos.
Em 08 de setembro de 2014, morreu o ator e humorista brasileiro Marcos Plonka.
Li no Jornal A Tarde, de 08 de setembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa:“7 de setembro – Bolsonaro prega desobediência diante de multidões”. Presidente reúne número considerável de apoiadores, em Brasília e em São Paulo, ataca ministros do STF e diz que não acatará decisões judiciais.
Li no Jornal Diário do Nordeste, de 08 de setembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Crise – Projeto prevê demissão para servidor não vacinado”.
Li no Jornal Folha de São Paulo, de 08 de setembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Crise – Bolsonaro ameaça STF de golpe, e pressão por impeachment cresce”. Presidente discursa a dezenas de milhares de apoiadores que só deixa o cargo morto e prega desobediência a Moraes.
Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 08 de setembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Crise – Bolsonaro prega desobediência ao STF de golpe, e partidos debatem impeachment”. Luiz Fux faz pronunciamento hoje em resposta a ameaças do presidente; Alexandre de Moraes é principal alvo de ataques; Senado cancela sessões; PSDB, PSD, Solidariedade e MDB discutem pedido de impedimento; Oposição também provoca atos.
Li na Revista Veja, de 02 de agosto de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Sob nova direção – A ascensão de Ciro Nogueira ao posto de “primeiro-ministro” representa a maior inflexão até hoje nos métodos, na imagem e, principalmente, na estratégia eleitoral do governo Bolsonaro”.
Li no site SRzd, de 08 de setembro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Após liberação de público nos estádios do Rio, CBF fará reunião extraordinária”
08/09/2021 às 13h51 - Por Redação SRzd
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará nesta quarta-feira (8) uma reunião extraordinária do Conselho Técnico que debaterá, entre outros assuntos, o retorno de público nos estádios em competições nacionais.
O encontro vai acontecer após a Prefeitura do Rio de Janeiro liberar, de forma gradativa, a presença da torcida a partir do dia 15 de setembro, quando o Maracanã terá Flamengo e Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Apesar da liberação efetuada pela prefeitura, em princípio, os clubes precisam aprovar o retorno de público por meio de conselhos técnicos organizados pela entidade máxima do futebol.
Além disso, este confronto em 15 de setembro é válido pela Copa do Brasil, competição de formato mata-mata, neste caso, o protocolo da CBF não permitiria a reabertura dos portões para o público, tendo em vista que o jogo de ida, que aconteceu no mês passado em Porto Alegre, o mandante não pôde contar com torcedores. Estas questões serão debatidas no Conselho Técnico da CBF.
Ainda sobre a decisão da prefeitura, ficou definido que três eventos-teste serão realizados na cidade e cada um contará com aumento de público gradualmente. Flamengo e Grêmio (Copa do Brasil – 15/09) poderá contar com 35% da capacidade do estádio. Em 19 de setembro, teremos Flamengo e Grêmio pelo Campeonato Brasileiro e neste confronto será permitido a presença de 40% da acomodação. E no terceiro evento-teste, Flamengo e Barcelona de Guayaquil (Libertadores), teremos a possibilidade de 50% de torcida no interior do estádio, em 22 de setembro. Todos os três duelos serão disputados no Maracanã.
Para que os torcedores possam entrar no estádio, eles terão que se cadastrar em um sistema online, onde deverão inserir o comprovante de vacinação e teste RT-PCR ou antígeno para covid-19 com até 48 horas de antecedência do jogo, em laboratório credenciado pelo Flamengo. Somente se o exame der negativo, a compra poderá ser efetuada.
Durante a partida, os torcedores deverão manter distanciamento social de 1 metro em planos de assentos disponíveis, além de fazer o uso de máscaras. A Secretaria Municipal de Saúde ainda fará o acompanhamento dos espectadores por 15 dias após o jogo, a partir dos dados informados pelo laboratório.
A Prefeitura ainda diz que “o planejamento e monitoramento operacional nas proximidades e entrada do estádio no dia dos jogos, bem como a comunicação aos torcedores quanto à necessidade de cumprimento a códigos de conduta sanitária, serão de competência do organizador.”
* Com informações da Agência Brasil
Leiam essa reportagem completa, acessando o link abaixo:
https://www.srzd.com/geral/apos-liberacao-publico-estadios-rio-cbf-reuniao-extraordinaria/
Até amanhã meus fiéis seguidores.
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