quinta-feira, 21 de novembro de 2013

20 de novembro de 2013 (4a. feira)


              Fui à Academia de manhã e ao Pilates à noite. No Pilates tive uma forte crise de tontura e que continuou a noite toda, embora não tão forte. Eu queria ir buscar meu resultado de exame, mas estava tão molinha que deixei para amanhã. O que eu sei que hoje é o Dia da Consciência Negra. Salvador é a capital mais negra do país. Por que aqui não é feriado? A branca Curitiba e a branca São Paulo comemoram este dia.

 

             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica A Grande Família:

 

A GRANDE FAMÍLIA


        

          A mãe da mamãe – a Vó Luzia – tinha lindos olhos azuis. Lá moravam com ela meu avô José Nolasco – cafuzo –, o tio José Nolasco (também de olhos azuis), um gato, um cachorro, passarinhos, um touro, um bezerro, 2 cavalos, um marreco, um bode, uma cabra e um carneiro. Haviam outros animais que não faziam parte da “família”.

 

         O gato e o cachorro tinham trânsito livre pela cozinha da casa. O touro e o bezerro transitavam também pela cozinha. Iam buscar a mamadeira. O touro fora para lá ainda “bebê”. Já não estava na idade de tomar mamadeira, mas ia. Minha avó falava assim “Não me aperreie. Vá, se vá embora! Xô!  ...”. O bezerro perdera a mãe no parto. E era tratado com todo o carinho.

 

         Era numa garrafa de Calcigenol, de mais ou menos 500ml, com uma chupeta, que minha avó oferecia o leite ao bezerrinho. Logo de manhã, bem cedo, ela punha a mesa para o meu avô, bem disposta, com os talheres arrumados corretamente, com uma grande travessa de coalhada fresca e pura – uma delícia! E aí ela ia servir os animais. Jogava o milho para as galinhas. Vinham todas cacarejando e era uma beleza ver o apetite delas.

 

         O mais interessante era ver a alegria dos animais na hora da ‘refeição deles’. Se minha avó se demorava um pouquinho lá iam eles – literalmente – para a cozinha. E diga-se de passagem que a casa da minha avó era limpíssima. Eu me lembro dela tagarelando, esbravejando, resmungando, murmurando palavras de braveza e carinho com os animais.

 

         Eu me lembro dela lavando os pratos numa grande bacia, no quintal perto da cozinha. Faziam parte também da ‘grande família’ Lucier e Laíse. Eram os filhos da tia Lucila, louríssimos, de olhos azuis, cabelos clarinhos. Os da Laíse tinham uns cachinhos que minha avó fazia que ficavam lindos.   

 

         São lembranças simples da minha infância.

 

         Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

A frase do dia: “Abençoado é o homem que nada espera, pois ele nunca se decepcionará” (POPE, Alexander, poeta britânico).

 

 

20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto no Quilombo doa Palmares pelas tropas do bandeirante Domingo Jorge Velho. Em 20 de novembro de 1971, parte do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, desabou matando 48 pessoas. Em 20 de novembro de 1925, nasceu o político americano Robert Kennedy. Em 20 de novembro 1949, nasceu o ator brasileiro Luís Fernando Guimarães. Em 20 de novembro de 2067, morreu o escritor brasileiro João Guimarães Rosa. Em 20 de novembro de 1695, morreu Zumbi dos Palmares. Hoje é comemorado o Dia da Consciência Negra, Dia do Biomédico e Dia Universal da Criança.

 

 

Quem foi Zumbi dos Palmares? Zumbi nasceu na Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, atual União dos Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Morreu em 20 de novembro de 1695. Foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.

 Antônio Parreiras - Zumbi 2.jpg


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 20 de novembro de 2013, 4a. feira: “Saúde – Centro Oncológico Infantojuvenil é inaugurado em Feira”. A sexta unidade do estado para tratamento de câncer em crianças e adolescentes atenderá pacientes de 0 a 15 anos.

 

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 20 de novembro de 2013, 4a. feira: “Barreiras – Pais denunciam creche-escola por maus-tratos a gsrotos de 2 anos”. Criança de 2 anos e 6 meses seria amarrada e colocada num quarto escuro, das 14 às 16 horas. Os pais pagavam uma mensalidade de R$ 460,00 mensais.

 

Li no Jornal A Tarde, de 20 de novembro de 2013, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Trânsito – Prefeitura suspende as faixas exclusivas”. Pistas para ônibus travam a cidade e serão reavaliadas no futuro. O superintendente da Transalvador decidiu suspender o funcionamento das faixas exclusivas para ônibus após os coletivos travarem importantes avenidas e a orla.

 

 Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário