quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

23 de dezembro de 2020 (quarta-feira)

 

Hoje, mais um capítulo do livro Rito Ovídio. Domingo, dia 27 vamos publicar o Capítulo VI

Capítulo V

Causas da solidão

 

         As causas são as mais variadas e às vezes é difícil descobrir quais são elas, porque não é só uma. São muitas. É preciso saber o grau da maturidade e da sensibilidade da criança. Pode ser a falta de uma outra criança para preencher a sua vida. Sara até conversou com Reginaldo a viabilidade de ter mais um filho. Isso agravaria ou resolveria o problema? Depende. Reginaldo expôs na mesa todos os prós e contras em ter mais um filho: como fatores adversos citou o problema financeiro porque o custo de ter um filho é muito alto, como educação (escola); saúde (planos de saúde); vestuário, produtos de higiene (fraldas são muito caras) ... alimentação (por ser diferenciada é um custo adicional) e por aí vai. Tambem o problema de que eles não são mais jovens. Precisa ter muita saúde e disposição para acompanhar uma criança. E Rito poderia rejeitar o irmãozinho que chegaria em breve.

         A falta de autoestima e a timidez. A timidez, às vezes, é tão intensa que eles sentem vergonha de estar perto de adultos. Sentem-se constrangidos só pelo fato de estarem presentes. A dificuldade em se relacionar com seus pares acrescenta mais razões para o isolamento social e a solidão. “Quanto mais elevados são os níveis de solidão experienciados pelos jovens, menor é a valorização do seu autoconceito. Consideram-se pertinentes os resultados encontrados, não excluindo a importância de serem aprofundados e explorados em estudos futuros” (Souza, Ana Maria in A experiência da solidão na adolescência e o autoconceito, 2314).

         Será que ele estaria sofrendo bullying ou um isolamento por exclusão do grupo em que ele participava? Essas coisas estavam sendo ativamente observadas, conforme sugestão da psicóloga. Outra coisa que começou a preocupar Sara era quando ele trancava seu quarto e ficava 4 ou 5 horas fechado. Passou até a não comer mais. Reginaldo sugeriu a coocar uma câmera para ver o que acontecia no quarto.

 

O que é comemorado hoje: 

Dia do Vizinho.

 

Aniversário do município brasileiro de Salgueiro, Pernambuco.

Dia do Vizinho

 

O que eu comi:

23-12-23 (4a. feira)    59kg950             _____              Pressão: 23 x 8

__________________________________________________________________====

Desjejum (8h30); Almoço (12h30); Lanche (17h00) e Jantar (19h00)

Desjejum: mamão; café com leite; tapioca e panetone.

Almoço: salada mista; peixe cozido; arroz e feijão.

Sobremesa: goiabada com queijo Romeu e Julieta).  

Lanche:iogurte grego

Jantar:

 

A frase do dia: “É melhor fritar hambúrgueres na América do que desfrutar a estabilidade pseudoconfuciana” (GRYZINSKI, Vilma apud Revista Veja, de 14 de outubro de 2020, in reportagem Morar nos EUA ou na China”. Pág. 61).

VEJA on Twitter: "Coluna da Vilma Gryzinski: O que faz uma mulher ser  mulher? https://t.co/sgV8XB7PBA… "

Em 23 de dezembro de 1990, história da Eslovênia: em um referendo, 88,5% do eleitorado geral da Eslovênia votaram pela independência da Iugoslávia.

 Referendo aprova independência da Eslovênia – efemérides do éfemello

Em 23 de dezembro de 1970, nasceu o jornalista brasileiro Cesar Tralli.

 César Tralli leva 'quentinha' para a 'firma' e agita a web | OFuxico

Em 23 de dezembro de 2013, morreu o radialista brasileiro José Luís Menegatti.

 Morre José Luiz Menegatti – Radioamantes

 

Li no Jornal A Tarde, de 23 de dezembro de 2020, 4a. feira, a seguinte manchete em capa“Pandemia – Bahia cria medidas para enfrentar 2ª. onda de Covid-19”. Risco de agravamento de casos após festas de fim de ano faz a prefeitura abrir novos leitos e o estado a lançar campanha de alerta à população.  

 Capa do jornal A Tarde 23/12/2020

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 23 de dezembro de 2020, 4a. feira, a seguinte manchete em capa: “Segurança – PMs investigados por venda ilegal de armas”. Polícia Federal investiga PMs cearenses por suspeita de revenda ilegal de armas de fogo e munições.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 23 de dezembro de 2020, 4a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – SP terá fase vermelha contra Covid no Natal e no Ano Novo”. Apenas serviços essenciais, como saúde e supermercado, abrirão; cidades do litoral discutem ações,

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 23/12/2020

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 23 de dezembro de 2020, 4a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – SP vai para fase vermelha nas festas; litoral quer maior rigor”. Estado vai autorizar somente serviços essenciais nos dias 25, 26 e 27, 1º. 2 e 3. Baixada deve ter mais medidas.

 Capa do jornal Estadão 23/12/2020

Li no site SRzd, de 23 de dezembro de 2020, 4a. feira, a seguinte manchete em capa: Desemprego atinge 14,2% em novembro e bate novo recorde em meio à pandemia”.

 

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário