segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

15 de fevereiro de 2020 (segunda-feira)

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, só no domingo, dia 21 de fevereiro de 2021, estaremos publicando o Capítulo XIV: “Rito não era mais o mesmo”.

 

Capítulo XIII

E era

Passados 6 meses, do primeiro exame PCR que ele fez, teve que fazer outro. Os sintomas realmente existiam. Era uma respiração difícil, espirrava demais, fungava muito e corizava bastante. Infelizmente, estava tudo muito intenso. Só restava a ele fazer o exame para ter certeza se estava ou não com Covid.

 

Foi fazer o exame. Neste dia não foi à aula. O resultado seria daqui a dois dias. Ele até tentou ir à escola. Lá eles não deixaram ficar. Por mais que ele argumentasse que estava bem e que teria prova naquele dia não o deixaram entrar. Ficou bastante abatido com essa recusa.

 

Por um lado, a escola estava certíssima em aguardar o resultado do teste PCR. Não deu outra coisa. Resultado: POSITIVO. Ele chorou muito. Por que logo com ele? Não era grupo de risco. Tão jovem, ainda com 15 anos! Não frequentava festas, não ia a baladas. Não falara com ninguém contaminado. Será que pegou na escola? Na padaria? No supermercado? Não saberia dizer.

 

O mais provável teria sido na escola. Ele soube que 4 colegas haviam se infeccionado também. Mas como? Todos usavam máscara. Só 30% do total de alunos estava frequentando a escola. As carteiras ficavam ligeiramente separadas. Tinha álcool em gel ou a 70% sobre cada carteira. Que bichinho mais inoportuno. E ele, Rito Ovídio, iria morrer? Não perdera nem o olfato, nem o paladar e nem o apetite. Continuou se alimentando bem.

 

Depois do susto, passados uns 4 ou 5 dias fez um novo exame. Os espirros se acalmaram. Parou de corizar. A respiração voltou ao normal. Não fungava mais. Para alívio geral, o resultado foi NEGATIVO. Ele fizera o teste da Covid numa segunda-feira. O resultado saiu logo na quarta, mas o médico o aconselhou a voltar na semana seguinte.

 

Sua volta foi triunfal. Imagina a algazarra que os meninos fizeram! Porém, ele notou que alguns ficavam meio distantes dele e que faltavam 3 outros colegas (que ainda continuavam doentes)

 

Perguntaram o que ele sentiu naqueles dias: dores, cansaço, mal-estar; se sentiu falta da escola, dos colegas, medo de morrer ,,, queriam saber tudo! Depois foi um silêncio de pedra. Todos pareciam um pouco preocupados.

 

***

O que é comemorado hoje: 

Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância

 Resultado de imagem para Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância

 

Aniversário da minha nora Fernanda Pedroso de Rezende Magalhães. Ela é cabeleireira e mora em Winnipeg, no Canadá.

Aniversário da cidade de São João do Triunfo São Miguel do Oeste, Santa Catarina.

Dia de São Claudio de La Colombière.

Dia de São Faustino e São Teotônio – santos Católicos, Cristianismo.

Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância, Brasil.

Fim da noite polar em cidades como Longyearbyen e Spitsbergen.

Início da primeira legislatura do ano no Congresso Nacional brasileiro.

Na Roma Antiga, era o segundo dos três dias das Lupercais, festival de fertilidade em homenagem ao deus selvagem e sensual Fauno, também conhecido como Lupercus (Lupércio).

Segunda-Feira de Carnaval.

 

15-02-21 (2a. feira)                           58kg800                  Pressão: 13 x 8

Desjejum (8h00); Almoço (12h30); Lanche (16h30) e Jantar (18h00)

Desjejum: mamão; café com leite; batata-doce; pão de queijo e tapioca.  

Almoço: salada mista, macarrão à bolonhesa.  

Sobremesa: frutas com iogurte grego.

Lanche: suco de maracujá e bolacha mil-folhas; chocolate branco.

Jantar: sopa de macarrão e feijão.

.

 

A frase do dia: “Aqui a pessoa acorda de manhã sem saber que trecho da Constituição está vigorando” (FEUERWERKER, Alon, articulista apud Revista Veja, Esperteza que Engole e o Dono, de 9 de setembro de 2020. Pág. 41)

Resultado de imagem para alon feuerwerker                                        

Em 15 de fevereiro de 2013, ondas de um meteoro deixaram cerca de 1.200 pessoas feridas no sul da região dos Urais

 Resultado de imagem para 2013, ondas de um meteoro deixaram cerca de 1.200 pessoas feridas no sul da região dos Urais

Em 15 de fevereiro de 1997, nasceu o cantor e compositor brasileiro André Luiz Frambach.

 Resultado de imagem para cantor e compositor brasileiro André Luiz Frambach.

Em 15 de fevereiro de 2010, morreu o jornalista brasileiro Murilo Antunes Alves.

 Resultado de imagem para jornalista brasileiro Murilo Antunes Alves.

Li no Jornal A Tarde, de 15 de fevereiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Educação – Escolas anunciam volta após decisão judicial”. Estabelecimentos particulares já chamam alunos e Estado recorre para barrar retorno.

 Capa do jornal A Tarde 15/02/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 15 de fevereiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa“Transtornos mentais – Doenças mentais: pedidos sobem 27% no Ceará”. Depressão e ansiedade ultrapassam transtornos por uso de drogas em demandas por auxílio do INSS. Em 2016, 2017 e 2018, transtornos mentais por uso de drogas eram a demanda mais frequente entre os pedidos por auxílio ao INSS. Nos anos seguintes, episódios depressivos e de ansiedade tornaram-se mais comuns, inclusive durante a pandemia.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 15 de fevereiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Política – Briga de Bolsonaro e Doria prejudica oito projetos em São Paulo”. Obras pendentes de ajuda federal demandam R$ 5,9 bi em investimentos; e governo paulista vê interferência.

 vv

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 15 de fevereiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa “Espaços corporativos – Home office deixa um em cada cinco escritórios sem inquilino”. Após onda de devoluções durante a pandemia, total de espaços corporativos disponíveis em SP aumenta 50%.  

Capa do jornal Estadão 15/02/2021

Li no site SRZD, de 15 de fevereiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa:  “Lewandowski autoriza diligências da PF em investigação sobre Pazuello”.

15/02/2021 às 18h21 - Por Redação SRzd

 

Eduardo Pazuello. Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou nesta segunda-feira (15), o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Polícia Federal faça as diligências contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O inquérito investiga a suposta omissão do ministro na crise de saúde pública de Manaus, em que pacientes de Covid-19 chegaram a morrer em janeiro deste ano por falta de oxigênio nos hospitais.

Lewandowski deu aval para depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e de Secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus; acesso a e-mails; informações sobre fornecimento e transporte de oxigênio; informações sobre gastos com distribuição de medicamentos para tratamento precoce e que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19.

A PF está responsável pelas diligências do caso desde janeiro. Uma das providências feitas até agora foi o depoimento de Pazuello, feito no dia 4 de fevereiro, onde deu sua versão em relação à crise sanitária no estado amazonense.

 

Leiam esta reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/lewandowski-autoriza-diligencias-da-pf-em-investigacao-sobre-pazuello/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

À Á à á é É Éí í Í Í c ç ó Ó ú?

 À Á à às é É í Í ó ? É ú2a. feira

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário