terça-feira, 28 de setembro de 2021

28 de setembro de 2021 (terça-feira)

AO Capítulo XLV– Vacina – foi publicado ontem (26-09-21), conforme o acordado com os leitores. No próximo 3ª. feira (03-10-21), publicaremos mais um capítulo sobre outro assunto (Capítulo XLVI)

***

                                               Capítulo XLV

 

Vacina

 

         Rito amanheceu preocupado. Não que ele não quisesse tomar a vacina. Mas, quando o Ministério da Saúde indicou que as prefeituras poderiam começar a vacinar jovens de 17 a 12 anos, ele sentiu que estava na hora da picada da agulha em seu braço. Será que seria mesmo necessária essa vacina?

         Ele se levantou num pé só. Será que tinha fila? Seria muito grande? Ele teria de ficar lá por muito tempo? E a picada da agulha em seu braço seria muito dolorida?” Ficou com essas questões em sua cabeça. Foi ficando preocupado, preocupado... perguntou à sus mãe se ela iria com ele. Seria ‘pagar mico’ ir com a mãe? Claro que não. Ele já estava com 14 anos e meio!

         Tomou café da manhã: 1 tijelinha com mamão, 1 pedacinho de abacate com mel, aveia e granola, 1 xicara média com café (2/3 da xícara com café forte e 1/3 com leite e 3 gotas de adoçante), Sara ensinou a seu filho tomar sem açúcar, mas poderia tomar o café com adoçante. Claro que ele preferia usar 3 colheres de açúcar demerara ou açúcar mascavo em vez de adoçante. Tudo com tapioca e macaxeira com requeijão cremoso.

         Falou com a mãe: “estou pronto, vamos?”. Ela olhou para ele; “você vai de calça comprida e sapato fechado. Está muito calor. Claro que seria elegante ir assim formal. Você é um adolescente. Vá de bermuda confortável: aquela branca é muito boa. Fica bem em você. Agora tira esses sapatos. Vá de havaianas”.

         Foram assim todo serelepe para tomar a vacina. Lá chegando viu uma fila que serpenteava por todo o quarteirão. Será que toda gente estava agendada para aquela quarta-feira? Viu muitos colegas seu. Ao invés de estarem tagarelando como sói acontecer com os jovens, estavam todos calmos. Porém, a fila – apesar de comprida, – andava célere. Foi bom isso.

         Era perto do meio-dia quando ele chegou na sala de vacinação. Ele pensou “hora H”. A enfermeira perguntou “é nesse braço mesmo?” Será que fazia diferença? Ele foi pra casa com outra preocupação na possível reação. Sara afirmou “não vai cair o braço. Pode ir para a escola hoje. se der alguma reação será à noite; uma febrezinha, uma dor leve no braço. Nada que uma dipirona não resolva.

                                            Capítulo XLVI

                                                       ***

 O que se comemora hoje:

Dia Nacional da Liberdade de Expressão

DALVA DAY: * 2017 - Dia Nacional da Liberdade de expressão

Aniversário da Cidade de Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul.

Aniversário da cidade de Camaçari, Bahia.

Aniversário da cidade de Campo Belo, Minas Gerais.

Aniversário da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre.

Aniversário da cidade de Esperantina, Piauí.

Aniversário da cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.

Aniversário da cidade de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais.

Dia da Lei do Ventre Livre (1871).

Dia da Lei dos Sexagenários (1875).

Dia da Mãe Preta.

Dia de São Venceslau, Cristianismo.

Dia do Hidrógrafo.

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação.

Dia Mundial Contra a Raiva, desde 2007.

Dia Nacional da Liberdade de Expressão.

 

O que eu comi hoje:

___________________________________________________________________

28-09-2021 (3ª. feira)       58kg900             _____________ Pressão: 12 x 9

Desjejum (8h00): mamão; café com leite; macaxeira e tapioca.

Almoço (12h00): abacaxi; arroz integral; feijão e peixe.

Sobremesa: rapadura.

Jantar (19h00): chá mate, tapioca e queijo.

____________________________________________________________

A frase do dia: “A maioria das pessoas que votaram em Bolsonaro não defende tortura, não acredita que a Terra é plana, não é negacionista. Estava apenas de saco cheio com o sistema político” (BOULOS, Guilherme em entrevista nas, com Edoardo Ghiroto e José Benedito da Silva apud Revista Veja, de 26 de maio de 2021, Páginas Amarelas! Pág. 11).

 

 O fenômeno Guilherme Boulos | Exame

Edoardo Ghirotto, Autor em Metrópoles80+ profils pour “Jose Benedito Silva” | LinkedIn

Em 28 de setembro de 2018, o sismo em Celebes de 7,5 Mw, provocou um grande tsunami, e deixou 4 340 mortos e 10 679 feridos.

 A NASA alertou que um grande tsunami vai atingir o Brasil?

Em 28 de setembro de 1991, nasceu a modelo brasileira Mayra Dias.

 Natural de Itacoatiara, amazonense Mayra Dias é coroada Miss Brasil 2018 |  Entretenimento | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus

Em 28 de setembro de 2018, morreu o ator e modelo brasileiro Leonardo Machado.

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 28 de setembro de 2021, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “O que o NE perde com a redução de incentivos”.  

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 28 de setembro de 2021, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Combustíveis – Petrobras contradiz Bolsonaro e afirma que preço deve subir”. Presidente disse horas antes buscar meio de reduzir preço de combustível, que não é tão ‘ruim que não possa piorar’.  

 

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 28 de setembro de 2021, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Vacina – Passaporte da vacina já é exigido em pelo menos 249 cidades”. Levantamento é da Confederação dos Municípios; Bolsonaro critica.

 

Li no site SRZD de 28 de setembro de 2021, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa:CPI: Advogada de Médicos faz graves denúncias contra a Prevent; Empresa Nega Acusações”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário