domingo, 3 de abril de 2022

03 de abril de 2022 (domingo)

Dia 27 de março de 2022, domingo, publiquei o sexto capítulo de Sombras. O 7º. Capítulo será publicado amanhã.

 

CAPÍTULO VII

SOLIDEZ MACROECONÔMICA DA ECONOMIA BRASILEIRA

 

Nem tudo é perfeito. A economia brasileira vinha trilhando um caminho acertado em que o mercado internacional já estava habituado a interagir. Era um período de crescimento sólido, em 2010; o Brasil havia afastado a crise gradativamente e eu diria até rapidamente. Apesar da revalorização do real, que diminui a competitividade das exportações, as deficiências do sistema tributário e o frágil desenvolvimento tecnológico, ameaçam seu futuro.

Em 12 de junho de 2012, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, em Audiência pública fez apresentação de Alexandre Tombini. “O Brasil apresenta sólidos fundamentos macroeconômicos, com robustos colchões de liquidez em moeda estrangeira e no Sistema Financeiro Nacional…O ritmo da atividade econômica no Brasil irá se acelerar ao longo de 2012, sustentado pela demanda interna e pela flexibilização das condições monetárias e financeiras.” http://bit.ly/LNpb 2lexandre B.

                                                                                                                             Alexandre Antônio Tombini é um economista brasileiro, nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1963. Em 1984 formou-se em economia pela Universidade de Brasília e obteve um Ph.D, na mesma área, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 1991. É um servidor concursado do Banco Central desde 1998, tendo ocupado diversos cargos na instituição, como diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central. Afastou-se do banco entre 2001 e 2005, quando exerceu o cargo de assessor sênior da Diretoria Executiva no escritório da representação brasileira do Fundo Monetário Internacional, sempre colaborando nas negociações do Brasil com o órgão.

Em 24 de novembro de 2010, Tombini foi escolhido pela presidente eleita Dilma Rousseff para o cargo de presidente do Banco Central de seu governo, a partir de 2011, em substituição a Henrique Meirelles e como forma de dar continuidade à política econômica do governo Lula. Em seu primeiro pronunciamento, ele disse que terá total autonomia operacional e que sua meta é o controle da inflação, que não deverá ultrapassar a meta de 4,5 por cento ao ano. Disse também que a missão do Banco Central será assegurar o poder de compra da moeda.

A gestão Dilma Rousseff iniciou-se dando seguimento à boa parte da política econômica do Governo Lula. O novo governo começou com a saída de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central, depois de oito anos à frente da instituição. Para o lugar de Meirelles, foi escolhido Tombini, que, em discurso de posse, defendeu um sistema financeiro sólido e eficiente como condição para crescimento sustentável.[7] Para outro local de destaque da equipe econômica do governo, o Ministério da Fazenda, Dilma optou pela permanência de Guido Mantega.

Apesar de ainda ter ficado dentro da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, com tolerância de 2 pontos para cima ou para baixo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) (último ano do governo anterior) registrou alta acumulada de 5,91% e foi o maior desde 2004. No primeiro mês do Governo Dilma, o índice de inflação registrou taxa mensal de 0,83%, o maior resultado desde abril de 2005 (0,87%), que levou a taxa acumulada em 12 meses para 5,99% .

Solidez da economia permite ao Brasil debater mais crescimento e investimentos do que a crise global, diz Dilma.10/11/2011 - 6h12.Enquanto países desenvolvidos têm como principal preocupação a crise econômica internacional e seus efeitos, o Brasil tem uma pauta de discussões diferente, baseada em investimentos e crescimento, disse hoje (10) a presidenta Dilma Rousseff.

“Minha pauta é completamente diferente da pauta dos países desenvolvidos. Eles discutem crise, dívida soberana e dívida de banco. Nós aqui discutimos investimento, redução de impostos, crescimento e como vamos cada vez mais ampliar o espaço do Brasil no mundo”, disse a presidenta, após cerimônia no Palácio do Planalto.

           2020 foi o ano que recebeu ‘um soco no estômago’ com o fator pandemia com toda a sua envoltura como o ‘lock down’ e a quarentena. Tudo fechado, com produção em baixa. 2021 seria o ano da esperança, da retomada, com casos de Covid em baixa e mortes diminuindo. E com passos muito lentos está caminhando, procurando alcançar o crescimento, investimento e o desenvolvimento.

***

Dia da Verdade 

FC Noticias - Hoje 03 de Abril é Dia da Verdade. O que... | Facebook

Aniversário de Aracruz, ES, Brasil.

Aniversário de Aranguá, SC, Brasil.

Aniversário de Belford Roxo, RJ, Brasil.

Aniversário de Cerquilho, SP, Brasil.

Aniversário de Jacareí, SP, Brasil.

Aniversário de Macarani, BA, Brasil.

Aniversário de Pedro Osorio, RS, Brasil.

Aniversário de Tibau do Sul, RN, Brasil.

Desmond Tutu comanda uma marcha pacífica pedindo a libertação de presos políticos na África do Sul (1985).

Dia de São Ricardo, Cristianismo.

Dia da Verdade, Brasil.

Dia do Atuário, Brasil

Dia do Desporto Comunitário, Brasil

Falecimento da cantora americana Sarah Vaughan (1924-1990)
presos políticos na África do Sul (1985),

Presidente Truman assinou o Programa de Recuperação Europeia (Plano Marshall) de ajuda econômica e reconstrução de dezesseis países após a Segunda Guerra Mundial (1948),

Submarino alemão afundou navio brasileiro durante a Primeira Guerra (1917).


Terroristas envolvidos nos atentados de 11 de março desse ano em Madrid foram cercados pela polícia num apartamento e se explodiram (2004).

 

O que comi hoje:

 

_______________________________________________________

03-04-22 (domingo)     58kg600                pressão: 12 x8

Desjejum (8h45); lanche (12h00); almoço (14h00); jantar (19h00)

Desjejum: mamão; banana-pão; batata-doce; pão com manteiga e queijo quente e café com leite.

Almoço: arroz com farofa amarela, saladinha cortada e frango a parmegiana.

Sobremesa: chocolate branco.

Jantar: chá de hortelã.

________________________________________________________

A frase do dia: “(As autoridades russas) podem tê-lo colocado numa situação de morte lenta” (CALLAMARD, Agnes, secretária-geral da Anistia Internacional, denunciando as condições de prisão do opositor russo Alexei Navalny. Navalny que sobreviveu a uma tentativa de envenenamento está seriamente doente apud Revista Veja, de 14 de abril de 2031. Pág. 16).

 Agnès Callamard - Wikipedia

Em 03 de abril de 2018, tiroteio na sede do Youtube.

 Polícia diz que tiroteio na sede do YouTube foi causado por atiradora

Em 03 de abril de 1976, nasceu no Rio de Janeiro a jornalista brasileira Cristina Lyra.

 Cristina Lyra viaja a Las Vegas para registrar os bastidores do UFC

Em 03 de abril de 2021, morreu no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o cantor, compositor, escritor e político brasileiro Agnaldo Timóteo conhecido como Cauby Moreno.

Ex-deputado Agnaldo Timóteo morre vítima de Covid-19 - Notícias - Portal da  Câmara dos Deputados

Li no jornal A Tarde, de 03 de abril de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Eleições – ACM Neto nega crise e fica no União Brasll”. Ex-prefeito não cogitou deixar a sigla e reforça que partido não aceita ex-juiz à presidência.

 Capa do jornal A Tarde 03/04/2022

Li no jornal Diário do Nordeste, de 03 de abril de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa; Izolda é a 1ª. mulher a governar o Ceará”. A cerimônia de posse de Izolda Cela (PDT) governadora ontem, 2ª. feira.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 03 de abril de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Garimpo – Governo defende, sem lei, garimpo em terra indígena”. Contestações judiciais da AGU avalizam atividades em áreas ainda não demarcadas.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 03/04/2022

Li no Jornal O Estado De São Paulo, de 03 de abril de 2022, a seguinte manchete em capa: “Combate às fake news nas eleições – Acordo firmado pelo TSE não é garantia contra desinformação”. Contrato com redes sociais e aplicativos foi considerado brando.

 

Li no site SRzd, de 03 de abril de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Bolsonaro manda ministros se calarem; Fachin alerta para riscos à democracia

01/04/2022 às 17h33 - Por Redação SRzd 

Edson Fachin. Foto: Lula Marques/AGPT

Edson Fachin. Foto: Lula Marques/AGPT

O ministro do Supremo Tribunal Federal e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Edson Fachin, afirmou, nesta sexta-feira (1), que a democracia brasileira está ameaçada e que a Justiça eleitoral está sob ataque.

As graves declarações de Fachin magistrado acontecem um dia depois do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) atacar ministros do STF, do TSE e o sistema eleitoral do país.

“A justiça eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. Impende, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral. Não vamos aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais, nem animar a discórdia e a desordem, muito menos agendas antidemocráticas. Nosso objetivo, neste ano, que corresponde ao nonagésimo aniversário da Justiça Eleitoral, é garantir que os resultados do pleito eleitoral correspondam à vontade legítima dos eleitores”, alertou Fachin durante discurso em uma reunião com presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste.

Na quinta-feira (31), Bolsonaro acusou que os ministros da Corte “atrapalham” o Brasil e mandou eles “calarem a boca”. Sem citar nomes, mandou “colocar a toga (ministros) e não encherem o saco”. A afirmação foi feita durante discurso na cerimônia de despedida dos ministros que deixaram seus cargos para disputar as eleições deste ano.

“A gente tem tudo para ser uma grande nação. O que falta é que alguns poucos não nos atrapalhem. Se não tem ideia, cala a boca. Coloca a sua toga e fica aí, sem encher o saco dos outros. Como atrapalham o Brasil”, atacou.

Leia também:

+ Milton Ribeiro diz à PF que recebeu pastor a pedido de Bolsonaro

+ Eleições 2022: Para onde vão os votos do ex-ministro Sergio Moro?

Leiam a reportagem completa (acima), acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/bolsonaro-manda-ministros-se-calarem-fachin-alerta-para-riscos-a-democracia

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário