domingo, 9 de abril de 2017

05 de abril de 2017 (4ª. feira)

Hoje é comemorado o

·        Dia da Árvore, Coreia do Sul

·        Festival da Boa Sorte, em que era homenageada Fortuna, a deusa da sorte e da prosperidade.
 Ficheiro:Tadeusz Kuntze 001.jpg
          Hoje deu estiada. A chuva deu uma trégua, ainda que ali e cá desse uma pancada de chuva. Eram dois minutos de chuva intensa e, em seguida, abria o maior sol.
                                                               
         De manhã fiz Fisioterapia.

                  À tarde dei aula para Enzo (Matemática; dezenas, centenas e milhares) e Alice (Matemática: raízes e potências).

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

O que eu comi hoje:
05/04/17 (4ª. feira)
_____________________________________________________________________________________
Café da Manhã                  Lanche 1              Almoço                 Lanche II             Jantar                   Ceia
7h30                                      11h00                    13h00                    17h00                    20h00
_____________________________________________________________________________________
Mamão                                 Balas de                Salada                  -                              3 bananas             -
Vit.banana                           gengibre                Arroz                     -                               -                              -
Cream cracker                     -                              Feijão-                   -                               -                              -
Cream cheese                      -                              Soja c/ovos         -                              -                              -
-                                              -                              Jaca                       -                              -                              -             

Café da manhã: mamão, vitamina de banana doce, cream cracker com cream cheese.
Lanche: balas de gengibre
Almoço: salada, arroz, feijão, soja com ovos.
Sobremesa: jaca.
Jantar: 3 bananas.
.                                                                
A frase do dia: “A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios” (BARÃO DE MONTESQUEU apud CHURCHILL, Winston apud in https://pensador.uol.com.br/frases_sobre_corrupcao/ acessado em 09 de abril de 2017)
Resultado de imagem para barão de montesquieu

           Em 05 de abril de 1968, no Brasil, a Frente Ampla é definitivamente proscrita pelo Ministério da Justiça.
Golpe de Estado no Brasil em 1964

Tanques em frente ao Congresso Nacional patrulham a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, após o golpe militar de 1964.
            
           Em 05 de abril de 1968, no Brasil, a Frente Ampla é definitivamente proscrita pelo Ministério da Justiça.
Golpe de Estado no Brasil em 1964
Golpe de 1964.jpg

              Em 05 de abril de 2007, inauguração do Teatro Popular de Niterói, idealizado por Oscar Niemeyer.
Resultado de imagem para oscar niemeyer
Tanques em frente ao Congresso Nacional patrulham a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, após o golpe militar de 1964.
   Em 05 de abril de 1963, nasceu o político brasileiro Cássio Cunha Lima.
Resultado de imagem para político brasileiro Cássio Cunha Lima.

              Em 05 de abril de 1975, nasceu a atriz brasileira Lisandra Souto.
Resultado de imagem para atriz brasileira Lisandra Souto

               Em 05 de abril de 2008, morreu o jornalista brasileiro Aparício Pires; morreu, também, o ator norte-americano Charlton Heston.
Resultado de imagem para jornalista brasileiro Aparício Pires

           Em 05 de abril de 2014, morreu o ator e diretor brasileiro José Wilker. 
Resultado de imagem para ator brasileiro jose wilker

        Li no Jornal A Tarde, de 05 de abril de 2017, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: "Nova LeiUber passa, mas emenda pode inviabilizar serviço”. Câmara transporte por meio de aplicativos, porém sem garantir natureza privada.

 Li no Jornal Folha de São Paulo, de 05 de abril de 2017, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Política – TSE adia julgamento de chapa e dá fôlego ao governo Temer”. Ministros concedem mais prazo à defesa e decidem ouvir novas testemunhas, como Guido Mantega e João Santana.
Primeiro Caderno

Li no site SRzd, de 05 de abril de 2017, domingo, a seguinte manchete em capa: Jovens infratores podem se transformar em profissionais respeitados”

05/04/2017 às 18h11 - Por Sidney Rezende 
 Eduardo Caon. Foto: Governo do Estado
Eduardo Caon. Foto: Governo do Estado
Quantas vezes ouvimos pessoas se referirem a jovens infratores na faixa etária entre 12 e 18 anos como “sementes do mal”? O que dizer de outro tratamento ainda mais preconceituoso: “bandido bom é bandido morto”?
Apesar da descrença de parte dos brasileiros na recuperação de detentos, a realidade dos adolescentes detidos que praticam crimes pode ser alterada. Basta se desenvolver projetos consequentes. Ainda assim teria-se que responder a uma pergunta-chave: quais as razões que levam moças e rapazes a capitularem e se transformarem em marginais de uma sociedade já habitualmente perversa?
Convidado pelo amigo Marcelo Bentes – pessoa preocupada, assim como eu, com a educação ministrada no país – fui conhecer um programa de comunicação implantado no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), subordinado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, voltado para adolescentes internos que praticaram atos infracionais de gradações variadas.
Fui muito bem recebido pelos agentes do Degase e pelos próprios internos. Fiz uma palestra e fui entrevistado por eles. Perguntas bem formuladas. Foi surpreendente. Ali não cabia perguntar a cada um deles o mal feito que praticaram, mas ajudá-los (meninas e rapazes) a encontrar outros caminhos e soluções para suas vidas. Mas, confesso, que cocei para não perguntar o que haviam feito que o levaram até o confinamento.
Voltando ao programa de estudos, o que eles aprendem na sala de aula servirá depois, quando saírem e voltarem para suas casas, já com alguma sinalização sobre a profissão a ser seguida.
Quando se tornam livres – “voltam para a pista”, como dizem – alguns abrem pequenas empresas de fotografia e filmagens de casamentos, festas e eventos. Outros despertam o gosto para seguir carreiras ligadas à Comunicação. Talvez possa sair dali, no futuro, um jornalista ou um profissional de cinema.
Veja um dos exemplos de programa totalmente realizados pelos internos:

O responsável por este trabalho de reintegração, desde 2014, é o professor, psicopedagogo e criador do projeto, Eduardo Caon. Ele e sua equipe se dedicam intensamente a formar, no mínimo, 40 jovens a cada 3 meses. Parece pouco diante dos 2.300 a 2.500 internos abrigados no Degase, mas é um feito extraordinário.
Saiba detalhes contados pelo professor Eduardo Caon:
O projeto cultural do Degase, comandando pelo professor Eduardo Caon, foi se sofisticando e ganhando outros contornos. Inclusive atraindo jovens que já cumpriram as medidas socioeducativas e que decidiram se engajar em uma nova iniciativa e aprender mais:
Para que os programas socioeducativos do Degase cumpram o ciclo completo serão necessários apoios de mais empresas que possam absorver a mão de obra qualificada dos jovens após os cursos. Uma empresa tem incentivado, inclusive com recursos financeiros os programas do Degase, a Nacional Gás. E os resultados têm sido excelentes.

 

Leiam esta reportagem completa acessando o link:

http://www.srzd.com/tag/internos/


 Até amanhã meus fiéis seguidores.










Nenhum comentário:

Postar um comentário