quarta-feira, 19 de maio de 2021

19 de maio de 2021 (quarta-feira)

 

Atenção!

1.      Dia 11 de maio, terça-feira, quando eu havia postado o blog (graças a Deus), mas em seguida, fiquei sem internet. Pensando que logo voltaria, ou pelo menos na manhã seguinte, e nada. Chamamos um vizinho que entende dessas coisas. Ele disse que era um problema na caixa externa. Contatamos a empresa e ela só veio na sexta-feira à tardinha.

2.      Na mesma sexta-feira, dia 14, já tarde da noite senti fortes dores no estômago e as dores só cresciam. Estavam se tornando insuportáveis. Fui na emergência de um hospital. Diante dos resultados dos  exames ora feitos, eles me encaminharam para uma unidade maior que possuía um tomógrafo. Fomos de ambulância, eu e minha acompanhante – a minha filha Joana. Chegando lá viram que era caso urgente de cirurgia. E foi de apendicite. Retornei para casa somente ontem à noite.

3.      Foram esses dois motivos que me levaram a deixar de postar 

    o blog. Peço desculpas. não preparei  blog de hoje porque estou muito fraca e toda a barriga está muito dolorida.

     Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, foi publicado hoje, dia 19 de maio: o Capítulo XXV – O flerte. O próximo capítulo (XXVI – Correção do exercício de Matemática) será no próximo domingo, dia 16 de maio.

***

Capítulo XXV1

Correção do exercício de matemática

1.     5,17 x. pois, os litros de gasolina é o x;

2.     Substituindo o x pela quantidade de litros de gasolina, temos: 5,17 . 55 = R$ 284,35

3.     O hexágono tem 6 lados: o perímetro é a soma dos seus lados: 1º. Lado + 2º. Lado + 3º. Lado + 4º. Lado + 5º. Lado + 6º. Lado. Como os lados e os ângulos são iguais; basta somar 6,6x + 6,6x +6,6x + 6,6x + 6,6x + 6,6x = 39,6x também podemos fazer 6,6x6= 39,6x

4.     Meia dúzia = 6; logo, é 6x.

5.     Suponhamos que os lados de um retângulo, sejam a e b, como na figura abaixo: abx.

 

Melissa é o nome da menina novata na turma. Depois desse dia ela e Rito pareciam serem “velhos amigos”. Iam para o recreio juntos, para a cantina, para a quadra de esportes, e saiam da sala de aula juntos e estudavam juntos. Só viviam rindo e pareciam sempre alegres, felizes.

 

Um dia, Rito subiu em uma mangueira, na escola, só para pegar uma manga grandona e madurinha que estava nas grimpas da árvore. Era um galho fino, que pendia para a esquerda. E balançava, balançava. Em tempo de quebrar. Foi a maior torcida da garotada cantando:

                                                            Rito! Rito!

Que bonito!

                                                                         Desse jeito                                                                     Você não consegue

Aí a gente te persegue

Rito! Rito!

Quer apanhar uma manga

Faz todo tipo de estripulia

Vou dar um grito

Se você com essa simpatia...

Conseguir apanhar uma manga”.

 

Nisso o ajudante da cantina passou por ali e gritou. “Saia daí. Não pode trepar na mangueira, senão pode levar uma queda feia! E os colegas continuaram a cantar. Nisso a campainha de volta do recreio começou a tocar.

 

Todos saíram correndo para a sala de aula.

 

                                                                          ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário