sábado, 29 de maio de 2021

29 de maio de 2021 (sábado)

     Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, foi publicado dia 28 de maio, hoje: o XXVII – Uma aula de Língua Portuguesa - Ortografia O próximo capítulo (XXVIII – Uma aula de Língua Portuguesa – Ortografia (letra Z) será no próximo 6ª. feira, dia 30 de maio AMANHÃ.

***

 

 

XXVII

 

Uma aula de Língua Portuguesa

 

Vamos ver hoje um pouco de Ortografia. As regras de ortografia essenciais, como o uso de S, Z, SS, X, G e J, além de explicar as regras de acentuação e de emprego do hífen. São informações básicas quando temos que escrever um texto.

 

Assinale a opção correta;

1.

( .) casa, casamento, Cajazeiras

(  ) ojerisa, jactância, jas

 

E como se escreveria corretamente: OJERI__A? JACTÂN__IA? JA__?

Comentários:

A)  Casa - usamos casa e não um derivado de domus em Português. Em Latim se usava a palavra casa para designar uma choça, uma cabana, uma habitação miserável. Por algum motivo, foi essa a palavra que ficou em uso para designar nossas habitações atuais, já sem a conotação de baixa qualidade.

 

 

B)  Casamento – a palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimônio/matrimónio tem origem no radical mater ("mãe"), seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também pode ser proveniente do termo do latim medieval casamentu;

 

C)   Cajazeiras é a árvore que produz o cajá

D)  A palavra ojeriza vem do espanhol ojeriza. Tanto em português como no original em espanhol, ojeriza significa aversão, antipatia ou má vontade contra alguém. Essa antipatia é visível nos olhos da pessoa.

 (. ) resposta, reposição, raspado

(.) ríspido, resquício, respaldo

E)   Este é um assunto para a 4ª. série do Ensino Fundamental; mas é bom lembrar na 7ª. série.

F)    ACIMA ESTÃO ALGUMAS REGRINHAS, NÃO TODAS PARA O USO DA LETRA S.

 

Observações;

1. Emprega-se a letra s: - nos sufixos -ês, -esa e –isa, usados na formação de palavras que indicam nacionalidade, profissão, estado social, títulos honoríficos. Chinês, chinesa, burguês, burguesa, poetisa. - nos sufixos –oso e –osa (que significa “cheio de”), usados na formação de adjetivos. Exemplos: português, francês; portuguesa; sacerdotisa; gostoso; formosa.

2.Português não possui correspondência entre letra e fonema.

3. Motivo dessas letras gerarem dúvidas: isso acontece porque um mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra, e uma letra pode representar mais de um fonema. Por emitirem a mesma sonoridade, oralmente pensadas apenas pelos sons que emitem, causam certa confusão no uso das letras ao transcrevê-las para o papel (S, SS, SC, SÇ, C ou Ç ou S ou SS)

4. O uso das letras C, Ç e S

As palavras que possuem a letra C seguida de E e I, têm som de Ç e SS. Por terem essa sonoridade, às vezes é reconhecer quais dessas letras escolher para compor a palavra. Para mehorar essa grafia, existem algumas regras básicas.

Para a letra C:

Uso em vocábulos de origem indígena, africana ou árabe: cipó, cacimba, cacique, etc. Em palavras derivadas de vocábulos terminados em -te/-to: marte – marcial, marciano; torto – torcer. Sempre depois de ditongos: foice, coice, beicinho. Com as terminações -ecer e -encer, entardecer, amanhecer, vencer, pertencer, etc.

Para a letra Ç:

Uma dica quando pensar em usar o Ç, ele nunca é usado antes de E e I, mas sim usado antes de A, O e U. Por isso podemos encontrá-lo nas palavras de origem indígena, africana, árabe, italiana, francesa e exótica: açaí, açúcar, muçarela (ou mozarela), Moçambique, muçum

 

                                                                          ***

O que se comemora hoje:

Dia Mundial da Energia 


Aniversário da Marcela Nolasco Ferreira Jorge. Ela é de São Paulo e mora em São Paulo, Brasil

Aniversário de Emancipação Política da cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Aniversário do município de Ajuricaba, Rio Grande do Sul, Brasil.

Aniversário do município de Potim, São Paulo, Brasil.

Aniversário do município de São Paulo do Turvo, São Paulo, Brasil.

Aniversário do município de São Paulo do Turvo, São Paulo, Brasil.

Dia da Tomada de Constantinopla (comemorado apenas em Istambul), Turquia.

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas.

Dia Mundial da Energia.

Feriado Municipal em Trancoso, Portugal.

 

O que eu comi hoje:

28-05-21 (6ª. feira)                           59kg450                 Pressão: 12 x 8

Desjejum (8h30); Almoço (12h00); Lanche (15h00) e Jantar (18h00)

Desjejum: leite com café e abacate com aveia e mel e tapioca com banana.

Almoço: salada de frutas, arroz, feijão e peixe.

Sobremesa: salada de frutas com bat-gut.

Lanche:  pão de alho.

Jantar: sopa.

 

A frase do dia: “O que vai determinar a retomada do mundo (...) e a capacidade de a ciência interpretar, organizar, provar. O único caminho é por aí” (MANDETTA, Luiz Henrique, ex-ministro da Saúde, derrubado por trombar com  a posição oficial do governo apud Veja essa! in Revista Veja, de 30 de dezembro e 2020. Pág, 82).

 Henrique Mandetta (@lhmandetta) | Twitter

Em 28 de maio de 2019, um cruzeiro fluvial colidiu com outro navio e afundou em Budapeste, Hungria, matando pelo menos vinte pessoas.

Equipes de busca encontram 4 corpos junto com barco que afundou na Hungria  | Mundo | G1

Em 28 de maio de 2001983, nasceu a lutadora brasileira Kyra Gracie.

Kyra Gracie – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 28 de maio de 1975, morreu o jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein.

 Jornalista e escritor Gilberto Dimenstein morre aos 63 anos | Exame

Li no Jornal A Tarde, de 28 de maio de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Bahia chega a 1 milhão de casos e capital fecha praias”. Feriado de Corpus Christi será sem banhos de mar, mas na capital restrições seão ampliadas.

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 28 de maio de 2021, a seguinte manchete em capa: “Atividades ampliadas no sertão e Litoral Leste”. Em novo decreto, Camilo mantém restrições no Cariri e amplia reabertura no Interior e Litoral Macrorregiões do Litoral Leste/Jaguaribe e do Sertão Central seguirão normas já em vigor nas regiões de Fortaleza e Sobral

 

Li no Jornal Folha de São Paulode 28 de maio de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Para evitar racionar energia, governo caça termelétricas”.  Reservatórios estão em níveis historicamente baixos, e ministério avalia quadro para não repetir colapso de 2001.

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 28 de maio de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Setor elétrico faz pente fino-fino em térmicas para evitar apagão”. Com escassez de chuvas, ONS pediu a 40 empresas detentoras de sinas no País informações sobre operação.

 Capa do jornal Estadão 29/05/2021

Li no site SRzd, de 28 de maio de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “‘Bolsonaro é mais perigoso que o vírus’; manifestantes justificam ato contra governo em meio à pandemia”

29/05/2021 às 17h31 - Por Redação SRzd

Protestos contra Bolsonaro reúnem milhares nas ruas em meio à pandemia - 29/05/2021  - Poder - Folha

Manifestação reúne milhares na Avenida Paulista, em São Paulo, neste sábado (29). Foto: Reprodução da TV

Aconteceram, neste sábado (29), manifestações contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em diferentes cidades, das cinco regiões do país.

Os atos foram convocados por partidos de oposição e movimentos de diversos segmentos da sociedade civil, batizados de 29MPovoNasRuas.

Manifestação reúne milhares na Avenida Paulista, em São Paulo, neste sábado (29). Foto: Reprodução da TV

Ao longo do dia puderam ser registradas, através das redes sociais, concentrações, com aglomerações, mas com o uso de máscaras, em pontos espalhados por dezenas de municípios brasileiros. O alvo foi a gestão Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19, o desacordo com as privatizações de estatais e o protesto pelo atraso na vacinação contra o novo coronavírus, que já matou mais de 456 mil pessoas no Brasil.

Um dos momentos de maior repercussão dos atos aconteceu no Recife, capital do estado de Pernambuco. A vereadora Liana Cirne (PT) recebeu um jato de spray de pimenta no rosto e se manifestou sobre a ocorrência:

“Não me arrependo por um segundo do que fiz. Estou sendo criticada por ser impetuosa. Mas se tenho uma carteira de couro com um brasão da Câmara Municipal, é para isso que ele foi feito! O único carteiraço que vale a pena dar na vida! Fiz e faria de novo”, escreveu em seu Twitter.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afastou todos os policiais envolvidos na ação, durante o período em que estiver em curso a investigação, e divulgou vídeo nas redes sociais, no qual afirma que repudia todo ato de violência, de qualquer ordem ou origem:

Sempre pratiquei na minha condição de governador de Pernambuco, os mesmos princípios que defendo como cidadão e democrata.

Repudiamos todo ato de violência, de qualquer ordem ou origem. pic.twitter.com/rI5L52ypxh

PM de Pernambuco atirando contra manifestantes no Recife para dispersar os atos. A companheira @LianaCirne, do PT, foi agredida com spray de pimenta no rosto enquanto tentava negociar com policiais. Inacreditável! Pra que isso?! #29MForaBolsonaro #29MPovoNasRuaspic.twitter.com/Xf0gOBLQle

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 29, 2021

Em Petrópolis tem povo na rua. Bolsonaro acabou. #29MForaBolsonaro pic.twitter.com/rUXWidTwzR

— Iomar Torres (@iomartorres) May 29, 2021

É isso que a polícia tá fazendo com os manifestantes do ato Fora Bolsonaro aqui em Recife! Isso é na Guararapes, centro da cidade. Quando tem protesto da direita lá na avenida Boa Viagem, a polícia só falta bater palminha. #29MPovoNasRuas https://t.co/Quuk3Xxb8d

Leiam a reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/bolsonaro-e-mais-perigoso-que-o-virus-manifestantes-justificam-ato-contra-governo-meio-a-pandemia/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

À Á à á é É Éí í Í Í c ç ó Ó ú Pág. / ?

À Á à às é É í Í ó ? É ú4a. feira/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário