segunda-feira, 16 de agosto de 2021

16 de agosto de 2021 - segunda-feira

 Biografia do(a) Deputado(a) Federal SIMÃO SESSIM - Portal da Câmara dos  Deputados

 

***

   Capítulo XXXIX

                                             Como? Como! Com o

 

“A morfologia é a parte da gramática da língua portuguesa que estuda a classificação das palavras, ou seja, estuda a palavra isoladamente sem nenhuma relação com outra dentro de um contexto, oração ou frase. Nos primórdios da gramática havia apenas oito palavras. Atualmente este número aumentou para dez classes gramaticais, sendo seis variáveis, as que são flexionadas quanto ao número, gênero, grau, pessoa, tempo e outros, e quatro invariáveis. Como nossa língua está viva, nada impede que este número aumente ou que as classificações sejam modificadas. Mas isto, somente o tempo dirá. Por ora, estas são atualmente as classes gramaticais da língua portuguesa e seus exemplos” (https://www.materias.com.br/lingua-portuguesa/classes-gramaticas-e-a-classificacao-das-palavras-em-portugues.html): substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, numeral, preposição, conjunção, interjeição

 

Qual a classificação de como nas seguintes frases?

1.     Esta casa não é como aquela outra.

Conjunção subordinativa adverbial comparativa

2.     Como estudar este assunto.

Conjunção subordinativa integrante.

3.     Como biscoito todos os dias.

1ª. pessoa do singular do modo indicativo presente do verbo comer, 2ª. conjugação, regular, transitivo direto.

4.     Não sei como fazer isso.

Conjunção subordinativa predicativa Não sei (é) como fazer isso.

5.     Com o que fazer este suco?

Locução prepositiva.

 

Na próxima aula não daremos a resposta pura e simplesmente, vamos explicar cada coisa e faremos muitos outros exercícios. Isto costuma muito aparecer em concursos.

 

***

 

CAPÍTULO XL

 

O que se comemora hoje:

 

Aniversário de Teresina, capital do Piauí.

Teresina – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aniversário de Jaguari, cidade do Rio Grande do Sul - Brasil.

Aniversário de São Roque, cidade de São Paulo - Brasil.

Aniversário de Taquaritinga, cidade de São Paulo - Brasil.

Aniversário de Taquarituba, cidade de São Paulo - Brasil.

Aniversário de Teresina, capital do Piauí - Brasil.

Debian Day.

Dia de São Roque - Cristianismo.

Dia do Filósofo - Brasil.

Dia Estadual de Controle da Anemia Falciforme, Rio Grande do Sulis Day - Brasil.

 

O que eu comi hoje:

 

____________________________________________________________________

23-04-20 (2a.feira)         58kg850                Pressão: 12 x 9

Desjejum (8h00); Almoço (12h30); Lanche (16h00);     Jantar (18h00)

Desjejum (8h00): banana com aveia, granola e mel; café com leite; macaxeira com requeijão cremoso e queijo.

Almoço: salada mista, macarrão a quatro queijos.

Sobremesa: goiabada.

Lanche: chocolate em barra, uma lima, ½ laranja

Jantar: iogurte sabor morango com tapioca e fatias de queijo.

 

A frase do dia: “Sou sobrevivente de abuso sexual. (...) Quando passamos por um trauma, ele se acumula com outros” (OCASIO-CORTEZ, Alexandria, deputada democrata, revelando episódio de seu passado ao explicar a tensão por que passou na invasão do Congresso por radicais pró-Trump apud Revista Veja, de 10 de janeiro de 2021. Veja essa. Pág. 16),

 

 Alexandria Ocasio-Cortez - Wikiquote

Em 16 de agosto de 2015, mais de 96 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após de uma série de ataques aéreos realizados pela Força Aérea Árabe-Síria na cidade de Douma, uma cidade controlada pelos rebeldes.

 Guerra Civil Síria – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 16 de agosto de 1989, nasceu o cantor brasileiro Loubet.

Sertanejo Loubet e convidados agitam madrugada na Wood's

Em 16 de agosto de 2021, hoje, morreu o publicitário brasileiro Duda Mendonça; morreu, também, o político, professor e advogado brasileiro Simão Sessim.

 

Morre, aos 77 anos, o publicitário e marqueteiro político Duda Mendonça | A  Gazeta

Biografia do(a) Deputado(a) Federal SIMÃO SESSIM - Portal da Câmara dos  Deputados

 

Li no Jornal A Tarde, de 16 de agosto de 2021, 2a.feira, a seguinte manchete em capa: “Mobilidade – Salvador vai licitar plano para sistema cicloviário”. Aumento no uso de bicicleta leva prefeitura da capital a planejar projeto amplo.

 Capa do jornal A Tarde 16/08/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 16 de agosto de 2021, 2a.feira, a seguinte manchete em capa: “Vacinação – Fortaleza vai vacinar jovens de 18 anos”. Fortaleza começa a vacinar jovens de 18 anos contra a Covid nesta semana; veja listas. Relação da próxima terça-feira (17) já atende pessoas nascidas até outubro de 2002.A vacinação contra a Covid-19 avança em Fortaleza e passará a atender, a partir desta semana, jovens com 18 anos. A prefeitura municipal divulgou novas listas de agendamentos com pessoas nascidas até outubro de 2002. Nesta segunda-feira (16), serão atendidas com a primeira dose do imunizante (D1) grávidas e puérperas, além da população geral por idade. Já na terça será contemplado com a D1 apenas o público por idade. 


Li no Jornal Folha de São Paulo, de 16 de agosto de 2021, 2a.feira, a seguinte manchete em capa: “Grupo extremista – Taleban comanda o Afeganistão”. Grupo extremista volta ao poder 20 anos após ter sido derrotado pelos EUA, que retiraram suas tropas com Biden.

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 16 de agosto de 2021, 2a.feira, a seguinte manchete em capa: “Grupo extremista – Taleban retoma Afeganistão e americanos fogem às pressas”. Vinte anos após ter sido deposta pelos EUA, milícia radical islâmica reconquista Cabul em derrota do governo Biden.

 

Li no site SRzd, de 16 de agosto de 2021, 2a.feira, a seguinte manchete em capa: “Governadores de 13 estados e do DF assinam nota em apoio ao STF”

16/08/2021 às 12h04 - Por Redação SRzd

STF - Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil) - Lawyer  in Brazil

Supremo Tribunal Federal. Foto: Valter Campanato – Agência Brasil

Governadores de 13 estados e do Distrito Federal divulgaram, nesta segunda-feira (16), uma nota pública em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), aos ministros e às famílias, citando “constantes ameaças e agressões” à Corte.

“O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis. No âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário”, diz a nota, que também pede serenidade e paz ao país.

Assinam o documento os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); da Bahia, Rui Costa (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PSB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); de São Paulo, João Doria (PSDB); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); do Ceará, Camilo Santana (PT); da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Alagoas, Renan Filho (MDB); de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD); e do Amapá, Waldez Goés (PDT).

A nota não faz menção explícita a qualquer autoridade, mas os governadores que a assinam são críticos da postura do presidente Jair Bolsonaro, que tem subido o tom nas declarações em desaprovação à Corte.

No sábado (14), Bolsonaro disse que pedirá abertura de processo contra os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O anúncio do mandatário da República foi publicado nas redes sociais e causou reações negativas de políticos.

Segundo Bolsonaro, o pedido será encaminhado esta semana ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

A afirmação do titular do Executivo federal veio um dia após o ministro Alexandre de Moraes determinar a prisão do ex-deputado e dirigente nacional do PTB, Roberto Jefferson, por suposta participação em uma organização criminosa digital montada para atacar a democracia.

“Na próxima semana, levarei ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pedido para que instaure processo sobre ambos, de acordo com o art. 52 da Constituição Federal”, tuitou Bolsonaro no sábado.

O artigo 52 da Constituição dá ao Senado Federal poder para “processar e julgar os ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União, nos crimes de responsabilidade”.

O clima entre Bolsonaro, o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esquentou nos últimos dias, após ataques do presidente às urnas eletrônicas. Esta semana, Moraes abriu investigação contra o chefe do Executivo nacional por ele ter divulgado nas redes sociais inquérito sigiloso da Polícia Federal sobre a invasão de um hacker ao sistema de computadores da Corte eleitoral.

Leia a íntegra da carta:

NOTA PÚBLICA DOS GOVERNADORES EM SOLIDARIEDADE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Brasília, 15 de agosto de 2021.

Leia também:

+ Bolsonaro convoca apoiadores para ‘provável e necessário contragolpe’

+ Morre, aos 77 anos, o publicitário Duda Mendonça

+ Britto Jr. fala sobre saída de Mion da RecordTV e chama Carelli de assediador

+ São Paulo vacina jovens de 18 anos; imunização de adolescentes começa na quarta

 

Leiam essa reportagem completa, acessando o link abaixo:

 

https://www.srzd.com/brasil/governadores-13-estados-df-assinam-nota-apoio-stf/

 

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

À Á í Í c ç à á é É í Í ó Ó É? À Á à á é É í Í ó ? É ó

à

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário