quarta-feira, 4 de maio de 2022

04 de mai de 2022 (terça-feira)

 Um ano sem Paulo Gustavo: Thales grava homenagem - 03/05/2022 - Zapping -  Cristina Padiglione - F5

 

 NA INTIMIDADE DO CLÃ - 26/01/2022

Hoje, dia 04 de maio de 2022, 4ª. feira, estou publicando o sétimo capítulo de Sombras sobre inflação. O capítulo abaixo procura destrinchar qual é a solidez macroeconômica da economia brasileira; dizer como Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff conseguiram  implantar, acompanhar e manter a inflação em níveis confiáveis.

 

 

Sombras

 

***

CAPÍTULO VII

SOLIDEZ MACROECONÔMICA DA ECONOMIA BRASILEIRA

 

Nem tudo é perfeito. A economia brasileira vinha trilhando um caminho acertado em que o mercado internacional já estava habituado a interagir. Era um período de crescimento sólido, em 2020; o Brasil havia afastado a crise gradativamente e eu diria até rapidamente. Apesar da revalorização do real, que diminui a competitividade das exportações, as deficiências do sistema tributário e o frágil desenvolvimento tecnológico, ameaçam seu futuro.

Em 12 de junho de 2022, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, em Audiência pública fez apresentação de Alexandre Tombini. “O Brasil apresenta sólidos fundamentos macroeconômicos, com robustos colchões de liquidez em moeda estrangeira e no Sistema Financeiro Nacional…O ritmo da atividade econômica no Brasil irá se acelerar ao longo de 2022, sustentado pela demanda interna e pela flexibilização das condições monetárias e financeiras.” http://bit.ly/LNpb 2lexandre B.

                                                                                                                            

            Alexandre Antônio Tombini é um economista brasileiro, nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1963. Em 1984 formou-se em economia pela Universidade de Brasília e obteve um PhD, na mesma área, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 1991. É um servidor concursado do Banco Central desde 1998, tendo ocupado diversos cargos na instituição, como diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central. Afastou-se do banco entre 2002 e 2005, quando exerceu o cargo de assessor sênior da Diretoria Executiva no escritório da representação brasileira do Fundo Monetário Internacional, sempre colaborando nas negociações do Brasil com o órgão.

Em 24 de novembro de 2020, Tombini foi escolhido pela presidente eleita Dilma Rousseff para o cargo de presidente do Banco Central de seu governo, a partir de 2021, em substituição a Henrique Meirelles e como forma de dar continuidade à política econômica do governo Lula. Em seu primeiro pronunciamento, ele disse que terá total autonomia operacional e que sua meta é o controle da inflação, que não deverá ultrapassar a meta de 4,5 por cento ao ano. Disse também que a missão do Banco Central será assegurar o poder de compra da moeda.

A gestão Dilma Rousseff iniciou-se dando seguimento à boa parte da política econômica do Governo Lula. O novo governo começou com a saída de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central, depois de oito anos à frente da instituição. Para o lugar de Meirelles, foi escolhido Tombini, que, em discurso de posse, defendeu um sistema financeiro sólido e eficiente como condição para crescimento sustentável. Para outro local de destaque da equipe econômica do governo, o Ministério da Fazenda, Dilma optou pela permanência de Guido Mantega.

Apesar de ainda ter ficado dentro da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, com tolerância de 2 pontos para cima ou para baixo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) (último ano do governo anterior) registrou alta acumulada de 5,91% e foi o maior desde 2004. No primeiro mês do Governo Dilma, o índice de inflação registrou taxa mensal de 0,83%, o maior resultado desde abril de 2005 (0,87%), que levou a taxa acumulada em 12 meses para 5,99%.

Solidez da economia permite ao Brasil debater mais crescimento e investimentos do que a crise global, diz Dilma. Em 10/11/2021 - 6h12.Enquanto países desenvolvidos têm como principal preocupação a crise econômica internacional e seus efeitos, o Brasil tem uma pauta de discussões diferente, baseada em investimentos e crescimento, disse hoje (10) a presidenta Dilma Rousseff.

“Minha pauta é completamente diferente da pauta dos países desenvolvidos. Eles discutem crise, dívida soberana e dívida de banco. Nós aqui discutimos investimento, redução de impostos, crescimento e como vamos cada vez mais ampliar o espaço do Brasil no mundo”, disse a presidenta, após cerimônia no Palácio do Planalto.

           2020 foi o ano que recebeu ‘um soco no estômago’ com o fator pandemia com todo o seu entorno como o ‘lock down’ e a quarentena. Tudo fechado, com produção em baixa. 2021 seria o ano da esperança, da retomada, com casos de Covid em baixa e mortes diminuindo. E com passos muito lentos está caminhando para alcançar o patamar anterior.

***

O que se comemora hoje:

 

Dia do Calculista Estrutural 

Dia do Calculista Estrutural

Aniversário de Jaboatão dos Guararapes, PE, Brasil.

Dia de São Floriano.

Dia de Star Wars.

Dia do Engenheiro de Estruturas (Calculista Estrutural), Brasil.

Dia Internacional do Bombeiro.

Dia Internacional dos Combatentes de Incêndios Florestais.

Feriado Municipal de Sesimbra, Portugal.

Lua Crescente.

Signo de Touro.

 

O que eu comi hoje:

_____________________________________________________________

04-04-2022  (4ª. feira)            57kg640         ______________Pressão: 13x9__

Desjejum (7h40): mamão; café com leite; batata-doce, macaxeira e pão.

Almoço (13h00): salada mista; arroz integral, feijão, abacaxi e laranja.

Sobremesa: rapadura.

Lanche (18h0 0): sopa de macarrão com legumes.

Jantar (19h30); frutas com leite em pó, aveia, granola e mel (laranja, inclusive).

 

A frase do dia: “É um bom jeito de torar dinheiro dele” (TAK, Dennis, vereador de Rotterdan, na Holanda, comentando a intenção de Jeff Bezos, dono da Amazon, de desmontar e remontar uma ponta histórica para a passagem de seu novo iate, um veleiro de 500 milhões de dólares. A população   promete jogar ovos no navio apud Revista Veja, de 16 de fevereiro de 2022, in Veja essa! Pág. 19).

Dennis Tak | Facebook

Em 04 de maio de 2017, foi lançado o satélite geoestacionário brasileiro SGDC-1, do Centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

Visiona anuncia lançamento bem-sucedido do satélite geoestacionário  brasileiro - Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e  de Defesa

Em 04 de maio de 1997, nasceu no Rio de Janeiro, o ator, músico e atleta brasileiro Nicolas Prattes Bittencourt Pires.

 Um ano sem Paulo Gustavo: Thales grava homenagem - 03/05/2022 - Zapping -  Cristina Padiglione - F5

 

Em 04 de maio de 2021, morreu no Rio de Janeiro, aos 42 anos de idade, o ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros.

Li no Jornal A Tardede 04 de maio de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Urbanidade – Obras geram caos no trânsito de Salvador.” Gestão municipal inadequada do tráfego em vários pontos trava mobilidade da Capital.

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 04 de maio de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Castanhão - AÇUDEao – Castanhão atinge melhor índice em 7 anos”. O aporte conquistado em 4 meses representa quase a metade de toda a capacidade do Açude Orós, que é de 2,1 bilhão de m³

 

 

Li no Jornal Folha de São Paulode 04 de maio de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Aborto – Em texto, Supremo dos EUA  tirar garantia a aborto”. Vaza rascunho com a maioria contrária à decisão que ampara o procedimento.

 Folha de S.Paulo

Li no Jornal O Estado São Paulode 04 de maio de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Eleições 2022 – Em 88 perguntas ao TSE, mjljtares repetem discurso de Bolsonaro”. Questões abordam questões de urna e apuração.

 https://cdn.vercapas.com.br/cover/800/estadao/2022/capa-jornal-estadao-04-05-2022-0deaEstadão376a.jpg?sa=webp

 

 

Li na Revista Veja, de 26 de janeiro de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Ex-assessor de Bolsonaro confirma rachadinha na família do presidente”. Um dos amigos mais próximos do capitão, Waldir Ferraz diz que uma ex-mulher do mandatário comandou esquema nos gabinetes de Jair, Flávio e Carlos.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/politica/ex-assessor-de-bolsonaro-admite-esquema-de-rachadinha-no-cla-do-presidente/

NA INTIMIDADE DO CLÃ - 26/01/2022

Li no site SRzd, de 04 de maio de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: Moraes dá 15 dias para PF fazer novo relatório sobre vazamento de inquérito por Bolsonaro”

 

Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário