domingo, 1 de maio de 2022

01de maio de 2022 (domingo)

 

Hoje, dia 01 de maio de 2022, domingo, estou publicando o sétimo capítulo de Sombras sobre inflação. O capítulo abaixo procura destrinchar qual é a solidez macroeconômica da economia brasileira, dizer como Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff conseguiram  implantar, acompanhar e manter a inflação em níveis confiáveis.

 

 

Sombras

 

***

CAPÍTULO VII

SOLIDEZ MACROECONÔMICA DA ECONOMIA BRASILEIRA

 

Nem tudo é perfeito. A economia brasileira vinha trilhando um caminho acertado em que o mercado internacional já estava habituado a interagir. Era um período de crescimento sólido, em 2010; o Brasil havia afastado a crise gradativamente e eu diria até rapidamente. Apesar da revalorização do real, que diminui a competitividade das exportações, as deficiências do sistema tributário e o frágil desenvolvimento tecnológico, ameaçam seu futuro.

Em 12 de junho de 2012, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, em Audiência pública fez apresentação de Alexandre Tombini. “O Brasil apresenta sólidos fundamentos macroeconômicos, com robustos colchões de liquidez em moeda estrangeira e no Sistema Financeiro Nacional…O ritmo da atividade econômica no Brasil irá se acelerar ao longo de 2012, sustentado pela demanda interna e pela flexibilização das condições monetárias e financeiras.” http://bit.ly/LNpb 2lexandre B.

                                                                                                                            

            Alexandre Antônio Tombini é um economista brasileiro, nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1963. Em 1984 formou-se em economia pela Universidade de Brasília e obteve um PhD, na mesma área, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 1991. É um servidor concursado do Banco Central desde 1998, tendo ocupado diversos cargos na instituição, como diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central. Afastou-se do banco entre 2001 e 2005, quando exerceu o cargo de assessor sênior da Diretoria Executiva no escritório da representação brasileira do Fundo Monetário Internacional, sempre colaborando nas negociações do Brasil com o órgão.

Em 24 de novembro de 2010, Tombini foi escolhido pela presidente eleita Dilma Rousseff para o cargo de presidente do Banco Central de seu governo, a partir de 2011, em substituição a Henrique Meirelles e como forma de dar continuidade à política econômica do governo Lula. Em seu primeiro pronunciamento, ele disse que terá total autonomia operacional e que sua meta é o controle da inflação, que não deverá ultrapassar a meta de 4,5 por cento ao ano. Disse também que a missão do Banco Central será assegurar o poder de compra da moeda.

A gestão Dilma Rousseff iniciou-se dando seguimento à boa parte da política econômica do Governo Lula. O novo governo começou com a saída de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central, depois de oito anos à frente da instituição. Para o lugar de Meirelles, foi escolhido Tombini, que, em discurso de posse, defendeu um sistema financeiro sólido e eficiente como condição para crescimento sustentável. Para outro local de destaque da equipe econômica do governo, o Ministério da Fazenda, Dilma optou pela permanência de Guido Mantega.

Apesar de ainda ter ficado dentro da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, com tolerância de 2 pontos para cima ou para baixo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) (último ano do governo anterior) registrou alta acumulada de 5,91% e foi o maior desde 2004. No primeiro mês do Governo Dilma, o índice de inflação registrou taxa mensal de 0,83%, o maior resultado desde abril de 2005 (0,87%), que levou a taxa acumulada em 12 meses para 5,99%.

Solidez da economia permite ao Brasil debater mais crescimento e investimentos do que a crise global, diz Dilma. Em 10/11/2011 - 6h12.Enquanto países desenvolvidos têm como principal preocupação a crise econômica internacional e seus efeitos, o Brasil tem uma pauta de discussões diferente, baseada em investimentos e crescimento, disse hoje (10) a presidenta Dilma Rousseff.

“Minha pauta é completamente diferente da pauta dos países desenvolvidos. Eles discutem crise, dívida soberana e dívida de banco. Nós aqui discutimos investimento, redução de impostos, crescimento e como vamos cada vez mais ampliar o espaço do Brasil no mundo”, disse a presidenta, após cerimônia no Palácio do Planalto.

           2020 foi o ano que recebeu ‘um soco no estômago’ com o fator pandemia com todo o seu entorno como o ‘lock down’ e a quarentena. Tudo fechado, com produção em baixa. 2021 seria o ano da esperança, da retomada, com casos de Covid em baixa e mortes diminuindo. E com passos muito lentos está caminhando para alcançar o patamar anterior.

***

Dia do Trabalhador

1º de maio: feriado do dia do trabalhador | CAU/MT

O que se comemora hoje:

 

 

Aniversario do meu sobrinho Alexandre Staerke Vieira de Rezende. Ele está fazendo 46 anos. E psicólogo e mora em Brasília.


Dia da Literatura Brasileira

Dia de São Jose Operário, padroeiro dos trabalhadores (comemorado no primeiro domingo de maio).

Dia do Trabalho.

Dia Mundial do Riso (comemorado sempre no primeiro domingo de maio).

Dia ´Nacional do Ex-Combatente (comemorado no primeiro domingo de maio).

Dia Mundial do Trabalhador

Lua Crescente.

Signo de T

 

 

O que eu comi hoje:

_____________________________________________________________

01-04-2022  (domingo)            57kg640         ______________Pressão: 13x9__

Desjejum (9h40): mamão; banana; café com leite e tapioca com banana.

Almoço (13h30): salada mista; vinagrete; frango empaado; batata frita.

Sobremesa: matcmellow.

Lanche (17h30): pizza caseira.

Jantar (18h30); sanduíche: pão com manteiga, queijo e alface.

 

A frase do dia: “Uma bomba fiscal” (GUEDES, Paulo, ministro da Economia, foi torpedeando uma PEC de bondades assinada pelo senador Fávio Bolsonaro que custeará mais de 100 bilhões de reais aos cofres públicos apud Revista Veja, de 16 de fevereiro de 2022, in Veja essa! Pág. 18).

 Depois de Bolsonaro, Paulo Guedes também promete nova redução em tarifas de  importação - Blog Edison Silva

Em 01 de maio de 2011, morreu em operação militar dos Estados Unidos, em Abbottabad no Paquistão, Osama bin Laden.

 Osama Bin Laden - Abc-Clio, Llc - Outros Livros - Magazine Luiza

Em 01 de maio de 2008, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, a atriz mirim brasileira Clara Galinari.

 Clara Galinari estreou na TV em 2019 na novela 'Espelho da Vida' -  Purepeople

Em 01 de maio de 2020, morreu em Paris, aos 85 anos de idade, o filósofo e professor universitário brasileiro Ruy Fausto,

 A esquerda não é Lula | VEJA

Li no Jornal A Tardede 01 de maio de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa:Novo Normal – Pandemia concilia trabalho híbrido, presencial e remoto”. Isolamento reforçou home office e acabou mostrando viabilidade do modelo.

A Tarde

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 01 de maio de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Médicos pedem atenção a alta de Covid-19 nas crianças”. Casos de Covid crescem entre crianças e já são quase metade das novas infecções em abril. Alta nos testes positivos para coronavírus é puxada por bebês de 0 a 2 anos, faixa infantil que soma mais confirmações. O dia a dia dos cearenses voltou praticamente ao “normal” após a liberação do uso de máscaras. Mas a pandemia segue por aqui, principalmente entre crianças. Em abril, até quinta-feira (28), os pequenos de 0 a 11 anos já representam 46% dos novos casos de Covid. Neste mês, o Ceará já confirmou 897 casos de Covid, dos quais 409 foram em crianças. Se colocada uma lupa sobre eles, mais da metade (298) atingiram bebês de até 2 anos. Outros 52 infectaram pequenos de 3 e 4 anos; e os 59 restantes, de 5 a 11 anos. Os dados são do Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizados até a manhã de sexta-feira (29). Os casos de coronavírus no Ceará estão em queda desde fevereiro, mês em que quase 26 mil pessoas foram infectadas. Em março, foram 2.139 registros, caindo para 897 em abril. Já entre crianças, houve crescimento: no mês passado, 368 delas testaram positivo; neste mês, até dia 29, foram 409.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulode 01 de maio de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Eleições – Com polarização, PF reforça segurança de presidenciáveis”. Candidatos receberão notas de 1 a 5, conforme riscos que correm e terão agenda avaliada 48h antes.

 Folha de S.Paulo

Li no Jornal O Estado São Paulode 01 de maio de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “A fundo – Brasil montou rede de espiões na Argentina, na Guerra das Malvinas”. Documentos das Forças Armadas mostram, também, que brasileiros reviraram míssil inglês.  

 Estadão

Li na Revista Veja, de 12 de janeiro de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Um ano para entrar na história – Dois séculos depois da Independência, os brasileiros passarão por duas experiências transformadoras: uma eleição que pode definir o futuro do país nas próximas décadas e a provável vitória sobre a pandemia.

 UM ANO PARA ENTRAR NA HISTÓRIA - 12/01/2022

Li no site SRzd, de 01 de maio de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Pesadelo: Preço da cesta básica dispara e famílias começam a pular uma refeição”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário