segunda-feira, 2 de novembro de 2020

02 de novembro de 2020 (2a. feira)

 

Eis o Capítulo XIX, de Discrição.

= XIX =

O CASAMENTO

 

Ao contrário, ele dormiu mal, rolou na cama várias vezes, levantou-se muito cedo. Tomou o café da manhã e saiu. Foi ao barbeiro fazer a barba e cortar o cabelo. Só isso. Demorou. Sugerido pelo salão, fez limpeza de pele e, também, as unhas. Afinal era o seu grande dia. Para ele, porque para a família e os amigos ele estava fazendo uma loucura. Ele teve, também, seu dia de noivo: massagem relaxante, corte de cabelo, penteado, serviços de barboterapia, limpeza de sobrancelha, corretor facial. Manicure e pedicuro, limpeza de pele e banho de ofurô.

 

 

Ela passou o dia no salão. Era o seu dia de noiva. Aliás, começou ontem com uma odontologia cosmética. Em um dia não seria possível. Apenas fez a limpeza e o clareamento dos dentes e outros procedimentos. No dia mesmo: limpeza de pele, massagem, depilação, manicure, pedicuro, cabelo, penteado e maquiagem. Ela ficou muito cansada com tantos cuidados.

 

É chegada a hora! Às 028 horas, hora marcada para o casamento, lá estava o noivo, no altar. De branco. Jovem e lindo! Cheio de sorrisos e atencioso com quem lhe dirigia a palavra.

 

Às 18h30 a noiva chegou em cadeira de rodas ladeada por seus três filhos, foi uma comoção geral em toda a igreja, pois **** estava banhada em lágrimas. Ele veio recebê-la. Ajoelhou-se para recebê-la, cumprimentando-a. E seguiram para o altar. Após trocarem as alianças beijaram-se. O casamento ocorrera dentro do protocolo e viveram para sempre desde que, dentro de alguns dias, a morte os separaria.

 

= XX =

O INESPERADO

O que é comemorado hoje: 

Dia de Finados

DIA DE FINADOS | CNBB Nordeste 1

 

Aniversário da minha prima Ligia Regina Nolasco Hoffmann. Irala da Cruz.  É advogada e mora em São Paulo.

Dia Batista de Oração Mundial em 2020.

Dia de Finados.

Dia Mundial pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas.

 

O que eu comi:

02-0202-20 (2a. feira)     59kg200               ______ Pressão: 026 x 020

Desjejum (8h00); Almoço (022h00); Lanche (025h30) e Jantar. (20h00)

Desjejum: banana; batata-doce; pão com queijo e café com leite.

Almoço: salada mista; arroz com requeijão e estrogonofe de frango. Sobremesa: rapadura.

Lanche: manga.

Jantar: suco de laranja e pasteis de queijo e frango.

 

A frase do dia: “Parece que estou falando com um extraterrestre” (ABRAVANEL, Tiago, ator, revelando que o avô Silvio Santos vive “em uma bolha” e não tem noção do que se passa a sua volta apud Revista Veja, de 23 de setembro de 2020. Veja Essa. Pág. 23).

 Tiago Abravanel revela desejo de ser pai em breve e a alegria em dublar  Baldo em 'Nivis'

Em 02 de novembro de 1998, lançado, a partir do MIT, o Morris worm, o primeiro worm de computador distribuído na Internet a obter atenção significativa da mídia.

 Veja os 10 piores vírus já criado por hackers da história

Em 02 de novembro de 1995, nasceu o cantor e compositor brasileiro Rafael Vitti. 

 

 Rafael Vitti – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 01 de novembro de 2020 (ontem), morreu o ator Tom Gouveia, que dava voz ao papagaio Louo Jose.

 Tom Veiga: Ator que interpretava o personagem Louro José é encontrado morto  no Rio neste domingo | Clic Camaquã

 

Em 02 de novembro de 1998, morreu a cantora brasileira Jovelina Perola Negra.

Jovelina Pérola Negra, um testemunho de força e irreverência

Li no Jornal A Tarde, de 02 de novembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa“Violência – Falta de provas dificulta apuração de agressões contra domésticas”. Vídeo com agressões contra empregada doméstica lançam luz sobre crime de difícil comprovação.

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 02 de novembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – 9360 é o número de mortos no Ceará”. O Ceará já soma 274.673 pacientes diagnosticados com a Covid-19, de acordo com o boletim do IntegraSUS, atualizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) às 17h25 desta segunda-feira (2). O informe também registra 9.362 mortes pela infecção. A letalidade da Covid-19, no momento, se mantém em 3,4%. Segundo a Sesa, nenhum dos óbitos confirmados aconteceram nas últimas 24 horas.Os dados mostram, ainda, que 234.853 pacientes receberam alta hospitalar ou ficaram livres da doença até então.


Li no Jornal Folha de São Paulo, de 02 de novembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa“Eleições – Partidos violam divisão de verbas a negros e mulheres”. Das 33 siglas, apenas o PCB e o PSTU cumpriram as regras proporcionais até agora.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 02/11/2020


Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 02 de novembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa“Eleições – Eleição americana pressiona política ambiental do Brasil”. Vantagem de Biden preocupa representantes da gestão Bolsonaro; discretamente, Itamaraty já se movimenta para demonstrar disposição para o diálogo caso democrata vença.

 

Li na Revista Superinteressante, de agosto de 2020, a seguinte manchete em capa“Imunidade”. Novos estudos mostram que o organismo é mais eficiente no combate ao coronavírus do que se imaginava. E indicam que o sistema imunológico pode construir uma barreira duradoura contra ele.

 Edição 418 - Agosto de 2020

Li no site SRzd, de 2 de novembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa“Dia de Finados: como a pandemia abalou o processo de luto”

 

 Dia de Finados. Foto: Altemar Alcantara/Semcom

Dia de Finados. Foto: Altemar Alcantara/Semcom

“É o meu lençol, é o cobertor / É o que me aquece sem me dar calor / Se eu não tenho o meu amor / Eu tenho a minha dor”.

Os versos famosos de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, em De mais ninguém (02994), bem que poderiam ajudar a traduzir o direito à dor e a todos os processos que envolvem o luto, que ganha dimensão inédita para esta geração por conta da pandemia da covid-029. Especialistas ouvidas pela Agência Brasil explicam que a emergência sanitária gerou diferentes consequências que ampliam as perdas, como a impossibilidade dos ritos de despedida e de uma retomada da vida como era antes.

“Precisam de um descanso / Precisam de um remanso / Precisam de um sono / Que os torne refeitos”.

Os versos de Gonzaguinha são lembrados pela psicóloga e pesquisadora Milena Câmara, que trabalha na cidade de Natal (RN). Ela é uma das brasileiras que atuam no grupo de estudos International Working Group on Death, Dying and Bereavement (Grupo de Trabalho Internacional sobre Morte, o Morrer e o Luto) e coordenou uma pesquisa sobre o impacto psicológico da morte para trabalhadores de cemitérios.

Milena Câmara entende que o cenário atual significa um grande desafio emocional e psíquico. “Em um contexto como o de agora, há um rompimento com o cenário de antes. Todos precisamos de uma reestruturação desse mundo presumido e gerar, aos poucos, uma nova forma de se relacionar com a pessoa que morreu. A morte acaba com a forma, mas não acaba com o amor”.

Para as estudiosas ouvidas pela reportagem, diante de uma ruptura abrupta com a vida que conhecíamos, além das dúvidas sobre um “futuro esperado” – ambas geradas pela pandemia -, a sociedade deve prezar pelo apoio, respeito mútuo e ouvidos solidários, que são fundamentais para ajudar pessoas que perderam amores de vida.

“Eu uso a metáfora do tsunami para falar da pandemia. É uma onda que está passando e a gente está embaixo dela e não sabe quando vai acabar”, compara Elaine Alves, professora da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora em emergências e desastres.

A especialista avalia que a pandemia é um desastre diferente daqueles episódios que os pesquisadores estão acostumados. “Normalmente, no desastre, o outro não é um risco para nós. Nessa situação, o outro passou a ser um risco. Passamos a ter medo do outro”.

Fonte: Agência Brasil

Leiam essa reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/dia-de-finados-como-pandemia-abalou-processo-de-luto/

Até amanhã meus fiéis seguidores


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário