terça-feira, 1 de março de 2022

01 de março de 2022 (terça-feira)

 

Hoje, dia 01 de março de 2022, 3ª. feira, informo que publiquei dia 27 de fevereiro o quarto capítulo de Sombras sobre inflação.

Sombras

 

Capítulo IV

 

DEFLAÇÃO; DESINFLAÇÃO; EFEITOS DA INFLAÇÃO E SEU CONTROLE

Deflação é o inverso da inflação. Isto parece ser uma coisa boa, não é mesmo? Nem sempre. Aliás, quase nunca. Numa ótica keynesiana, os preços acabam caindo sempre que sobram mercadorias por falta de consumidores. Como as empresas não conseguem vender como antes, mesmo aplicando preços menores, o faturamento e o lucro acabam reduzidos. Por que isso? Porque eles não vendem como antes. Os consumidores têm medo de comprar e acabam reduzindo as transações. Isso pode gerar prejuízo no mercado. E os fabricantes tendem a diminuir a produção, causando desemprego.

         O excesso de deflação pode ser agravado pela baixa oferta de moeda. Faltando dinheiro em circulação, todos os setores da economia costumam ser afetados, abalando assim toda a estrutura social... Como disse acima, o processo é o inverso da inflação, isto quer dizer que a deflação ocorre quando os índices de preços de uma economia passam a cair ao invés de subir (queda dos preços), enquanto a inflação representa um aumento contínuo e generalizado dos preços.

Não confundir deflação com desinflação. A desinflação é uma coisa boa, porque é a diminuição lenta e gradual da inflação, não impactando a oferta e demanda.

“A visão Keynesiana não é endossada pela escola de Chicago e escola Austríaca de economia. Estas acreditam que deflação é na verdade um fenômeno monetário ocasionado por uma retração monetária (como o extravio de dinheiro) e/ou aumento da produtividade que permite fabricar mais produtos com os mesmos recursos (tendência natural no ciclo de vida da maior parte dos produtos).

Com menos dinheiro em circulação para uma mesma produção, os produtos acabam tendo de ficar mais baratos para que as vendas se mantenham gerando uma valorização monetária (deflação).

Quando um fabricante consegue melhorar a eficiência de produção gastando menos matérias primas, energia, equipamentos, etc. para fabricar um determinado produto, o preço deste começa a cair a medida que a concorrência passa a fazer o mesmo. Com menos dinheiro sendo gasto pelas pessoas para adquirir a mesma quantidade de produtos, isto também acaba ocasionando uma deflação dos preços. Exemplo disto são TVs e computadores cujos preços estão sempre em queda devido a evolução da tecnologia e aumento da produtividade de fabricação.

Muitas vezes deflação é confundida erroneamente como um desaquecimento da economia, e que por esta razão deve ser evitada. Esta falácia se origina da desestabilização da economia que ocorre durante períodos de redução da inflação. Políticos muitas vezes se utilizam da inflação (expansão monetária) para gerar efeitos econômicos positivos no curto prazo. Por outro lado, esta sensação aparente de prosperidade estagna já que não houve aumento da produção, apenas da quantidade de dinheiro para comprar os mesmos produtos. Diante desta situação, muitos governos acabam aumentando ainda mais o ritmo das impressoras de dinheiro para adiar o estouro da bolha aumentando ainda mais a inflação. Quando enfim as impressoras são desligadas, ocorre um período conturbado de adaptação onde o mercado precisa entender que não há dinheiro novo sendo fabricado e que os preços não precisam mais serem reajustados. Isto gera uma perturbação grande na economia que dá origem aos mitos sobre deflação. Quando a economia se estabiliza, o crescimento costuma ser maior do que o que poderia ser obtido com estímulo artificial no longo prazo.

         Deflação é a tendência natural de toda a moeda (quando não há emissão de dinheiro novo). Como o ritmo de redução dos preços costuma ser bastante lento e previsível, o mercado não sofre da perturbação constante que costuma ocorrer nos períodos de inflação. Outra vantagem da deflação é que as pessoas ficam livres do chamado imposto inflacionário fazendo com que seu dinheiro se valorize com o tempo, ao contrário da desvalorização que ocorreria se houvesse inflação. Isto tem um efeito colateral interessante que é deixar as pessoas menos dependentes de aplicações financeiras em instituições com credibilidade duvidosa. Em períodos de inflação as pessoas são praticamente obrigadas a depositar o seu dinheiro em bancos sob o risco de perder poder aquisitivo com o tempo” (https://pt.wikipedia/Defla %3%A7%%A3o/org/wiki/)

Por exemplo, devido à pandemia do Coronavírus, Brasil teve deflação de 0,38% em abril de 2020 e depois de 0,31% em maio.

Efeitos da inflação:

a)     Cria ineficiência na economia.

b)    É um fator de risco adicional.

c)     Pode distorcer preços relativos.

d)    Pode reduzir investimentos.

e)     Pode atrapalhar investimentos de longo prazo.

f)      Mexe nos preços relativos, dá ganhos para alguns e perdas para outros.

g)    “Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada."

h)    alta de preços foi reduzindo o poder de compra do dinheiro.

i)       implica na diminuição do poder de compra da moeda.

j)      Provoca incertezas na economia.

k)    Desestimula investimentos.

l)       Prejudica o crescimento econômico.

m) Afeta relativamente as camadas menos favorecidas da população, visto que essas pessoas têm menos recursos financeiros disponíveis, influenciando no poder de compra das famílias.

n)    Aumenta o custo da dívida pública.

o)    Assimila o risco das incertezas associadas aos preços mais altos.

p)    Pode paralisar projetos.

q)    Taxa de juros.

r)     Emissão de moeda.

s)      Gera desconfianças sobre a saúde financeira do país.

t)      Pode provocar a alta do dólar.

 

 

Inflação de custos

Inflação de demanda

Inflação inercial

Hiperinflação

 

Controle da inflação:

Aqui se dá – Brasil, pelo Banco Central do Brasil. Que costuma adotar restritiva e aumentar a taxa básica de juros.

Espera-se que o aumento na taxa de juros dificulte o acesso a empréstimos e financiamentos, sendo assim tende a reduzir o consumo. Esse tipo de política possui a capacidade de controlar a inflação.

Foram vários os planos que tentaram frear a inflação no país entre a década de 1960 e 1990. São eles:

  • Plano Trienal;
  • PAEG;
  • Plano Cruzado;
  • Plano Bresser;
  • Plano Verão;
  • Plano Collor;
  • Plano Real;

 

Como podem ver é difícil controlar a inflação. Pior ainda quando ela é muito alta como na década de 80.

A inflação só causa danos quando é alta ou está fora de controle.

          No Capítulo V veremos quais os tipos de inflação:

          No Capítulo VI falaremos de Sombras.

 

***

O que se comemora hoje:

 

Aniversário do Rio de Janeiro

MARÇO – Tema Aniversário do Rio de Janeiro – Colégio Nossa Senhora da Penha

Aniversário do município do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Aniversário dos municípios de Águas Vermelhas, Bandeira do Sul, Belo Oriente, Buritis, Felisburgo, Ibirité, Ibitiúra de Minas, Itacambira, Itamarati de Minas, e São Sebastião da Bela Vista, São Tomé das Letras, em Minas Gerais, Brasil.

Ano Novo no Império Romano.

Dia da Independência da Bósnia e Herzegovina (1992).

Dia da Independência daCoreia do Sul (Samiljeol).

Dia das Crianças Doentes.

Dia de São David no País de Gales.

Dia de Ser Carioca.

Dia Internacional da Proteção Civil.

Dia Mundial de Zero Discriminação.

Dia Mundial do Turismo Ecológico.  

Dia Nacional de Turismo.

Dia Pan-Americano de Turismo.

Falecimento de Ruy Barbosa - Advogado, Orador, Jurista e Político (1923). 

Festival da Matronália, em honra à deusa Hera, protetora da família na antiga Grécia e na Roma antiga.

Festival da Primavera (Martenitsa) na Bulgária.

Festival da Primavera (Martisor) na Romênia e Moldávia (assemelha-se vagamente ao Dia de São Valentim) .

Fundação do Castelo dos Templários, Portugal.

O fogo sagrado de Roma era renovado no Império Romano (ver Vesta)

Terça-feira de Carnaval.                                                                                              F

Último dia (4 ou 5) do Ayyám-i-Há (dias intercalados) na Fé Bahâ’il, dias no calendário Bahá'íl devotados ao serviço e a dar presentes.

 

O que eu comi hoje:

_____________________________________________________________

28-02-2022  (3ª. feira)            59kg000            ______________Pressão: 13x9__

Desjejum (8h00): mamão; café com leite; batata-doce e tapioca.

Lanche (10h30): 1 pedacinho de bolo.

Almoço (13h00): salada de frutas; salada de alface, tomate e cenoura crus; salada de legumes cozidos; arroz integral; feijão preto e peixe frito.

Sobremesa: waffer.

Lanche (16h00): castanhas de caju.

Jantar (18h30); chá de erva-doce com pão, queijo e manteiga esuentad

 

Em 01 de março de 2006, Papa Bento XVI renunciou ao Título de Patriarca do Ocidente.

 

Em 01 de março de 1968, nasceu em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, a modelo e apresentadora de TV brasileira Ana Hickmann.

 Saiba tudo sobre Ana Hickmann - Últimas notícias, biografia, polêmicas e  mais - NaTelinha

 

Em 01 de março de 2021, morreu em Cuiabá, MT, aos 93 anos de idade o político brasileiro Frederico Campos.

 Ex-governador Frederico Campos morre aos 93 anos vítima da Covid-19 ::  Notícias de MT | Olhar Direto

Li no Jornal A Tardede 01 de março de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa:Guerra – Negociação pela paz fracassa e sanções à Rússia são ampliadas”. Putin não entra em acordo com Zelenky, bombardeios seguem e ocidente asfixiar a economia russa.

 Capa do jornal A Tarde 01/03/2022

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 01 de março de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid – Queda de 80% na demanda por leitos de Covid”. Há seis semanas consecutivas, diminui no Ceará as solicitações de leitos de enfermaria e UTI para Covid-19.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulode 01 de março de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Rússia x Ucrânia – Negociação com Ucrânia não avança e Rússia reforça ataque”.   Human Rights Watch relata uso de bombas de fragmentação no quinto dia de ofensiva.

 

Li no Jornal O Estado São Paulode 01 de março de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “A guerra de Putin – Ocidente fecha cerco econômico à Rússia e congela reservas do BC”. Como reflexo, rublo despencou, juros dispararam e houve corrida aos bancos.

                                                                            Capa do jornal Estadão 01/03/2022

Li na Revista Veja Saúde, de dezembro de 2021, a seguinte manchete em capa: “Velha, sim. Doente, não. – A controversa decisão de incluir a velhice na lista Classificação Internacional de Doenças bate de frente com os novos significados que essa fase da vida vem ganhando o número de idosos cada vez mais ativos e produtivos.

Velha, sim! Doente, não - 17/12/2021

Li no site SRzd, de 01 de março de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: 457 anos: Prefeitura do Rio lista dez lugares incríveis da cidade maravilhosa”.

Por Redação SRzd  

 Turistas no Pão de Açúcar. Foto: Pikist

Nenhum comentário:

Postar um comentário