sábado, 26 de março de 2022

26 de março de 2022 (sexta-feira)

Dia 20 de março de 2022, domingo, publiquei a 3ª. e última parte dos Tipos de Inflação; e o sexto capítulo de Sombras será no dia 27 de março.     

Sombras

                                                    Capítulo V

 

Tipos de inflação – Parte 3

                                                             ***

13) Inflação monetária – Emissão de dinheiro fora do controle por parte do governo. Daí advém todos os outros tipos de inflação: inflação da demanda, inflação da oferta, inflação inercial, estagflação, hiperinflação, inflação espiral e inflação estrutural.

 

14) Inflação oficial do Brasil – É considerada, no Brasil, a inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sendo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por exemplo. Em dezembro de 2021, o Brasil apresentou alta de 0,73%, acumulando aumento de 10,06% no ano.

A inflação pode ser medida por outros índices ou outros meios, mas não é a oficial.

15) Inflação reprimida – É aquela em que há congelamento de preços ou determinação de preços máximos por produtos e serviços. Quando os governos adotam essas políticas, gera escassez.

O presidente José Sarney (1985-1990) convocou a população para auxiliá-lo na ambiciosa tarefa de impedir a remarcação dos preços pelos lojistas. Era 28 de fevereiro de 1986. Sarney ao fazer a convocação do povo, em rede nacional de televisão, acreditava ser essa uma maneira de não gerar inflação.

 

Depois veio o Plano Cruzado – um amplo programa de medidas econômicas baseado no congelamento de preços para derrubar a hiperinflação. A taxa anual de inflação era de 200%. Gerou, primeiro, uma inflação inercial. O Plano de Estabilização Econômica (PEE). Por esse Plano, o governo congelou todos os preços da economia por tempo indeterminado e trocou todo o dinheiro em circulação em cruzeiros por uma nova moeda, o cruzado. Cada cruzado valia 1.000 cruzeiros, acabou com a atualização monetária. Já no primeiro mês a inflação foi negativa e causou uma euforia na população.

Aumentou a empregabilidade, os preços ficaram estáveis e s investimentos cresceram. Isto até o segundo semestre de 1986. Mas os comerciantes que congelaram seus preços ficaram defasados em até 40%. A grita foi geral. Na pecuária foi muito pior. Apesar dos economistas aplaudirem o Plano Cruzado, a inflação reprimida aflorou e deu tudo errado depois. Falaremos detalhadamente sobre o assunto em outro momento.

16.Mega acumulada O que o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura. Emissão de dinheiro fora do controle por parte do governo. Este é o conceito correto de inflação. Inflação de demanda: demanda por produtos (aumento do consumo) maior do que a capacidade de produção do país. A inflação de demanda é normalmente causada pela inflação monetária e também o acúmulo de índices de inflação que chegam a taxas incontroláveis. É como alguns economistas explicam essa confusão dos vários tipos de inflação sobretudo a inflação inercial.


17. Memória inflacionária - Inflação Inercial. Em outras palavras esse tipo de inflação é a mega acumulada, aquela que aumenta gradativamente, também chamada de memória inflacionária.

18. Viabilidade econômica – É necessário fazer uma análise e mercado, um estudo das possibilidades para possibilitar o investimento econômico (sua viabilidade econômica.

 

 

O que se comemora hoje:

Dia do Cacau e do Chocolate

 No "dia do cacau", a fruta de onde sai o chocolate, aprenda uma receita  diferente | OPS

Aniversário da emancipação da cidade de Itaberaba, Bahia, Brasil.

Aniversário das cidades de Barueri, Carapicuíba e Poá, São Paulo, Brasil.

Aniversário de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (1772).

Bovespa anuncia fusão com a BM&F, criando a Nova Bolsa, nome provisório da nova instituição surgida com a fusão, vindo ser a terceira maior bolsa de valores do mundo, e segunda das Américas, em valor de mercado (2008).

Chegada do pintor Debret, autor do desenho da bandeira do império brasileiro, ao Brasil (1816).

Dia da Conscientização da Epilepsia, Brasil.

Dia da Independência, Bangladesh, País da Ásia Meidional.

Dia de Santa Lúcia Filippini, Cristianismo.

Dia de São Lúdgero, Cristianismo.

Dia do Cacau e do Chocolate, Brasil.

Dia do Livro Português, Portugal.

Dia do Mercosul.

Dia Estadual da Matemática, São Paulo, Brasil.

Hora do Planeta.

Início da segunda regência da princesa Isabel (1876).

João Paulo II visita o Muro das Lamentações em Jerusalém (2000).

Lua Minguante.

Morte do compositor alemão Ludwig van Beethoven - Viena-Áustria (1770-1827).

Morte do humorista brasileiro Jorge Loredo, o Zé Bonitinho (1925-2015).

Passou a vigorar o Acordo de Schengen sobre livre circulação de pessoas em alguns países da União Europeia e outros signatários (1995).
Signo de Áries.

 Tratado de União” cria o Reino da Grã-Bretanha (1707).

 

 

O que eu comi hoje:

 

____________________________________________________________________

26-03-22 (6a. feira)     59kg000                Pressão: 12 x 8

Desjejum (9h00); Almoço (12h50); Lanche (16h30); Jantar (19h00)

Desjejum: mamão; tapioca; macaxeira com requeijão e café com leite.

Almoço: salada mista (tropical); frango assado; arroz; feijão e couve.

Sobremesa: iogurte grego.

Lanche: maga e pão de alho

Jantar: chá mate com tapioca e pão integral com manteiga e queijo assado.

 

A frase do dia: “Os sítios arqueológicos abrigados nas cavernas podem até mesmo, impactar negativamente “o estudo da evolução da espécie humana” (LEWANDOWSKI, Ricardo ministro do STF, ao suspender parte do decreto pré-histórico de Bolsonaro que autorizaria a construção de empreendimentos ditos de “utilidade pública em áreas de preservação apud Revista Veja, de 07 de fevereiro de 2022. Pág. 19).

 Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal

Em 26 de março de 2020, Macedônia do Norte tornou-se o 30º. Membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte.  

 Adesão da Macedônia do Norte à Organização do Tratado do Atlântico Norte –  Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 26 de março de 1996, nasceu em Lagoa da Prata, Minas Gerais, a atleta brasileira Núbia Soares.

 Brasileira do Barcelona, Núbia Soares faz índice para Tóquio no último dia  - 29/06/2021 - UOL Esporte

Em 26 de março de 2015, morreu no Rio de Janeiro, aos 88 anos, o humorista brasileiro, Jorge Loredo.

 Morre o comediante Jorge Loredo, o eterno Zé Bonitinho - Notícias de cinema  - AdoroCinema

Li no Jornal A Tarde, de 26 de março de 2022, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: “Pandemia – Ocupação UTI-Covid cai na Bahia e no país”. Dados nacionais estão abaixo de 60%. Na Bahia, índice atual é da ordem de 18%. 

Capa do jornal A Tarde 26/03/2022

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 26 de março de 2022, 6a. feira, a seguinte manchete em capa“Covid-19 – Março tem dia com recorde de chuvas”. No último dia 15 do mês, 181 dos 184 municípios do Estado registraram preocupações com o recorde da precipitação. Desde que a Funceme começou a monitorar os eventos pluviométricos no Ceará, em 1973, nunca antes um dia havia registrado chuva em tantos municípios

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 26 de março de 2022, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: “Urna eletrônica – Confiança na urna eletrônica vai a 82%”. Índice é de 13 pontos maior do que o registrado pelo Datafolha no fim de 2020, apesar de ataques do presidente ao sistema.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 26/03/2022

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 26 de março de 2022, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: “Popularidade na pandemia - Trabalho híbrido ganha novas regras e contrato por produção”. No modelo por produtividade, duração e controle de jornada não são regulamentados pela CLT.

 Capa do jornal Estadão 26/03/2022

Li no site SRzd, de 26 de março de 2022, 6a. feira, a seguinte manchete em capa: Cobertura vacinal infantil caiu no estado do RJ nos últimos 5 anos”

25/03/2022 às 11h21 - Por Redação SRzd 

Vacinação. Foto: Tânia Rego - Agência Brasil

Vacinação. Foto: Tânia Rego – Agência Brasil

A cobertura vacinal infantil em todo o estado do Rio de Janeiro registrou queda significativa nos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento da Gerência de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta sexta-feira (26) pela pasta, e que traz um panorama “alarmante”, os índices são os menores desde 2002. A exceção é para a vacina BCG, oferecida nas maternidades. O estudo apontou que o maior impacto foi em 2020, em consequência da pandemia da Covid-19.

A necessidade do isolamento social dificultou o acesso aos postos de vacinação. Conforme o levantamento, naquele ano, aproximadamente 40% dos bebês do estado deixaram de ser imunizados.

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, alertou que muitas doenças graves como o sarampo e a poliomielite podem ser evitadas com a vacinação das crianças. “Por isso, é extremamente importante que os pais procurem os postos com a caderneta vacinal das crianças para que elas recebam todos os imunizantes da rotina infantil”, disse.

A primeira dose da vacina tríplice viral para sarampo, caxumba e rubéola teve queda de aproximadamente 40%, se comparados os anos de 2017, que atingiu 94,29% de imunização e 2021, quando caiu para 55,97%. Na etapa de reforço, a redução é ainda maior, cerca de 46%. Em 2017, a cobertura vacinal era 67,96% e, em 2021, de 36,26%. “A segunda dose deve ser aplicada em crianças de 15 meses a 4 anos de idade. A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é a imunização de 95% do público-alvo”, informou a SES.

Segundo a secretaria, em 2020, o estado do Rio registrou 1.302 casos de sarampo. O número equivale a um aumento de 147% em relação a 2019. Naquele ano, foram anotados 526 casos.

Poliomielite

A cobertura vacinal recuou também para a poliomielite. A queda na aplicação da primeira dose da vacina é de aproximadamente 41%, na mesma comparação. Em 2017, era de 88,76% e, em 2021, de 52,26%. Outra redução que chamou atenção foi nas doses de reforço, aplicadas entre 15 meses e 4 anos. No primeiro reforço, a cobertura passou de 77,20%, em 2017, para 43,24%, em 2021. A diferença corresponde a um recuo de 43,98%. Na última dose, aplicada aos 4 anos, em 2017, ficou em 65,59%, mas em 2021 caiu para 38,07%. “A baixa na cobertura vacinal foi de 41,95%”, completou a SES.

A secretaria informou que o último caso de infecção por poliomielite no Brasil foi registrado na cidade de Souza, na Paraíba, em 1989. Em 1994, o país recebeu o certificado de eliminação da pólio. A erradicação da doença, também conhecida como paralisia infantil, é resultado do sucesso do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prevê um calendário para aplicação de forma gratuita de mais de 12 vacinas em crianças de até 5 anos.

Entre as vacinas previstas no calendário do PNI para crianças de até 5 anos de idade, estão a BCG; a hepatite A e B; a penta para difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae B e hepatite B; a pneumocócica 10 valente; a vacina inativada poliomielite (VIP); a vacina rotavírus Humano (VRH); a meningocócica C (conjugada); a vacina oral poliomielite (VOP ); a de febre amarela; a tríplice viral; a DTP para difteria, tétano e coqueluche; e varicela para catapora.

Para os adolescentes, estão disponíveis das vacinas HPV quadrivalente (papilomavírus humano); a dTpa para gestantes adolescentes e contra difteria, tétano e coqueluche; a meningocócica ACWY (conjugada) e a dT (difteria e tétano). “Embora o Calendário Nacional de Imunizações preveja faixas etárias para aplicação das vacinas, é importante reforçar que os imunobiológicos ficam disponíveis nas salas de vacinação dos municípios para que os esquemas vacinais sejam completados em qualquer idade”, informou a secretaria.

Covid-19

A aplicação da vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos e da CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos está autorizada pelo Ministério da Saúde desde janeiro deste ano. “O esquema vacinal prevê duas doses: no caso da Pfizer, o intervalo é de oito semanas; e para a CoronaVac, 28 dias. A cobertura vacinal nesta faixa etária em todo o estado está em 32%, com mais de 500 mil doses já aplicadas”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Leiam a reportagem completa (acima), acessando o link abaixo:

 

https://www.srzd.com/brasil/pela-gravidade-fatos-carmen-lucia-autoriza-inquerito-ribeiro/

 

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário