domingo, 5 de julho de 2020

05 de julho de 2020 (domingo)

Hoje fomos à praia. Sim, à praia! Aqui, em tempos de pandemia é proibido ir à praia para evitar aglomerações. Mas não desrespeitamos as autoridades. Fomos a uma praia particular: praia do Condomínio Golf Ville. Uma beleza! água morna, límpida, ondas agradáveis, sem ventania! Não tem vendedores nem barracas nem aglomeração. Passamos uma agradável manhã.

 

O que se comemora hoje:

 

Dia da Fundação do Exército da Salvação

Exército de Salvação (@ExercitoSalvaPT) | Twitter 

Aniversário do município de Fernando Prestes, São Paulo, Brasil.

Aniversário do município de Itaguaí, Rio de Janeiro, Brasil.

Aniversário dos municípios de Antônio Gonçalves e Cândido Sales na

Bahia.

Aniversário dos municípios de Beberibe e Sobral, no Ceará.

Dia da Fundação do Exército da Salvação, Brasil.

Dia da Independência da Argélia.

Dia da Independência de Cabo Verde.

Dia da Independência da Venezuela.

Dia de Angus Mac Og, Deus da Juventude e da Beleza, Mitologia Céltica.

Dia de Santo Antônio Maria Zaccaria, medico e religioso, Santo do dia.

3º. Eclipse Lunar Penumbral.

 

O que eu comi hoje:

 

____________________________________________________________________

05-07-20 (domingo)       58kg850                Pressão: 13 x 9

Desjejum (7h30); Lanche (11h30); Almoço (14h00); Lanche (16h30); Jantar (19h00)

Desjejum: mamão; café com leite, aipim; tapioca com ovo.

Almoço: arroz; farofa; vatapá; moqueca de camarão e Pepsi cola

Sobremesa: goiabada com creme de leite.

Jantar: pizza com Coca-Cola.

 

A frase do dia: “A ditadura fez mal ao Exército, ao despertar em seu seio ambições políticas e cizânias” (TOLEDO, Roberto Pompeu in Lição inútil, apud Revista Veja, de 18 de março de 2020. Pág. 88),


Mário de Andrade e o modernismo por Roberto Pompeu de Toledo ...

 

 

 

Em 05 de julho de 2018, Lituânia tornou-se o 36º. membro da OCDE.

 Conheça Lituânia, País sede da Copa do Mundo

Em 05 de julho de 1995, nasceu a atriz brasileira Alice Milagres.

 Alice Milagres | Artistas | GSHOW

Em 05 de julho de 2008, morreu o artista plástico brasileiro Frank Schaeffer.

 Frank Schaeffer pintor - Guia das Artes

 

Li no Jornal A Tarde, de 05 de julho de 2020, domingo, Capa do jornal A Tarde 05/07/2020

Li no Jornal A Tarde, de 05 de julho de 2020, domingo, a seguinte manchete em capa: “Negócios – Área tecnológica é ‘oásis’ de empregos na crise”. Busca por profissionais segue demanda alta para serviços de instalação, uso e suporte.  

Capa do jornal A Tarde 05/07/2020

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 05 de julho de 2020, domingo, a seguinte manchete em capa: “Retomada – Fortaleza entra na fase 3 da retomada”.  Com restrição na fase 3 na Capital, Governo evita retroceder plano.

 Li no Jornal Folha de São Paulo, de 05 de julho de 2020, domingo, a seguinte manchete em capa: “Troca de cargos – Gabinete de Bolsonaro teve vaivém suspeito de salários”. Documentos mostram sucessivas trocas de cargos de assessores; prática depois banida na Câmara.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 05/07/2020

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 05 de julho de 2020, domingo, a seguinte manchete em capa: “Pandemia – Casos de Covid crescem em 12 de 18 capitais após reabertura”. Com avanço da pandemia e aumento da pressão no sistema da saúde, cidades já recuam em flexibilização.

 Capa do jornal O Estado de Sao Paulo 05/07/2020

Li no site SRzd, de 059 de julho de 2020, domingo, a seguinte manchete em capa: “A cruel luta pela sobrevivência dos índios brasileiros, por Sidney Rezende”.

05/07/2020 às 14h28 - Por Redação SRzd


Dario Kopenawa Yanomami, liderança da Hutukara Associação Yanomami. Foto Daniel Klajmic/ISA

Ao lado do assustador desmatamento da floresta amazônica, que já acendeu a luz vermelha dos principais centros compradores de produtos brasileiros, o que se assiste agora é um ataque covarde e desproporcional contra os nativos do nosso país.

Os repetidos sinais do presidente Jair Bolsonaro favorável aos garimpeiros, grileiros, fazendeiros e invasores, conjugado à desmontagem das forças de fiscalização que restavam no Ibama e outros órgãos federais, colocam em risco a vida dos 900 mil indígenas que ainda resistem na luta por suas terras.

Ativistas brasileiros e estrangeiros denunciam que o ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, é um dos inimigos dos povos indígenas e talvez o maior defensor no governo – depois do próprio presidente do Brasil – que mais trabalha para que a floresta venha abaixo e ela seja transformada em pasto para gado.

Mesmo com leis favoráveis aos direitos dos indígenas, e artigos constitucionais muito claros, nada disso tem sido suficiente para impedir a ação de invasores e os assassinatos de lideranças nos últimos meses.

O drama mais recente é o crescimento da propagação do coronavírus, que se diz criminoso, e que tem chegado às aldeias. Agora mesmo, surgiu outro problema. Militares estariam predispostos a dar cloroquina aos povos indígenas, medicamento de ineficácia já comprovada. O Exército fabricou grande quantidade do medicamento em nítido desperdício de dinheiro do contribuinte. O Ministério Público Federal está com uma investigação em andamento.

Na sexta-feira, o líder Dário Yanomami teve a oportunidade de relatar tudo isso ao vice-presidente general Hamilton Mourão. Chegou a circular que existiriam 20 mil garimpeiros ilegais em território Yanomami. O vice-presidente, para surpresa de todos, disse que isso não é verdade e que o número estimado é de “3.500”. Esta declaração foi o suficiente para ele ser massacrado nas redes sociais. “Faça alguma coisa, então!”, foi a frase mais repetida.

Leia abaixo as reivindicações dos indígenas:

1. A retirada de todos os invasores da Terra Indígena Yanomami;

2. A destruição de todo equipamento usado para a prática de crimes e a destruição de pistas de pouso clandestinas, que são utilizadas para abastecer o garimpo e alimentar a continuidade dos garimpeiros na TIY;

3. A prisão dos invasores e o avanço de investigações aprofundadas sobre a cadeia do ouro ilegal, que possam identificar e punir os responsáveis pelo financiamento do garimpo ilegal dentro da TIY;

4. A reabertura das Bases de Proteção etno ambiental de Serra da Estrutura e Korekorema e a manutenção da Base no rio Mucajaí, a fim de impedir que invasores continuem a entrar naTIY;

5. O fortalecimento da fiscalização no espaço aéreo de Roraima e Amazonas, a fim de identificar aeronaves que realizam voos clandestinos em direção à Terra Indígena Yanomami para abastecer a atividade garimpeira ilegal;

6. Um plano de alerta precoce e resposta rápido que possa ser rapidamente executado para retirar novos invasores;

7. A elaboração e implementação de um Plano de Proteção e Fiscalização da TIY por uma comissão interinstitucional incluindo o Exército, FUNAI, IBAMA, ICM Bio, Receita Federal, MPF, MJ e representantes indígenas.

Leiam essa reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/luta-indios-brasileiros/

 

Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário