sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

07 de janeiro de 2022 (sexta-feira)

 

Domingo, dia 02 de janeiro de 2022, publiquei o último capítulo do livro Rito Ovídio. Aguardo comentários, críticas e eventuais correções. Muito obrigada!

 

***

***

Capítulo LVIX
          A Festa

 ***

Foi uma festa bonita? Foi. E foi cara? Foi. Gastou-se muito dinheiro. Não teve pechincha. Mesmo cara, foi luxuosa? Poderia ser cara, mas não luxuosa. Nem tudo que é caro é luxo. Pode ser de mau gosto, cafona, excesso de alguma coisa ou falta de outras, ou falta de espaço para os meninos brincarem, dançaram ou ficarem. Nada disso. Foi tudo pensado.

Sara e Reginaldo estavam felizes e até perplexos com tanta luz, tanto luxo e com a alegria sem fim da moçada. Eles nunca nem sonharam com uma festa dessa proporção. Dizem que as festas dos pobres são melhores. Pobres eles não eram, mas ricos também não. Eram classe média que sempre levaram a vida contida, sem nenhum exagero.

O cerimonial brilhou. Começou a acontecer às 8 horas da noite, com os pais de Rito e o próprio recebendo os convidados. Não demorou muito tempo porque os convidados não mereciam esperar demais. E ao entrar no salão um “oh! ” Ou “uau! ” De encantamento se viam entre os convivas. Eram encaminhados às suas mesas e o serviço dos comes e bebes eram iniciados.

A entrada foi triunfante. Ele estava de braços dados com Melissa. A entrada do rapaz foi um dos momentos mais esperados. Não demorou muito a cerimônia. Logo começaram os rodopios da valsa. Se se tratasse de aniversariante feminina, esta dançaria a valsa com o príncipe e depois com pai dela. Mas, no caso, o aniversariante era um rapaz. E ele dançou com Melissa, sua namorada e depois com sua mãe.

Depois ocorreram outras danças com familiares (primas, madrinha e tias). Em seguida foi uma beleza, todos dançaram com trocas de pares. E ver do alto da escada, o salão parecia encantado, de tanta belezura... Parecia cinema. Sara estava exultante com tanta coisa boa acontecendo. Seu filho merecia isso. Ela se lembrou de que esses últimos dois anos foram difíceis. 2070 e 2021 nunca mais!

         Após a valsa, começou a ser postado um vídeo sobre a trajetória de Rito. Parece que não tinha muito o que dizer – os primeiros 20 minutos foram a infância dele: do nascimento até os 14 anos. Daí para frente foi o último ano da sua vida antes dos 15 anos, quando seus pais projetam o que almejavam para o seu futuro.

Nada do que ocorre numa festa de 15 anos. Os “ritos” de passagem de uma festa de 15 anos tradicional são:

Valsa com o pai • Troca de Sapato • Anel de Debutante

Estes ritos não foram seguidos. Até dançar com sua mãe ele dançou, cedendo a dama ao seu marido: Reginaldo, o pai dele. Troca de sapato jamais, porque ele não usa salto e anel de debutante não era o caso.

Momento do Parabéns: é o momento de confirmação! O momento em que Rito Ovídio, oficialmente, completou sua idade! Por este motivo, após a retrospectiva do vídeo, foi o momento mais adequado. Foi cantado o Parabéns enquanto o bolo era servido. Ficou muito bonito o Parabéns cantado ao som de violinos.

O salão foi entregue às visitas e cada um ao sair da festa levou como lembrança uma cópia de dois vídeos; o da retrospectiva de sua vida e o da festa sendo editado agora.

8 de janeiro de 2022 é o seu dia, Rito Ovídio!

Fim

***

 

 

 

 

O que se comemora hoje:

Dia do Leitor 

Dia do leitor: desafios da leitura no Brasil | Educa Mais Brasil

Dia da Liberdade de Culto, Brasil.

Dia do Leitor, Brasil.

 

O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

07-01-2022    (6ª. feira)     59kg950            _____________ Pressão: 12 x 9

Desjejum (9h30): melão; café com leite em pó e macaxeira com requeijão.

Almoço (12h30): salada; arroz integral e peixe grelhado e desfiado.

Lanche (16h00): iogurte com frutas.

Jantar (20h00); chá de hortelã com tapioca com banana.

 

A frase do dia: “Meu salário era acima de 14.000 reais, mas eu recebia 900 reais. Eles ficavam até com a gratificação natalina. Na época, eu precisava muito desse dinheiro. Hoje tenho vergonha disso” (SANTOS, Marina Ramos Brito,33 anos, diarista, apud Revista Veja, de 07 de novembro de 2021, na reportagem A Rachadinha de 2 milhões. Pág. 30).

Exclusivo: A rachadinha de R$ 2 milhões de Davi Alcolumbre | VEJA

Em 07 de janeiro de 2020, publicada na revista científica Nature e descoberta por astrônomos da onda Radcliffe, a maior estrutura gasosa da Via Láctea. 

 Estudo mostra novo mapa da Via Láctea com 'berçário' de estrelas | Ciência  e Saúde | G1

Em 07 de janeiro de 1987, nasceu o velocista brasileiro Bruno Lins.

Bruno Lins vence os 100 e os 200 m em meeting nos Estados Unidos - Surto  Olímpico

Em 07 de janeiro de 2021, morreu o cantor e compositor brasileiro Genival Lacerda.

 Funarte - Portal das Artes

Li no Jornal A Tardede 07 de janeiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Pandemia – Casos Covid tem alta de 270% em Salvador”. Mais de 80% dos internados UTIs na capital não tomaram a vacina contra a Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.  

 Capa do jornal A Tarde 07/01/2022

Li no Jornal Diário do Nordestede 07 de janeiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Cirurgias eletivas são suspensas na rede estadual”. A medida foi tomada devido a demanda de casos de síndromes gripais.  Esta é a terceira vez que o Estado suspende os procedimentos. As outras vezes ocorreram em março de 2020 e fevereiro de 2021

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulode 07 de janeiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Variante – Ômicron causa 1ª. morte, cancela eventos e sobrecarrega saúde”. Variante leva à disparada de casos e prontos-socorros estão lotados; afastamentos afetam empresas.

 Capa do jornal Estadão 07/01/2022

Li no Jornal O Estado de São Paulode 07 de janeiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Nova estratégia – Ômicron e influenza frustram planos de volta ao escritório”.  Infecções de funcionários afetam operações da aérea Azul.

 Capa do jornal Estadão 07/01/2022

Li na Revista Veja Saúde, edição 474, de dezembro de 2021, a seguinte manchete em capa:Família – Velhos, sim ... Doentes, não! A nova cara e os desafios da velhice”. Decisão da OMS de incluir a velhice na sua lista oficial de doenças — que acaba de ser revertida — suscita debates sobre os novos significados dessa fase. Leia mais em: https://saude.abrilcom.br/familia/velhos-sim-doentes-nao-a-nova-cara-e-os-desafios-da-velhice/

 Velha, sim! Doente, não - 17/12/2021

Li no site SRzd, de 07 de janeiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: Comitê Científico do estado orienta adiamento dos desfiles na Sapucaí”

Por Redação SRzd  

Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Cezar Loureiro - Riotur

Nenhum comentário:

Postar um comentário