quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

13 de janeiro de 2022 (quinta-feira)

 

Domingo, dia 02 de janeiro de 2022, publiquei o último capítulo do livro Rito Ovídio. Aguardo comentários, críticas e eventuais correções. 

 

O próximo livro tratará de economia: muita inflação, endividamento das famílias e do país... o livro anterior tratou da história de um menino de 14 anos, classe média, filho único, vida simples, vivendo o cotidiano, o coronavírus, as aulas online e presenciais. Foi de quando ele fez 14 anos até os 15.

                                                                                                                                                

O que se comemora hoje:

Dia Internacional do Leonismo

 13 de janeiro: o Dia Internacional do Leonismo - ES1

Ano Novo, segundo o Calendário Juliano, Rússia.

Dia da Democracia, Cabo Verde.

Dia de Santo Dia de Santo Hilário de Poitiers, Cristianismo

Dia Internacional do Leonismo.

Restauração do Município - Feriado Municipal nos Municípios de Cadaval, Santa Marta de Penaguião, Viana do Alentejo e Vila Nova de Poiares, Portugal.

 

O que eu comi hoje:

____________________________________________________________

13-01-2022    (5ª. feira)     59kg650            _____________Pressão: 13 x 9

Desjejum (7h30): mamão; Nescau e macaxeira com requeijão.

Almoço (12h15): salada mista; arroz integral; frango e legumes cozidos.

Sobremesa: rapadura.

Lanche (16h30): wafers.

Jantar (20h00); leite com abóbora e granola

 

A frase do dia: “Não está claro o quanto o presidente ganhará com um auxílio conseguido em troca de sacrificar o teto?” (RANGEL, Ricardo, articulista de Veja, apud Revista Veja, de 3 de novembro de 2021, no artigo O Maremoto e Capitão. Pág. 45).

 Ricardo Rangel: "Nunca houve um impeachment mais justo do que o impeachment  do Bolsonaro" - YouTube

Em 13 de janeiro de 2021, foi aprovado o segundo impeachment do presidente dos Estados Unidos Donald Trump sob acusação de incitamento à insurreição após invasão do Capitólio.

Câmara dos EUA aprova novo impeachment de Trump – DW – 13/01/2021

Em 13 de janeiro de 1971, nasceu a atriz brasileira Isabela Souza.

 Isabela Souza - AdoroCinema

Em 13 de janeiro de 2021, morreu o cardeal brasileiro Eusébio Oscar Scheid; morreu, também, o advogado e político brasileiro Maguito Vilela.                

 Cardeal Eusébio Oscar Sheid, arcebispo emérito do Rio, morre aos 88 anos em  decorrência da covid-19 | Rio de Janeiro | O DIA              Maguito Vilela começou a carreira política como vereador e chegou a  governador e senador por Goiás | Goiás | G1

Li no Jornal A Tardede 13 de janeiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Bahia – 80% dos casos graves de Covid são de não vacinados”. Estado tem índice semelhante nas redes pública e privada de saúde.

 Capa do jornal A Tarde 13/01/2022

Li no Jornal Diário do Nordeste 13 de janeiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Explosão de contaminações – Síndromes gripais lotam UPAs na Capital”. Atendimentos de UPAs de Fortaleza chegam ao dobro do que foi registrada quando do pico da Covid-19. 

Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

 

Li no Jornal Folha de São Paulode 13 de janeiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Explosão de contaminações – Ômicron lota postos em SP e desfalca equipes médicas”. Há falta de testes de Covid, redes de hospitais e farmácias suspendem aplicação.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 13/01/2022

Li no Jornal O Estado São Paulode 13 de janeiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Explosão de contaminações – Além das filas, Brasil pode ter falta de kits de testes de Covid”. Laboratórios priorizam casos graves e profissionais de saúde.

Capa do jornal Estadão 13/01/2022

Li no site SRzd, de 13 de janeiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: Inflação em alta: veja ações emergenciais para enfrentar esta realidade”

13/01/2022 às 11h13 - Por Redação SRzd 

Dinheiro. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Dinheiro. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A inflação é uma realidade no Brasil, atingindo pesadamente o bolso dos brasileiros. Dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aponta que a inflação oficial no país fechou 2021 registrando uma alta no custo de vida de 10,06%. Mas, a inflação real que abate o bolso do brasileiro é muito maior, sendo que os preços de itens básicos são os que mais sobem.

A comprovação dessa triste realidade é muito simples, basta ir a qualquer supermercado, loja ou posto de combustível e ver que o dinheiro não tem mais o valor para consumo que tinha em 2020.

 “Por mais que possa se argumentar que o mundo está passando por uma alta inflacionária, no Brasil temos um aumento ainda maior e é preciso ver o impacto direto desses números para a população, que é o que mais importa. E infelizmente o resultado vem sendo drástico, com o aumento do endividamento e, o pior, da miséria”, analisa Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

O especialista explica que são necessárias estratégias drásticas para combater essa inflação, e mesmo assim serão sentidos os reflexos nas contas.

“Os reajustes nos ganhos geralmente são mensais, mas os aumentos dos preços são diários, sendo necessária atenção a cada item de consumo. É preciso reavaliar cada ato de consumo”, explica Domingos.

Algumas medidas

São muitas as medidas a serem tomadas para o reajuste das finanças, mas algumas devem ser imediatas. O presidente da Abefin listou sete dessas:

• Energia, água e gás – Banhos longos, luzes acessas e dispositivos ligados na tomada podem consumir muita energia elétrica sem perceber – e esses são gastos que passam despercebidos até o momento de pagar a conta. O mesmo acontece com o uso de água e gás. Economizar no uso desses recursos e tomar mais cuidado ao usá-los vai acarretar uma economia na conta no fim do mês.

• Conta de celular, streaming e cabo – As tarifas das operadoras de celular podem aumentar e, por isso, recomendo comparar os valores. Também cuidado com serviços de streaming e tv à cabo, muitas vezes se contratou e não utiliza mais, contudo o gasto continua a corroer as finanças. Um alerta se faz a aplicativos pagos e joguinhos de celular, esses são realmente necessários?

• Supermercado – O preço de alguns itens básicos aumentou em grandes proporções, o que pode prejudicar ainda mais o seu bolso. Recomendo fazer uma lista de compras com os itens que são realmente necessários e optar por marcas mais baratas. Tome cuidado também com as promoções: às vezes pode parecer vantajoso levar produtos em maior quantidade pelo preço de um, mas você pode estar desperdiçando dinheiro.

• Reutilize – Roupas, por exemplo, são itens que podem ser reutilizados criando novas peças, o mesmo pode ser feito com vários produtos, até alimentos. Assim você consegue economizar – e esses não são produtos baratos. A recomendação é que você pense em todos os outros itens de sua casa que podem ser reutilizados e não gaste duas vezes.

• Gastos com lazer – Um dos gastos mais fáceis de controlar são os relacionados a passeios, restaurantes e lazer no geral. Com a inflação, os passeios ficam cada vez mais caro – e por isso é recomendado evitar passeios mais custosos. Dê preferência a opções de lazer mais baratas, a diversão pode ser a mesma.

• Pequenos gastos – Esses são os grandes vilões dos orçamentos e como são gastos pequenos, eles passam despercebidos e, ao final do mês, o valor total pode ser surpreendente. O melhor é evitar pequenos excessos de todos os dias como vários cafés e lanchinhos, e até a cervejinha, pois isso pode consumir boa parte de sua renda.

• Carro – O combustível é um dos vilões dessa alta inflacionária, assim, é preciso otimizar esse gasto. Faça uma análise, ´pode ser mais econômico deixar de usar o carro no dia a dia e optar pelo transporte público, ou mesmo pode ser vantajoso usar aplicativos de transporte e vender o veículo. Mais uma opção pode ser compartilhar viagens e dividir as despesas. Outro fator que deve sempre lembrado é de manter o carro revisado para evitar gastos com manutenção.

Leia também:

+ Ministro da Saúde, Queiroga teme colapso por avanço da Ômicron

+ Bolsonaro dá boas-vindas à Ômicron; OMS rebate presidente

 

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/inflacao-alta-acoes-emergenciais-enfrentar-realidade/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário