domingo, 13 de fevereiro de 2022

13 de fevereiro de 2022 (domingo)_

 

Hoje estamos publicando o segundo capítulo de Sombras sobre inflação. O próximo capítulo procura conceituar e definir a inflação.

Sombras

Capítuo II

INFLAÇÃO

 

Em 06 de novembro de 2019, Ernesto Chaves publicou na reportagem Efeito Colateral, que quer dizer que não é “nada desprezível o impacto da crise” na Argentina. “A razão é que o Brasil está fincado sobre bases econômicas muito mais sólidas do que a da fragilizada Argentina. Um dos grandes antídotos são suas generosas reservas internacionais, um colchão que previne o país de ataques especulativos e da fuga de capitais – coisa que os argentinos não têm”. Ainda na mesma reportagem, o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega diz que a solidez macroeconômica é percebida pelo mercado. Nenhum investidor teme uma crise cambial brasileira”, O triste tango argentino – mais um, já que este é o sexto período de vacas magérrimas que o país atravessa desde os anos 1980 – produz números de arrepiar. O PIB deve retroceder 2,9% e os preços dispararam 55% em 2018/2019. Só Venezuela e Zimbábue registraram inflação pior. Não é isso o que se vê já no ano seguinte, 2020. Pelas estimativas do Fundo Internacional Monetário, a inflação brasileira deve encerrar o ano em 7,9%, valor abaixo do medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já ultrapassou os 10,25% no acumulado dos últimos 12 meses.

 

1968–1978: no Brasil, a década, ficou conhecida como “milagre econômico”.

1919: na Argentina – 53,8%

2020: na Argentina – 50,9%

Se o relatório do FMI estivesse em consonância com o Boletim Focus, do Banco Central, e a inflação para 2021 estivesse projetada na casa de 8,69%, a proporção de países com inflação menor que a brasileira seria de 86%.

André Braz, pesquisador do Ibre, disse em entrevista ao G1 que o esfarelamento do Real é um agravante nesta situação. Além disso, outros países estão se recuperando mais rapidamente por causa de estímulos fiscais que propõem um aquecimento econômico.

O problema desses estímulos é que a demanda por produtos, principalmente commodities, está gerando escassez no mercado e os preços de itens como petróleo e carvão estão mais altos. E o Brasil, imerso em um cenário de descompasso fiscal, crise política e aumento na taxa de juros, mostra aos investidores que apostar na economia local é mais arriscado, fazendo com que o dólar fique mais caro e ajude a pressionar a inflação.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) indicou que o Brasil vai fechar 2021 com a inflação superior à de 83% dos países no mundo e dois itens são cruciais para explicar a situação: moeda desvalorizada e recuperação econômica mais lenta.

 

Os dados foram compilados a partir do relatório “World Economic Outlook”, feito mensalmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e que leva em conta a situação econômica de 200 países. Pelas estimativas do Fundo, a inflação brasileira deve encerrar o ano em 7,9%, valor abaixo do medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já ultrapassou os 10,25% no acumulado dos últimos 12 meses.

+ O gestor de fundo global de criptoativos Gustavo Cunha explica como diversificar seus investimentos em ativos de alto risco, em 2022.

+ Inflação: entenda por que o preço dos alimentos não vai cair tão cedo.

Se tudo seguir conforme os números apontam, o Brasil vai ficar com uma inflação maior do que entre os emergentes, que giram na casa dos 5,8% e acima da média mundial, de 4,8%.

Para se ter uma ideia do quão lenta é a retomada econômica brasileira, o FMI apontava no mesmo relatório divulgado em outubro de 2020 que 57% dos países avaliados tinham inflação menor que o Brasil.

No capítulo III deste livro vamos compreender o que é inflação, 27 de janeiro de 2022

***

O que se comemora hoje:

 

Dia Mundial do Rádio

13 de fevereiro - Dia Mundial do Rádio

Dia do Procurador do Estado da Paraíba, Brasil.

Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército.

Dia Mundial do Rádio.

Fim da Noite Polar na Ilha do Urso, Noruega.

Festival da Parentália, no antigo Império Romano, em homenagem à Vesta, a Deusa do Lar, Mitologia Romana.

World Radio Day.

 

O que eu comi hoje:

_____________________________________________________________

13-02-2022 (domingo)           59kg650            ______________Pressão: 13x9__

Desjejum (9h00): mamão; café com leite; queijo e macaxeira com requeijão.

Lanche (11h00): 1 pastelzinho.

Almoço (13h00): salpicão; arroz integral; frango cozido e coca-cola.

Sobremesa: 2 brigadeiros.

Jantar (19h00): pizza.

 

A frase do dia: “Ele vai passar como uma pedra nos rins. Com sofrimento, mas vai passar” (COELHO, Paulo, escritor e crítico do governo, antecipando o futuro de Jair Bolsonaro apud Revista Veja, de 28 de julho de 2021, in Veja essa! Pág. 16).

 Coronavírus: Paulo Coelho libera e-books gratuitos para ler na quarentena -  Revista Marie Claire | Cultura

Em 13 de fevereiro de 2019, NASA conclui a missão de quinze anos do  Opportunity Mars após ser incapaz de religar o astromóvel da hibernação.

 Missão no Ártico planeja testar condições de vida em Marte

 

Em 13 de fevereiro de 1987, nasceu o surfista brasileiro Mineirinho (Adriano de Souza).

 Adriano de Souza (Mineirinho)

Em 13 de fevereiro de 2019, morreu, aos 97 anos de idade, a atriz, cantora, compositora e diretora brasileira Bibi Ferreira.

 Bibi Ferreira; FOTOS | Pop & Arte | G1

Em 13 de fevereiro de 2022, morreu, aos 82 anos de idade, o médico, empresário e fundador do grupo Unip/Objetivo brasileiro, de causas naturais, João Carlos di Genio.

 João Carlos di Genio, fundador do grupo Unip/Objetivo, morre aos 82 anos -  País - Diário do Nordeste

Em 13 de fevereiro de 2022, morreu em acidente de carro, aos 51 anos de idade, o cantor sertanejo de música contemporânea Samuel Santos da dupla com seu irmão Daniel dos Santos Xote dos Garotos.

 Cantor Samuel Santos segurando celular em passeio de barco

Li no Jornal A Tardede 13 de fevereiro de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa:Migração – Emprego é maior desafio para refugiados na Bahia”. Venezuelanos são maioria entre nacionalidades reconhecidas, entre 2011 e 2020.

 Capa do jornal A Tarde 13/02/2022

Li no Jornal Diário do Nordeste de 13 de fevereiro de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Carnaval – Covid-19 ainda requer controle no Ceará”.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulode 13 de fevereiro de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Imunização de crianças – Vacinação infantil no Brasil é lenta”.  País fica em penúltimo entre dez com dados detalhados analisados; limitação de doses e desinformação pesam contra.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 13/02/2022

Li no Jornal O Estado São Paulode 13 de fevereiro de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Renovação de matriz – Energia solar domina leilão que vai ampliar capacidade do setor elétrico”. Geração fotovoltaica tem 1.263 projetos apresentados; o equivalente a quase cinco usinas de Belo Monte.

 Capa do jornal Estadão 13/02/2022

Li no site SRzd, de 13 de fevereiro de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: Governo de São Paulo alerta para estoque baixo de sangue e convoca doadores em todo estado”.

13/02/2022 às 10h18 - Por Redação SRzd 

Doação de sangue. Foto: Divulgação 

 

Doação de sangue. Foto: Divulgação

O Governo de São Paulo precisa urgentemente de doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias.

A situação é crítica nos bancos de sangue é crítica em todo o estado e os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.

Por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias, a doação de sangue registrou queda, impactando o nível das reservas. Os hemocentros de todo o Estado fazem um apelo para que a população faça doações.

“Estamos com uma queda importante nas doações de sangue, o que pode prejudicar o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais. Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados”, alerta o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Medidas preventivas contra a Covid-19

Durante a pandemia, os bancos de sangue adotaram todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

-Candidatos à doação de sangue que tiverem o diagnóstico ou suspeita de Covid-19 serão considerados inaptos por um período de 10 dias após a completa recuperação.

-Candidatos à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta do exame.

Critérios para doar sangue:

· Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
· Estar com a saúde em dia;


· Pesar, no mínimo, 50 kg;


· Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);
· Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 13 horas antes da doação;
· Não deve estar em jejum. 

Serviços

A população pode consultar todos os endereços para a doação no site saude.sp.gov.br. Confira a lista dos principais Hemonúcleos do estado para doação:

– Pró-Sangue: agendamento através do telefone: Alô Pro-Sangue – (11) 4573-7800 ou pelo site prosangue.sp.gov.br

– Hemocentro Ribeirão Preto: mais informações pelo site https://www.hemocentro.fmrp.usp.br

– Hemocentro Unicamp: mais informações pelo site https://www.hemocentro.unicamp.br

– Hemocentro de Botucatu: recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos domingos, das 7h às 13h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.

– Hemocentro de Marília: O Hemocentro da Famema fica na Rua Lourival Freire, nº 240 (ao lado do Fórum) no bairro Fragata. O telefone para mais informações é (14) 3402-1850 – famema.br/hemocentro.

Leia também:

+ Casos de HIV criam cenário de pavor na indústria pornô

+ Ex-ministro do STF, Barbosa não duvida de atentados contra Lula e Moro

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/governo-sao-paulo-estoque-baixo-sangue-convoca-doadores-todo-estado/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário