terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

15 de fevereiro de 2022 (terça-feira)

 

Hoje estamos publicando o segundo capítulo de Sombras sobre inflação. O próximo capítulo procura conceituar e definir a inflação.

Sombras

Capítuo II

 

INFLAÇÃO

 

 

Em 06 de novembro de 2019, Ernesto Chaves publicou na reportagem Efeito Colateral, que quer dizer que não é “nada desprezível o impacto da crise” na Argentina. “A razão é que o Brasil está fincado sobre bases econômicas muito mais sólidas do que a da fragilizada Argentina. Um dos grandes antídotos são suas generosas reservas internacionais, um colchão que previne o país de ataques especulativos e da fuga de capitais – coisa que os argentinos não têm”. Ainda na mesma reportagem, o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega diz que a solidez macroeconômica é percebida pelo mercado. Nenhum investidor teme uma crise cambial brasileira”, O triste tango argentino – mais um, já que este é o sexto período de vacas magérrimas que o país atravessa desde os anos 1980 – produz números de arrepiar. O PIB deve retroceder 2,9% e os preços dispararam 55% em 2018/2019. Só Venezuela e Zimbábue registraram inflação pior. Não é isso o que se vê já no ano seguinte, 2020. Pelas estimativas do Fundo Internacional Monetário, a inflação brasileira deve encerrar o ano em 7,9%, valor abaixo do medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já ultrapassou os 10,25% no acumulado dos últimos 12 meses.

 

1968–1978: no Brasil, a década, ficou conhecida como “milagre econômico”.

1919: na Argentina – 53,8%

2020: na Argentina – 50,9%

Se o relatório do FMI estivesse em consonância com o Boletim Focus, do Banco Central, e a inflação para 2021 estivesse projetada na casa de 8,69%, a proporção de países com inflação menor que a brasileira seria de 86%.

André Braz, pesquisador do Ibre, disse em entrevista ao G1 que o esfarelamento do Real é um agravante nesta situação. Além disso, outros países estão se recuperando mais rapidamente por causa de estímulos fiscais que propõem um aquecimento econômico.

O problema desses estímulos é que a demanda por produtos, principalmente commodities, está gerando escassez no mercado e os preços de itens como petróleo e carvão estão mais altos. E o Brasil, imerso em um cenário de descompasso fiscal, crise política e aumento na taxa de juros, mostra aos investidores que apostar na economia local é mais arriscado, fazendo com que o dólar fique mais caro e ajude a pressionar a inflação.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) indicou que o Brasil vai fechar 2021 com a inflação superior à de 83% dos países no mundo e dois itens são cruciais para explicar a situação: moeda desvalorizada e recuperação econômica mais lenta.

 

Os dados foram compilados a partir do relatório “World Economic Outlook”, feito mensalmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e que leva em conta a situação econômica de 200 países. Pelas estimativas do Fundo, a inflação brasileira deve encerrar o ano em 7,9%, valor abaixo do medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já ultrapassou os 10,25% no acumulado dos últimos 12 meses.

+ O gestor de fundo global de criptoativos Gustavo Cunha explica como diversificar seus investimentos em ativos de alto risco, em 2022.

+ Inflação: entenda por que o preço dos alimentos não vai cair tão cedo.

Se tudo seguir conforme os números apontam, o Brasil vai ficar com uma inflação maior do que entre os emergentes, que giram na casa dos 5,8% e acima da média mundial, de 4,8%.

Para se ter uma ideia do quão lenta é a retomada econômica brasileira, o FMI apontava no mesmo relatório divulgado em outubro de 2020 que 57% dos países avaliados tinham inflação menor que o Brasil.

No capítulo III deste livro vamos compreender o que é inflação, 27 de janeiro de 2022

***

O que se comemora hoje:

 

Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância

 Especialistas alertam para o Dia Internacional de luta contra o Câncer  Infantil

Aniversário da Cidade de São João do Triunfo São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil.

Dia de São Faustino e São Teotônio – santos católicos.

Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância.

Fim da Noite Polar em Cidades como Longvearbyen e Spitsbergen.

 Na Roma Antiga, era o segundo dos três dias das Lupercais, festival de    fertilidade em homenagem ao deus selvagem e sensual Fauno também conhecido como Lupercus (Lupércio).

 

 

O que eu comi hoje:

_____________________________________________________________

15-02-2022 (3ª. feira)           59kg650            ______________Pressão: 13x9__

Desjejum (6h00): mamão; café com leite; batata-doce e tapioca.

Almoço (12h00): salada mista; arroz integral; frango cozido.

Sobremesa: abacaxi.

Lanche (17h00): banana.

Jantar (19h00): sopa com pão.

 

A frase do dia: “Para um alemão alguém morrer por causa do clima, é inimaginável” (OTTO, Friederik, física especializada em mudanças climáticas da Universidade de Oxford, sobre inundações que mataram quase duas centenas de pessoas na Europa, a maior parte na Alemanha apud Revista Veja, de 28 de julho de 2021, in Veja essa! Pág. 16).

Schadenersatz für Klimaschäden: „Die zahlen lassen, die am meisten  profitieren“ | Klima

Em 15 de fevereiro de 2018, massacre na Stoneman Douglas High School  na Região Metropolitana do Sul da Flórida é um dos assassínios em massa mais letais em escolas, com 17 mortes e 15 feridos.

 Massacre na Stoneman Douglas High School – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 15 de fevereiro de 1980, nasceu o nadador brasileiro Nicholas Santos.

 Nicholas Santos é tricampeão mundial dos 50 metros borboleta - Vídeo  Dailymotion

Em 15 de fevereiro de 2010, morreu, aos 91 anos de idade, o jornalista brasileiro Murilo Antunes Alves.

Museu da TV, Rádio & Cinema - Homenagem a Murilo Antunes Alves | Facebook

Em 15 de fevereiro de 2022, morreu, em São Paulo, aos 81 anos de idade, o jornalista brasileiro Arnaldo Jabor.

 Morreu o realizador e jornalista Arnaldo Jabor, referência do "cinema novo"  do Brasil - Atualidade - SAPO Mag

Li no Jornal A Tardede 15 de fevereiro de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa:Restrição – Estado proibirá desfile bloquinhos de Carnaval”. Decreto que prevê eventos na pandemia será ajustado para impedir aglomerações.

 Capa do jornal A Tarde 15/02/2022

Li no Jornal Diário do Nordeste de 15 de fevereiro de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Efeitos Sociais da Pandemia – Número de menores em acolhimento cresce 5 vezes”. Os efeitos sociais da Pandemia têm afetado diretamente crianças e adolescentes.

Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulode 15 de fevereiro de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Acordo Rússia x Ucrânia – Rússia diz que há chance de acordo sobre Ucrânia”.  Putin indica querer negociar; EUA movem embaixada para este do país.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 15/02/2022

Li no Jornal O Estado São Paulode 15 de fevereiro de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Operação Raio X – Grampos ligam presidente da Alesp a condenado por desvio”. Político falou com chefe de quadrilha sobre controle de hospitais.

 Capa do jornal Estadão 15/02/2022

Li no site SRzd, de 15 de fevereiro de 2022, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: Salles é desmentido pela CNN, informa filiação ao PL e chama Lula de ‘ladrão’

Por Redação SRzd  

 Jair Bolsonaro e Ricardo Salles. Foto: Marcos Corrêa - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário