sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

17 de fevereiro de 2022 (quinta-feia)

 

Dia 13 de fevereiro publicamos o segundo capítulo de Sombras sobre inflação. O próximo capítulo procura conceituar e definir a inflação.

Sombras

Capítulo II

 

INFLAÇÃO

 

 

Em 06 de novembro de 2019, Ernesto Chaves publicou na reportagem Efeito Colateral, que quer dizer que não é “nada desprezível o impacto da crise” na Argentina. “A razão é que o Brasil está fincado sobre bases econômicas muito mais sólidas do que a da fragilizada Argentina. Um dos grandes antídotos são suas generosas reservas internacionais, um colchão que previne o país de ataques especulativos e da fuga de capitais – coisa que os argentinos não têm”. Ainda na mesma reportagem, o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega diz que a solidez macroeconômica é percebida pelo mercado. Nenhum investidor teme uma crise cambial brasileira”, O triste tango argentino – mais um, já que este é o sexto período de vacas magérrimas que o país atravessa desde os anos 1980 – produz números de arrepiar. O PIB deve retroceder 2,9% e os preços dispararam 55% em 2018/2019. Só Venezuela e Zimbábue registraram inflação pior. Não é isso o que se vê já no ano seguinte, 2020. Pelas estimativas do Fundo Internacional Monetário, a inflação brasileira deve encerrar o ano em 7,9%, valor abaixo do medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já ultrapassou os 10,25% no acumulado dos últimos 12 meses.

1968–1978: no Brasil, a década, ficou conhecida como “milagre econômico”.

1919: na Argentina – 53,8%

2020: na Argentina – 50,9%

Se o relatório do FMI estivesse em consonância com o Boletim Focus, do Banco Central, e a inflação para 2021 estivesse projetada na casa de 8,69%, a proporção de países com inflação menor que a brasileira seria de 86%.

André Braz, pesquisador do Ibre, disse em entrevista ao G1 que o esfarelamento do Real é um agravante nesta situação. Além disso, outros países estão se recuperando mais rapidamente por causa de estímulos fiscais que propõem um aquecimento econômico.

O problema desses estímulos é que a demanda por produtos, principalmente commodities, está gerando escassez no mercado e os preços de itens como petróleo e carvão estão mais altos. E o Brasil, imerso em um cenário de descompasso fiscal, crise política e aumento na taxa de juros, mostra aos investidores que apostar na economia local é mais arriscado, fazendo com que o dólar fique mais caro e ajude a pressionar a inflação.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) indicou que o Brasil vai fechar 2021 com a inflação superior à de 83% dos países no mundo e dois itens são cruciais para explicar a situação: moeda desvalorizada e recuperação econômica mais lenta.

 

Os dados foram compilados a partir do relatório “World Economic Outlook”, feito mensalmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e que leva em conta a situação econômica de 200 países. Pelas estimativas do Fundo, a inflação brasileira deve encerrar o ano em 7,9%, valor abaixo do medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já ultrapassou os 10,25% no acumulado dos últimos 12 meses.

+ O gestor de fundo global de criptoativos Gustavo Cunha explica como diversificar seus investimentos em ativos de alto risco, em 2022.

+ Inflação: entenda por que o preço dos alimentos não vai cair tão cedo.

Se tudo seguir conforme os números apontam, o Brasil vai ficar com uma inflação maior do que entre os emergentes, que giram na casa dos 5,8% e acima da média mundial, de 4,8%.

Para se ter uma ideia do quão lenta é a retomada econômica brasileira, o FMI apontava no mesmo relatório divulgado em outubro de 2020 que 57% dos países avaliados tinham inflação menor que o Brasil.

No capítulo III deste livro vamos compreender o que é inflação, 27 de janeiro de 2022

***

O que se comemora hoje:

 

Dia Mundial do Gato

Aniversário da Casa do Marinheiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Aniversário da cidade de Capinzal, Santa Catarina, Brasil.

Aniversário da cidade de Vidal Ramos, Santa Catarina, Brasil.

Dia del Grito de Libertad Andaluz.

Dia Estadual da Renovação Carismática Católica, Goiás, Brasil.

Dia Mundial da Espiritualidade Humana (World Human Spirit Day).

Dia Mundial do Gato (também comemorado em 08 de agosto).

Fim da Semana da Arte Moderna (1922), São Paulo, Brasil.

UENP encerra, hoje, as inscrições para o Vestibular 2022-1, Paraná, Brasil.

 

 

____________________________________________________________

17-02-2022 (5ª. feira)           59kg100            ______________Pressão: 13x9__

Desjejum (8h30): mamão; café com leite; batata-doce e queijo.

Almoço (12h30): salada mista; arroz integral, feijão fradinho, frango cozidoe suflê de camarão com repolho.

Sobremesa: abacaxi.

Lanche (17h30): banana e manga.

Jantar (19h00): chá de erva-doce; batata-doce e queijo muçarela.

 

A frase do dia: “A porta de tela bate, o vestido de Mary balança”. (LANDAU, Jon, agente de Bruce Springstein pondo fim a uma polêmica de décadas sobre o verbo usado na abertura da música Thrunder Road, de 1975 se o tal vestido balança (sways) ou ondula (waves) apud Revista Veja, de 28 de julho de 2021, in Veja essa! Pág. 16).

 

Em 17 de fevereiro de 2016, veículos militares explodiram na parte externa de um quartel das Forças Armadas da Turquia, em Ancara, Turquia, matando pelo menos 29 pessoas e ferindo outras 61.

 

Em 17 de fevereiro de 1997, nasceu no Rio de Janeiro, o ator brasileiro Eike Duarte Oliveira.

 

Em 17 de fevereiro de 1997, morreu aos 75 anos, em Montes Claros, MG, o antropólogo, político e escritor brasileiro Darcy Ribeiro.

 

Li no Jornal A Tardede 17 de fevereiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Estado afasta 315 servidores que recusaram a vacina”.  Bahia registra recorde histórico de mortes, com aumento de 10,29% em relação a 2021.

 

Li no Jornal Diário do Nordeste de 17 de fevereiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Cenário de redução na 3ª. onda da Covid - Casos de Covid-19 caem no Ceará e cenário mostra terceira onda mais curta que 2020 e 2021. Apesar da atual redução, próximas semanas exigem atenção para evitar repique de infecções se houver aglomerações de Carnaval.

 

Li no Jornal Folha de São Paulode 17 de fevereiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Desastres pluviométricos no RJ – Chuva mata ao menos 94 em Petrópolis”. Cidade no RJ com histórico de desastres foi arrasada em 6 horas; mais de 400 desalojados e 35 desaparecidos.

 

Li no Jornal O Estado São Paulode 17 de fevereiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “ Novo desastre na serra fluminense – Maior chuva em 90 anos e descaso reeditam tragédia em Petrópolis”. Cidade tem 25% da população em área de risco; há, pelo menos, 94 mortos.

 

Li no site SRzd, de 17 de fevereiro de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Escolas de samba se mobilizam em favor das vítimas de Petrópolis”

17/02/2022 às 17h15 - Por Redação SRzd 

 

Tragédia em Petrópolis. Foto: Reprodução da TV

As escolas de samba do Rio de Janeiro passaram a mobilizar-se em favor das vítimas da tragédia causada pelas chuvas a partir da tarde de segunda-feira (15) em Petrópolis, região Serrana do Rio.

A prefeitura e o Corpo de Bombeiros informaram na tarde desta quarta que subiu para 78 o número de mortos.

Ainda não é possível quantificar o número de desaparecidos. Ao menos 54 casas foram destruídas e mais de 370 pessoas foram acolhidas em abrigos improvisados.

Bombeiros, Polícia Civil, peritos legistas e criminais, papiloscopistas, técnicos e auxiliares de necropsia, servidores de cartório e de diversas delegacias da Região Serrana trabalham nos locais atingidos.

A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento e em caso de emergência, o telefone 199 está disponível.

Escola de samba se mobilizam

+ Império Serrano:

O Império Serrano e o Mercadão de Madureira estão juntos na ação SOS Petrópolis. As duas instituições se uniram para arrecadar mantimentos para as vítimas.

Encabeçada pelo Departamento Comunitário do Reizinho de Madureira, a ação visa reunir alimentos, roupas e materiais de higiene para serem doados aos petropolitanos. O diretor Josimar Viana ressaltou a importância do espírito solidário dos imperianos e da parceria com o Mercadão de Madureira.

“É um momento muito triste que estamos acompanhando diante de uma devastadora chuva que caiu em Petrópolis. Nós não poderíamos cruzar os braços. O Império Serrano já faz um trabalho social na região de Serrinha, mas voltamos todas as atenções para os moradores de Petrópolis. E ter o Mercadão de Madureira ao nosso lado só aumenta a força desta campanha. Faço um apelo a cada imperiano, que já se mostrou amigo em tantos momentos, para doar em prol dessas pessoas que estão vivendo um momento muito delicado”, disse Josimar.

As doações devem ser realizadas das 10h às 17h na quadra do Império Serrano, na Avenida Edgard Romero, 114 ou no Mercadão de Madureira, na mesma Avenida, número 239.

+ Unidos da Tijuca:

A Unidos da Tijuca iniciou uma campanha solidária nesta quinta-feira para arrecadação de donativos durante o seu ensaio de quadra. O material será destinado às famílias afetadas na catástrofe. A escola solicita aos seus componentes e público a doação de alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene e água.

As doações poderão ser entregues na quadra da Unidos da Tijuca durante os ensaios rumo ao Carnaval que se aproxima. O endereço é Avenida Francisco Bicalho, 47, no Santo Cristo. A quadra está aberta às quintas a partir das 19h e sábados, 22h.

+ Imperatriz Leopoldinense:

A Imperatriz Leopoldinense abriu as portas de sua quadra social para arrecadar alimentos e roupas que serão doados para a cidade de Petrópolis.

Os seguintes itens estão sendo recebidos: colchonetes, água mineral, alimentos-não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras e álcool em gel e produtos de limpeza.

“É uma maneira, mesmo que estejamos distantes, de ajudarmos as vítimas dessa tragédia. A comunidade de Ramos já abraçou outras causas no último ano, como a doação de roupas para pessoas em situação de rua e também para a Casa de Apoio Nem. Mais uma vez contamos com a ajuda de todos” reforçou a presidente Catia Drumond.

As doações podem ser entregues das 10h às 20h na quadra de ensaios da agremiação em Ramos, na Rua Professor Lacê, 235.

+ Grande Rio:

+ Mangueira:

+ Portela:

+ Mocidade Independente:

Veja lista com locais que estão recebendo doações e abrigam desalojados:

Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla
Escola Estadual Augusto Meschick
Escola Municipal Alto Independência
Escola Municipal Ana Mohammad
Escola Municipal Doutor Paula Buarque
Escola Municipal Doutor Rubens de Castro Bomtempo
Escola Municipal Duque de Caxias
Escola Municipal Governador Marcello Alencar
Escola Municipal Odette Fonseca
Escola Municipal Papa João Paulo II
Escola Municipal Rosalina Nicolay
Escola Municipal Stefan Zweig
Escola Paroquial da Igreja Bom Jesus
Quadra do Boa Esperança Futebol Clube
Paróquia São Paulo Apóstolo no bairro de Copacabana

Leia também:

+ Rio terá que pagar indenização para familiares de Amarildo e Major condenado pelo crime

+ Damares é proibida pelo STF de disponibilizar Disque 100 para não vacinados

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/carnaval/rio-de-janeiro/solidariedade-escolas-de-samba-se-mobilizam-em-favor-das-vitimas-de-petropolis/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário