sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

25 de fevereiro de 2022 (sexta-feira)

 

No dia 20 de fevereiro de 2022, domingo, publiquei o terceiro capítulo de Sombras sobre inflação. O próximo capítulo procura conceituar, dizer a origem da palavra e definir deflação; efeitos da inflação, causas e controles.

Sombras

 

Capítulo III

 

O QUE É INFLAÇÃO MESMO?

 

Etimologia (origem da palavra inflação). Do latim inflatio. onis. Substantivo comum, simples. Contrário de inflação: deflação (veremos no Capítulo IV).

Inflar, intumescer ... quer dizer encher. Antigamente, nem tão antigamente assim, tinha-se que encher a carteira de notas, de dinheiro, para ser possível comprar poucas coisas. Quando digo ‘antigamente’ estou me referindo a 5, dez anos atrás, porque hoje não se anda mais com dinheiro. Paga-se com Pix, transferência bancária... até o cartão de crédito está com o seu uso limitado...

“Aumento geral, sistemático e contínuo dos preços que, juntamente com a diminuição do poder aquisitivo da população, provoca uma enorme desvalorização do dinheiro” (https://www.dicio.com.br/inflacao/) “Inflação é um termo utilizado na área da Economia que representa um aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços em um sistema econômico” (CARVALHO, Tânia, licenciada em Economia in https://www.significados.com.br/inflacao/

Antônimos de Inflação: Deflação (Assunto para o Capítulo IV).

Parônimo de inflação: infração. Palavras que são escritas de forma parecida e são pronunciadas igualmente (de forma parecida), mas seus significados são diferentes. E como são parecidas! E significados bem diferentes! Enquanto infração quer dizer que, ou aquele que, infringe uma lei ou uma regra; inflação é um aumento exagerado de preço: ‘como o preço da carne subiu!’ Isso que chamamos de infração! NÃO, NÃO E NÃO. Isso é inflação. Estamos esclarecidos agora?

A inflação segue os efeitos da lei de oferta e procura (demanda) na economia. Quando os consumidores estão mais dispostos a gastar e têm disponibilidade para fazer isso, a tendência natural é que os preços subam. Quando algum efeito climático, como por exemplo, nas secas severas ou nas chuvas intermitentes (inclusive temporais) ou nas nevascas por um longo período, um determinado produto ou serviço tem sua quantidade reduzida no mercado, e seu preço sobe.

Outra causa da alta de preços é a indexação. Essa prática consiste em reajustar preços baseados em valores anteriores – ou seja, uma alta de preços acaba puxando outras.

O mercado de câmbio também influencia na inflação. Quando o dólar sobe, itens importados ficam mais caros no Brasil. Além disso, mesmo que um produto seja fabricado no Brasil, ele pode ter componentes importados – e, se o preço desses insumos subir, pode ser repassado para o valor final.

A forma como o governo administra os recursos públicos também pode gerar uma pressão no preço dos produtos e serviços. Isso porque, se gastar mais do que arrecada, o governo pode emitir moeda para pagar seus débitos. Com mais dinheiro em circulação na economia, os preços tendem a subir. Também a cobrança de impostos com preços maiores, o governo acaba puxando os preços para cima.

Efeitos da inflação e seu controle serão assunto do Capítulo IV.

***

O que se comemora hoje:

 

Dia da Criação do Ministério das Comunicações

 Pesquisadores criticam fusão de ministérios da Ciência e Comunicações -  Jornal O Globo

Aniversário da minha sobrinha Maria Clara de Rezende. Ela mora na Bélgica.

No photo description available. 

No photo description available.

A de cabelos longos é a Maria Clara

Antigo Egito: dia de Nut, deusa do céu e guardiã das estrelas.

Dia da Criação do Ministério das Comunicações, Brasil.

Dia da Pátria, Kuwait.

 

O que eu comi hoje:

_____________________________________________________________

25-02-2022  (6ª. feira)            59kg000            ______________Pressão: 13x9__

Desjejum (6h40): mamão; abacate; café com leite; batata-doce; pão de cenoura e queijo.

Almoço (12h50): salada mista; lasanha de berinjela, queijo e molho branco.

Lanche (15h45): 2 waffers.

Jantar (18h30); sopa.

 

A frase do dia: “Nosso rolê é socializar comida e moradia para todos. Camarão também” (MTST, rebatendo que Moura degustava um “acarajé no prato” vendido a 20 reais no restaurante que doou marmitas ao evento apud Revista Veja, de 25 de novembro de 2021, in Veja essa! Pág. 20).

 Wagner Moura conta sobre sua estreia como diretor em filme sobre Marighella  | Academia Internacional de Cinema (AIC)Deputado Eduardo Bolsonaro entra na cúpula da bancada evangélica - ISTOÉ  Independente

Em 25 de fevereiro de 2015, pelo menos 310 pessoas morreram em avalanches no Nordeste do Afeganistão.

Avalanches matam mais de 100 no Afeganistão e Paquistão | Agência Brasil

Em 25 de fevereiro de 1988, nasceu no Rio de Janeiro, a atriz e apresentadora brasileira Anna Tokiko Barbosa Nakayama.

 Folhas de Almanaque: Aniversariantes de Fevereiro

Em 25 de fevereiro de 2012, morreu em São Paulo, aos 74 anos de idade, o jornalista esportivo brasileiro Roberto Avallone.

 Morre em São Paulo o jornalista Roberto Avallone - Jornal Mais Expressão -  Indaiatuba

Li no Jornal A Tardede 25 de fevereiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa:Guerra – Ataque russo contra Ucrânia deixa mundo em alerta”. Pelo menos 137 pessoas morreram, entre civis e soldados, como resultado de ofensiva aérea e terrestre; Joe Biden anuncia sanções.

 Capa do jornal A Tarde 25/02/2022

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 25 de fevereiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Guerra – Mundo em alerta com invasão russa na Ucrânia”. O francês Nostradamus e a búlgara Baba Vanga, conhecidos por profetizarem eventos históricos durante séculos, já haviam falado sobre a invasão russa ao território ucraniano. Uma guerra na Europa em 2022 está estre as profecias no livro "Les Prophéties", do astrólogo Nostradamus, publicado em 1555, que possui 942 acontecimentos futuros. De acordo com informações do UOL, ao descrever o acontecimento, o profeta não faz menção direta à Rússia ou à Ucrânia e sim uma ameaça à França, vinda "do leste". A análise dos textos indica que o conflito deve acontecer na primavera do continente europeu, que ocorre entre março e junho.Vale ressaltar que embora Nostradamus tenha acertado algumas previsões, estudiosos afirmam que é difícil estipular data para os acontecimentos esperados já que ele se baseou em movimentos astrológicos e não no calendário tradicional. 

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulode 25 de fevereiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Rússia x Ucrânia – Putin ataca Ucrânia e deflagra maior ação na Europa após Segunda Guerra”.  Russo bombardeia vizinho e avança no território. Kiev pede ajuda a potências ocidentais. Otan vê “ato brutal”.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 25/02/2022

 

Li no Jornal O Estado São Paulode 25 de fevereiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “A guerra de Putin – Rússia ataca por terra, ar e mar para tomar a Ucrânia”. Cem mil ucranianos fugiram do país em  meio ao avanço das tropas russas para cercar Kiev; EUA ampliam as sanções financeiras a Moscou.

 Capa do jornal Estadão 25/02/2022

Li na Revista Veja, de 19 de janeiro de 2022, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Exclusivo – Da Defesa para o Ataque”. Em entrevista, o ex-juiz Sérgio Moro diz que entregar o país nas mãos e Lula é dar aval à roubalheira, que Bolsonaro é mentiroso e leniente com a corrupção e que ele é único candidato da terceira via com chances reais de vencer a eleição,

DA DEFESA PARA O ATAQUE - 19/01/2022

Li no site SRzd, de 25 de fevereiro de 2022, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: Após invadir Ucrânia, Rússia fica sem Fórmula 1 e final da Liga dos Campeões”

25/02/2022 às 11h32 - Por Redação SRzd 

 Carro de Fórmula 1 e Logo da Liga dos Campeões. Fotos: Reprodução/Fia e Uefa

Carro de Fórmula 1 e Logo da Liga dos Campeões. Fotos: Reprodução/Fia e Uefa

A Uefa determinou nesta sexta-feira (25) a mudança da sede da final da Liga dos Campeões desta temporada. A decisão do torneio não será mais no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, por causa da invasão da Rússia à Ucrânia. Com isso, o último jogo da Champions League está previsto para Paris, no Stade de France, no dia 28 de maio.

 

“A Uefa gostaria de expressar seu agradecimento ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo apoio pessoal e comprometimento para que o jogo de clubes mais prestigiado da Europa fosse movido para a França, neste tempo de crise sem paralelos. Junto com o governo francês, a Uefa vai dar suporte a vários envolvidos para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia, que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento”, declarou a Uefa.

Automobilismo

Outra mudança importante no calendário esportivo atinge a Fórmula 1. A FIA cancelou o GP da Rússia. Em comunicado, a organização afirmou que é “impossível realizar competição nas circunstâncias atuais”.

“O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA visita países de todo o mundo com uma visão positiva de unir as pessoas, aproximando as nações. Estamos acompanhando a situação na Ucrânia com tristeza, choque e esperança de uma solução rápida e pacífica para a situação atual. Na quinta-feira à noite, a Fórmula 1, a FIA e as equipes discutiram a posição do nosso esporte, e a conclusão é, incluindo a visão de todas as partes interessadas, que é impossível realizar o Grande Prêmio da Rússia nas circunstâncias atuais”, informou o comunicado.

O tetracampeão mundial Sebastian Vettel já havia declarado que pretendia boicotar o GP da Rússia se a F1 decidisse realizá-lo. O atual campeão Max Verstappen também declarou que seria errado correr em um país que está em guerra.

Leia também:

+ Saída diplomática ainda é aposta de analistas para Rússia e Ucrânia

+ Em discurso difuso, Biden não aponta saídas concretas para ação de Putin

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/geral/apos-invadir-ucrania-russia-fica-sem-formula-1-liga-dos-campeoes/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário