quinta-feira, 20 de novembro de 2014

20 de novembro de 2014 (5ª. feira)

          Hoje é o Dia da Consciência Negra. Salvador é a cidade que tem a maior quantidade de negros fora da África. E aqui não é feriado. Isto porque o número de feriados – em geral – já atingiu a sua meta. Salvador não pode mais ter feriado. Não é feriado o Dia da Festa do Senhor do Bonfim, como também não é feriado o Dia da Consciência Negra.
Estátua de Zumbi dos Palmares na cidade de União dos Palmares, em Alagoas / Foto: Reprodução/Internet

               
       Abaixo, o vigésimo oitavo capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 12 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 31 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; o décimo-sexto capítulo, dia 28 de agosto; o décimo sétimo capítulo, dia 4 de setembro; 11 de setembro, o décimo nono, dia 18 de setembro e o vigésimo capítulo, dia 25 de setembro e o vigésimo-primeiro capítulo do romance foi publicado no dia 2 de outubro; e o vigésimo segundo, dia 9 de outubro, o vigésimo-terceiro, dia 16; e o vigésimo-quarto capítulo do romance, foi divulgado dia 23 de outubro; o vigésimo-quinto foi postado dia 30 de outubro; o vigésimo sexto, 06 de outubro; o vigésimo-sétimo capítulo foi postado da 13 de novembro, o vigésimo-oitavo capítulo do romance Denise, hoje e na próxima quinta-feira, dia 27 de novembro será divulgado o vigésimo-nono capítulo:



DENISE (continuação)



XXVIII

Continuaram os depoimentos: os da casa 17, 18, 19 e 20. Geandra e Zuenir, respectivamente de 48 e 49 anos de idade e sua filha Zilene, de 26 anos. Da casa 18 foram tomados os depoimentos de Leandra e Vladimir, de 37 anos e 41. Moram, também, seus dois filhos gêmeos de 11 anos, chamados de Wando e Wantuil. Na casa 19 moram Elaine e Miguel, ambos de 66 anos e na casa 20 moram Thaís e Robson, de 20 e 30 anos.

Geandra estava em casa com Zuenir porque era o aniversário dele de 49 anos. Ele pediu para demorar um pouco na hora do almoço porque ele iria almoçar com a família por ser seu aniversário. Ele deveria voltar para o trabalho às 13 horas, mas só voltou às 15h30. O depoimento de Zuenir foi um pouco mais demorado porque ele estava em casa na hora provável do crime. A filha Zilene não se lembrou do fato de ser o aniversário de seu pai. Isso complicou a vida de Zuenir. O delegado, com a carteira de identidade dele na mão, viu que data não coincidia. Zuenir explicou que nasceu no dia 12 e que foi registrado no dia 21, porque quando ele nasceu pagava multa quando registrasse o filho em data muito posterior à do nascimento. Foi difícil Zuenir sair dessa enrascada! Apesar que Geandra confirmou tudo e disse que estava aguardando o veredicto da mudança da data do nascimento dele em seu Registro de Nascimento. Ficou a dúvida.

Os filhos de Leandra e Vladimir, Wando e Wantuil, de 11 anos foram poupados. Quanto à Leandra disse que estava no cabelereiro e que passara boa parte do dia lá e Vladimir estava no trabalho. Sem nenhum acréscimo. Elaine e Miguel, da casa 19, disseram que estavam dormindo. Eles têm o hábito de fazer a sesta. Sem a qual ficam indispostos. Risos. O jovem casal da casa 20, Thaís e Robson, ainda na lua-de-mel, estavam em estado de graça. Sabiam vagamente que houvera assassinato em uma das casas. Não se interessaram em saber de detalhes. Eles vieram morar na vila no dia seguinte ao crime. Amanhã, sexta-feira serão tomados os depoimentos dos demais moradores da vila.
O delegado estava meio descrente. Ele tinha alguns possíveis suspeitos: o pai de Denise, o vizinho da casa 24 e Nelsinho. Mas ainda faltava tomar o depoimento dos primos e tios de Denise. Ainda havia muito trabalho a ser feito.
XXIX

frase do dia: “Hoje a virtude se tornou tão rara que não cometer nenhuma maldade, não fazer absolutamente nada, é virtude. Oh! pobre virtude!” (J’HUAN, Yu, escritor coreano apud Jornal A Tarde, de 20-11-14. Caderno 2. Pág. 2).


 Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto no Quilombo dos Palmares pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.
20 de novembro — Dia da Consciência NegraDia Nacional da Consciência Negra
                                                                                          Zumbi e Princesa Isabel – liberdade aos negros

 Em 20 de novembro de 1959, foi publicada pela ONU a Declaração dos Direitos da Criança.


      Em 20 de novembro de 1956, nasceu a atriz norte-americana Bo Derek.
 

       Em 20 de novembro de 1970, nasceu o músico brasileiro, guitarrista e vocalista da banda Raimundos Digão.
 

       Em 20 de novembro de 2014, morreu o advogado criminalista brasileiro, ex-ministro da Justiça do Brasil Márcio Thomaz Bastos.
 

      Em 20 de novembro de 2014, morreu o empresário brasileiro, fundador das Casas Bahia Samuel Klein.

Hoje é comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil, feriado municipal em algumas cidades do país; Dia do Biomédico e Dia Universal da Criança.


  Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 20 de novembro de 2014, 5ª. feira: Trabalho – Taxa de desemprego cai a 4,7% em outubro”. Aumento da renda nas seis maiores regiões metropolitanas foi uma das grandes surpresas da pesquisa do IBGE.


   Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 20 de novembro de 2014, 5ª. feira: “Flagrante – Agentes fecham oito laboratórios”. Proprietário preso é investigado por estelionato e por induzir consumidor erro mediante informações falsas.
                                                                                                                                                                                                                           

Li no Jornal A Tarde, de 20 de novembro de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Dia da Consciência Negra – Uma nova geração luta contra o racismo”. Crianças desafiam as práticas de exclusão e ressaltam beleza afro.
Capa do Jornal A TARDE

             Li no site do SRZD, de 20 de novembro de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Oportunidades aumentaram, mas racismo ainda é comum no mercado de trabalho. Diferenças salariais, maior presença em postos de trabalho precários, exclusão. O acesso e a qualidade da permanência no mundo do trabalho são desafios enfrentados cotidianamente pela população negra, que "vai de graça para o subemprego" e acaba se tornando "a carne mais barata do mercado", como denuncia a música A Carne, cantada por Elza Soares” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:

 

http://www.sidneyrezende.com/noticia/240429+leitor+flagra+carros+parados+em+estacionamento+lacrado+pela+prefeitura

 Foto: Reprodução


Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário