quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

06 de janeiro de 2015 (3ª. feira)

Hoje fui ao Supermercado e comprei: abobrinha, aipim, alface, banana, batata, biscoito, broa, cebola, cebolinha, cenoura, charque, chuchu, coalhada, coentro, espinhaço, laranja, maçã, mamão, melão, ovos, pão, pimentão, presunto, queijo, salpresa, tangerina e tomate. Estava sem nada na geladeira. Depois de 14 dias fora...

Meu sobrinho Claudius, de Brasília, sua mulher Elaine, e seu enteado Daniel chegaram ontem aqui em casa. Sejam bem-vindos!

Hoje resolvemos que iríamos visitar os fortes de Salvador. Fomos pesquisar na internet. São tantos e quantos que não seria possível visitá-los todos em um só dia. Pois vejam, são mais de dez: Forte do Porto da Barra (1549); Forte de São Diogo; Forte de São Pedro; Forte de Santo Alberto; Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat; Forte de Santo Antônio da Barra; Forte de São Marcelo; Forte de Santa Maria; Forte de São Paulo da Gamboa; Forte do Barbalho; Forte de Santo Antônio de Além do Carmo; Reduto do Rio Vermelho.

Impossível numa só tarde visitar TODOS os fortes. Resolvemos visitar dois: o Forte de São Marcelo e o de Mont Serrat.

O Forte de São Marcelo fica em frente ao cais e ao Mercado Modelo. E lá fomos nós. Entramos (eu, Claudius, Elaine e Daniel) numa fila enorme para comprar o ingresso. Aí pensei: deve haver uma fila para prioritários. E havia. Apesar de sentados em cadeiras, a fila era longa também. Fui até o guichê perguntar se idoso era isento. Qual não foi a minha surpresa quando a atendente disse que a fortaleza estava há mais de três anos fechada para visitação, pois estava em reforma.

imagemdestaque_data,0,d76413d2-ef20-4b6b-9d6b-68d069489330.jpg
            O Forte de São Marcelo está temporariamente fechado para visitação
Localizado no meio da Baía de Todos-os-Santos e antes denominado Forte de Nossa Senhora do Pópulo e conhecido como Forte do Mar, o Forte de São Marcelo nasceu como um baluarte de forma triangular, construído em madeira, no início do século XVII, sobre um arrecife, na entrada do porto de Salvador.
Depois da invasão holandesa de 1624 foi reconstruído em alvenaria de pedra e ganhou sua forma circular, assim como a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros. O Forte tornou-se uma imponente construção militar e foi responsável pela guarda do porto, além de ter integrado a rede de fortificações que defendeu a maior cidade das Américas das invasões holandesas, corsários e piratas. No final do século XVIII, serviu para prisão de estudantes relapsos e indisciplinados e importantes personagens históricos, como o líder da Revolta dos Alfaiates, Cipriano Barata, e o general farroupilha Bento Gonçalves.
Assim sendo, resolvemos ir ao Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat. Rua Santa Rita Durão. Conta a lenda que, um dia, estando o presidente da Província inspecionando o Forte, sugeriu ao seu comandante fundir os velhos canhões em peças novas, no que foi prontamente interpelado sobre a que horas do dia Sua Excelência almoçaria, pois desejava mandar um queijo de sobremesa. Ao meio-dia em ponto, como era tradição, o comandante do Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat dava o tiro do seu mais velho canhão. Mas dessa vez "o queijo" foi se espetar na parede do Palácio do Governo (Internet). 
 
Lá fizemos um lanchinho no Bar e Restaurante Humaitá e depois fomos ver o pôr do sol, que é famoso por sua beleza. Deslumbrante. Passamos, então, na casa de minha irmã Alda, que nos levou para tomar um sorvete na famosa Sorveteria da Barra que é considerada a melhor de Salvador. Chegamos a casa por volta das 22h30 min.
 
Li o Jornal A Tarde. Fiz palavras cruzadas e sudoku.
Capa do Jornal A TARDE

A frase do dia: “A coisa mais importante do mundo, não é tanto onde chegamos, mas em qual direção estamos nos movendo” (HOLMES, Oliver Wendell, médico norte-americano apud Jornal A Tarde, de 06-01-15. Caderno 2. Pág. 2).
 


Em 06 de janeiro de 353, último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos Católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos continuam a comemorar nesta data. 

Em 06 de janeiro de 1835, a Cabanagem (Brasil), os rebeldes atacaram e conquistaram a cidade de Belém, assassinando o presidente Sousa Lobo e o comandante das Armas. 

Guerra da Cabanagem
Cabanagem Belém 1835.jpg

Johann Bachta, paisagem frequentada pelos rebeldes Cabanos durante o movimento, século XIX.



















Em 06 de janeiro de 1928, nasceu o ator e diretor brasileiro Carlos Manga. 
Resultado de imagem para carlos manga

Em 06 de janeiro de 1992, nasceu o ator brasileiro Rodrigo Simas. 

Em 06 de janeiro de 1993, morreu o bailarino e coreógrafo russo Rudolf Nureyev. 

Em 06 de janeiro de 2015, morreu a porta-bandeira brasileira Dodô da Portela.
 
Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 06 de janeiro de 2015, 3ª. feira: “Novos Ônibus – Idosos podem passar pela catraca”. Decreto municipal visa liberar mais assentos para os passageiros mais velhos.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 06 de janeiro de 2015, 3ª. feira: Poder – Decisão do PDT de ficar com Rui Costa e ACM Neto provoca crise”. No cargo de governador da Bahia há apenas seis dias, o petista Rui Costa enfrenta o primeiro tensionamento com partido da sua base.
 

Li no Jornal A Tarde, de 06 de janeiro de 2015, 3ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Volta às aulas – Material escolar fica até 14% mais caro em Salvador”. Procom orienta pais a fazer pesquisa de preço. Itens têm variação de 418% nas lojas.


       Li no site do SRZD, de 06 de janeiro de 2015, 3ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “06/01/2015 18h00 - Defensoria quer indenizações para vítimas de acidente de trens no Rio. O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro abriu nesta terça-feira, 6, apuração sobre o acidente entre dois trens da SuperVia na noite desta segunda-feira, 5, na Estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A Nudecon pretende cadastrar os acidentados para buscar indenizações às vítimas. Só no Hospital Geral de Nova Iguaçu foram atendidos mais de 150 feridos, sete continuam internados. Hospitais e unidades de saúde estaduais atenderam 71 pessoas, todas já liberadas(Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:
http://www.sidneyrezende.com/noticia/243111+defensoria+quer+indenizacoes+para+vitimas+de+acidente+de+trens+no+rio
  Acidente na estação de Mesquita. Foto: Reprodução de internet/Facebook        
Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário