segunda-feira, 28 de setembro de 2020

28 de setembro de 2020 (2a. feira)

Agora, apresentamos o Capítulo XII, de Discrição:  

 

= XII =

A LANCHA

Cabinada, ano 2014, capacidade até 14 pessoas.

A lancha alugada foi uma Focker 265, Tem todas as vantagens da lancha de proa aberta, com um plus: espaço para cozinhar e passar a noite. Geladeira com travas nas portas, fogão especial com encaixe para as panelas, pia funda, mobiliário com os cantos arredondados, entre outros acessórios bastante seguros. Costuma ter um tamanho de 26 a 40 pés e abrigar entre 8 e 14 pessoas confortavelmente.

A Bahia de Todos-os-Santos é a segunda maior baía do mundo; é a maior da costa litorânea brasileira. Você sabia?

“A Bahia de Todos-os-Santos é uma reentrância da costa litorânea brasileira localizada no estado da Bahia. É a segunda maior baía do mundo, depois do Golfo de Bengala e a maior do Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão dessa baía, ela tem aproximadamente a área do município do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do país. A larga e profunda baía encantou navegadores, piratas e colonizadores, bem como despertou o interesse do governo português por ser um excelente ancoradouro natural, um estratégico sítio defensivo, com águas piscosas e terras com boa fertilidade. Salvador, berço da civilização colonial lusa nas Américas, a Baía de Todos-os-Santos abrigou o maior porto exportador do Hemisfério Sul, de onde eram enviados às metrópoles europeias a prata boliviana e o açúcar brasileiro, sendo o porto de Salvador o que mais recebeu escravos africanos do Novo Mundo. Penetrando 80 km adentro no continente, a Baía de Todos-os-Santos possui um contorno litorâneo de 300 km, sendo na realidade um pequeno golfo composto por três baías, sendo a Baía de Aratu, que abriga atualmente as instalações do Porto de Aratu e da Refinaria Landulfo Alves. Suas margens possuem uma das maiores reservas de petróleo em terras continentais do Brasil. Por possuir muitas vistas panorâmicas do alto da escarpa, a cidade de Salvador é conhecida também como cidade-belvedere. Nela estão localizadas cinquenta e seis ilhas, dentre as quais a maior e mais importante é a de Itaparica. Outras ilhas importantes da baía são: ilha dos Frades, ilha de Maré, ilha de Bom Jesus e a estação ecológica da Ilha do Medo[1].

Quando a lancha foi alugada podia abrigar até sete casais! Mas foi alugada para cinco casais — quase todos sem experiência em andar de lancha por aí. Estavam todos muito alvoroçados e encantados com a ideia do passeio. Eles ouviram muitas histórias das coisas que aconteciam nessas viagens. Muita orgia, muita bagunça, muita alegria! Não foi isso o que aconteceu. Todos foram comedidos e nada que atentasse aos bons costumes.

Cidades que fazem parte do roteiro Bahia de Todos os Santos: Salvador, Itaparica, Vera Cruz,  Jaguaripe, Nazaré, Salinas da Margarida, Maragogipe, São Félix, Aratuípe, Muniz Ferreira, Muritiba, Cachoeira, Santo Amaro, Saubara, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Candeias e Simões Filho.

Dentre a profusão de cidades e ilhas, em um dia, só daria para visitar a Ilha de Itaparica, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Senhor dos Passos. Quando voltaram para Salvador já era noite. E ficaram pouco tempo em cada ilha. Saíram do Porto de Aratu às 6 horas da manhã e retornaram por volta das 8 da noite. Cansados, porém satisfeitos.

A primeira parada foi na Ilha de Itaparica. Visitou-se o “centrinho histórico” de lá. Como estivessem a pé, seguiram caminhando pelas estreitas ruas: visitaram a Matriz do Santíssimo Sacramento, a Capela de Nossa Senhora da Piedade e o Forte de São Lourenço.

Ao final, beberam uma água fresquinha vinda da Fonte da Bica. Tem muita coisa para ser vista, mas só se fosse um dia inteiro ou mais.

A segunda parada foi na Ilha Paraíso dos Frades. Encantadora a sua praia, limpíssima, águas mornas e calmas (como em quase toda a Baia de Todos os Santos). Só não dava para surfar. Tem uma boa infraestrutura, porém cara, como é em todo ponto turístico, que proporciona uma bela paisagem, praias, lagos, cachoeiras, montanhas, palmeiras e árvores nativas, como o pau-brasil.

A terceira parada foi na Ilha de Maré, águas rasas, claras e calmas. Foi uma parada só de passagem, porque a ilha, embora pequena, é pouco habitada, tem umas quatro ou cinco praias boas de se visitar. Todos, segundo sugestão do barqueiro, deveriam ficar pouco tempo.

A última parada planejada foi o forte de São Lourenço. Já de volta a Salvador foi feita uma parada em Itaparica. Ilha de Senhor dos Passos não se visitou. O Forte de São Lourenço localiza-se na ponta da Baleia, extremo norte da ilha de Itaparica, município de Itaparica, no litoral do estado brasileiro da Bahia. O forte remonta ao século XVII e foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.

Nessa altura estavam todos cansados, sem entusiasmo e não deu para aproveitar o passeio no Forte. Sacolejando sobre as águas da Bahia de Todos os Santos, a lancha por vezes pegou ondas de 3 metros de altura. A volta não foi tranquila. Tinha-se a impressão de que a lancha ia virar ou, às vezes parecia que ia adernar. Fez medo viajar à noite. Nos pareceu que a embarcação não era tão segura assim.

 

 

O que se comemora hoje:

Dia Mundial contra a Raiva

 Centro de Controle de Zoonoses - Niterói/RJ: 28 de setembro - Dia Mundial  de Luta contra a Raiva

Aniversário da cidade de Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Aniversário da cidade de Camaçari, Bahia, Brasil.

Aniversário da cidade de Campo Belo, Minas Gerais, Brasil.

Aniversário da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.

Aniversário da cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dia da Lei do Ventre Livre (1871).

Dia da Lei dos Sexagenários.

Dia da Mãe Preta.

Dia de Lucha por la Despenalización del Aborto na América Latina y el Caribe.

Dia de São Venceslau.

Dia do Hidrógrafo.

Dia Mundial contra a Raiva, desde 2007.

Dia Mundial do Coração.

Dia Mundial do Petróleo.

 

O que eu comi hoje:

 

____________________________________________________________________

28-09-20 (2a. feira)     59kg000                Pressão: 13 x 8

Desjejum (8h30); Lanche 1 (11h00); Lanche 2 (13h30); Lanche 3 (16h30); Jantar (18h30)

Desjejum: mamão; croissant; tapioca e aipim; leite com abóbora.

Almoço: frango à milanesa e macarrão; feijão e salada mista.

Sobremesa; iogurte grego com maçã e melão.

Lanche: suco de graviola; cream cracker e biscoito amanteigado.

Jantar: tapioca e banana. 

 

A frase do dia: “Cuidar passou a ser um conceito que ultrapassa tratar bem, e o setor de turismo está preparado para isso” (ANDRADE, Leonel, CEO da CVC e membro da BR Distribuidora no artigo O Turismo sumiu, o turista não” in Revista Veja, de 18 de julho de 2020. Pág. 44).

 Leonel Andrade « Liderança com Valores

Em 28 de setembro de 2018, o sismo em Celebes de 7,5 Mw, provocou um grande tsunami, e deixou no artigo O Turismo sumiu 4.340 mortos, e 10.679 feridos.

 

Em 28 de setembro de 1972, nasceu a atriz brasileira Guta Stresser.

 

 Cenapop · “Vou adotar e criar a minha filha como uma pequena feminista”,  diz Guta Stresser

Em 28 de setembro de 2004, morreu o professor de engenharia química ítalo-brasileiro e lutador de luta livre ítalo-brasileiro Giulio Massarani.

 

Li no Jornal A Tarde, de 28 de setembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Praças e parques de Salvador reabrem hoje”. Espaços e parques públicos terão horário de funcionamento reduzido e ficarão fechados nos fins de semana.

 https://cdn.vercapas.com.br/covers/a-tarde/2020/capa-jornal-a-tarde-28-09-2020-d63.jpg

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 28 de setembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Urânio no CE – Projeto prevê US$ 400 mi”. Projeto Santa Quitéria é retomado com US$ 400 mi de investimento e deve atender agro.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 28 de setembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Inscritos no TSE – Eleição tem recorde feminino e inédita maioria de negros”. Candidatas têm 34% dos 256 mil inscritos no TSE; autodeclarados pretos e pardos somam 51% do total.

 https://cdn.vercapas.com.br/covers/folha-de-s-paulo/2020/capa-jornal-folha-de-s-paulo-28-09-2020-e0b.jpg

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 28 de setembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Perda de Renda – Renda de trabalhadores tem perda de até 25% com pandemia”. Menos instruídos foram os atingidos, mesmo os com ensino superior tiveram perdas expressivas.

 Capa do jornal O Estado de Sao Paulo 28/09/2020

Li no site SRzd, de 28 de setembro de 2020, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Bolsonaro aciona Polícia Federal contra Boulos por críticas na internet”.

Por Redação SRzd  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário