terça-feira, 29 de maio de 2018

29 de maio de 2018 (3a. feira)

Hoje é comemorado o:


Dia da Tomada de Constantinopla (comemorado apenas em Istambul).

Siege of a city, medieval miniature.jpg

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas.     

Resultado de imagem para Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas.        

Dia Mundial da Energia
Resultado de imagem para Dia Mundial da Energia

        De manhã, eu e Joana, fomos ao supermercado Frangolândia e compramos frutas, legumes, pão e biscoito. É uma pena que faltavam banana, laranja e batata inglesa devido à greve dos caminhoneiros, que nã forneceram esses produtos.    

         Por volta das 13 horas fomos levar Rafael para a escola. Por volta das 18 horas, quando voltamos da escola, passamos no barbeiro e Rafael se comportou como um rapazinho. Foi lindo o comportamento dele. Depois, por volta das 19 horas fomos à casa de pastas & pizzas. O antepasto oferecido é fino, delicado e delicioso.

      Fui à Academia.


     O que eu comi hoje: 

____________________________________________________________________________________
29/07/18 (3a. feira)                            59kg400                               Pressão: 13 x 7    _
Desjejum             Almoço                  Lanche                 Jantar                      Ceia                   
8h00                      19h30                    16h30                    18h30                        21h00                _________________________________________________________________________
Mamão                 Salada legumes   suco de                 Café com leite                      
Aipim                     Salada verduras  laranja                 Aipim com
Vitamina de         Salada frutas       torrada                Manteiga                                            
banana                 Arroz/feijão          -                            -
Pão assado           Peixe                   -                          -

           
Com queijo          Pinha                -                        -        

Desjejum: mamão, vitamina de banana e pão assado.
Almoço: salada de legumes, salada de verduras, salada de frutas, arroz, feijão e peixe.
Sobremesa: pinha.
Lanche da tarde: suco de laranja e torrada.
Jantar: café com leite, aipim com manteiga.

          A frase do dia: “Se Ela te sustenta, não cairás; se Ela te protege, nada terás a temer; se Ela te conduz, não te cansará; se Ela te é favorável, alcançarás o fim” (NOSSA SENHORA, apud Jornal A Tarde, de 29 de maio de 2018, Caderno 2. Pág. 2). 

Resultado de imagem para Se Ela te sustenta, não cairás; se Ela te protege, nada terás a temer; se Ela te conduz, não te cansará; se Ela te é favorável, alcansarás o fim

           Em 29 de maio de 2005, a população francesa rejeita a Constituição Europeia.

Resultado de imagem para 2005, a população francesa rejeita a Constituição Europeia. 

            Em 29 de maio de 1982, nasceu a modelo brasileira Ana Beatriz Barros.

 Resultado de imagem para modelo brasileira Ana Beatriz Barros
          Em 29 de maio de 2013, morreu o ator, apresentador e comediante brasileiro Márcio Ribeiro.
Resultado de imagem para ator, apresentador e comediante brasileiro Márcio Ribeiro.

           Li no Jornal A Tarde, de 29 de maio de 2018, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Caminhoneiros – Achar combustível é o maior desafio na capital”. Sindicato prevê chegada de caminhões-tanques hoje mas não devem continuar.




            

         Li no Jornal Folha de São Paulo, de 29 de maio de 2018, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Crise – Boicote continua apesar de acordo; governo fala em infiltração política”. Temer diz que crise será encerrada logo, ‘se Deus quiser’; desabastecimento piora e donos de postos sofrem ameaças em SP.

        Capa da Edição São Paulo da Folha

        Li no site SRZD, de 29 de maio de 2018, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: Cade propõe postos sem frentistas para diminuir valor do combustível”

 

Bomba de combustível. Foto: Reprodução
A greve dos caminhoneiros despertou novamente debates sobre o valor dos combustíveis. Desta forma, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou, nesta terça-feira (29), nove propostas para aumentar a concorrência no setor de combustíveis e, por consequência, reduzir os preços ao consumidor final.

O estudo foi entitulado de “Repensando o setor de combustíveis: medidas pró-concorrência”. Entre as sugestões estão questões de tributação e, até mesmo, uma proposta de postos sem frentistas.
Os pesquisadores afirmam que as medidas já estavam sendo discutidas antes da greve dos caminhoneiros. “As propostas já estavam sendo maturadas e discutidas internamente há algum tempo, como sugestões do Departamento de Estudos Econômicos e da Superintendência–Geral.”, ponderaram os pesquisadores.
De acordo com o Cade, a intenção é incentivar o debate e causar um impacto positivo para o consumidor. “Além disto, acredita-se que o impacto das medidas propostas seja positivo para sociedade. O que se espera é, de maneira realista, incentivar o debate social e democrático a respeito de alguns temas específicos, que podem favorecer a concorrência no setor”, concluiu.

Confira as medidas sugeridas pelo Cade:

Permitir que produtores de álcool vendam diretamente aos postos
Atualmente, os produtores de etanol não podem vender o produto diretamente ao posto por conta de restrições previstas em resoluções da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Para o Cade, este tipo de norma regulatória – a princípio – produz ineficiências econômicas, à medida em que impede o livre comércio e dificulta a possibilidade de concorrência que poderia existir entre produtor de etanol e distribuidor de combustível.
Repensar a proibição de verticalização do setor de varejo de combustíveis
No Brasil, é vedado por lei a um posto de gasolina pertencer a uma distribuidora de gasolina ou a uma refinaria. Segundo o Cade, há diversos estudos empíricos que demonstram que os custos e os preços da venda de gasolina aumentam quando se proíbe essa verticalização.
Extinguir a vedação à importação de combustíveis pelas distribuidoras
Para o Cade, a permissão de importação pelos distribuidores de combustível reduziria os custos de transação e as margens de remuneração do intermediário (importador), além de estimular o aumento no número de agentes na etapa de fornecimento de combustíveis, com possível diminuição dos preços.
Fornecer informações aos consumidores do nome do revendedor de combustível, de quantos postos o revendedor possui e a quais outras marcas está associado
Segundo o Cade, a justificativa principal para essa sugestão é que os consumidores não sabem quais postos concorrem entre si. Atualmente, um revendedor pode possuir diversas marcas simultaneamente (BR, Ipiranga, Shell etc.) e estabelecer preços iguais para seus postos, mesmo sendo de bandeiras diferentes. Tal situação dá a impressão errônea para os consumidores que diferentes marcas combinaram preços.
Aprimorar a disponibilidade de informação sobre a comercialização de combustíveis
A ampliação, o cruzamento e o aprimoramento dos dados à disposição da ANP e do Cade relacionados à comercialização de combustíveis (preços, volumes etc.) permitirá a detecção mais ágil e precisa de indícios econômicos de condutas anticompetitivas. Eventualmente, é possível pensar em uma revisão do artigo 198 do Código Tributário Nacional para permitir que o Cade tenha acesso a dados fiscais do mercado de maneira mais ampla.
Repensar a substituição tributária do ICMS
Para cobrar o imposto na origem, a autoridade tributária precisa elaborar uma tabela estimada de preços de revenda. Essa prática pode levar à uniformização dos preços nos postos. Segundo o Cade, a tabela também prejudica o empresário que opta por um preço mais baixo que o definido no momento da tributação.
Repensar a forma de tributação do combustível
Atualmente o imposto é cobrado por meio de um valor fixo por litro de combustível. Segundo o Cade, há, portanto, uma distorção, já que alguém que vende o litro da gasolina mais barato paga proporcionalmente mais imposto do que outro que vende combustível mais caro. Desse modo, há incentivos para a venda com preços mais altos. O estudo sugere a cobrança de valores percentuais sobre a receita obtida com a venda.
Permitir postos autosserviços
Para o Cade, o autosserviço tende a reduzir custos com encargos trabalhistas, com consequente redução do preço final ao consumidor. Além disso, dota o consumidor de maior poder de escolha entre abastecer pessoalmente seu próprio carro ou escolher um posto com serviços de frentistas.
Repensar as normas sobre o uso concorrencial do espaço urbano
O Cade propõe ainda uma regulamentação nacional que fomente a rivalidade entre postos de combustíveis e repense restrições do uso do espaço urbano (a proibição de instalação de postos de gasolina em hipermercados, por exemplo), que acabam por diminuir a rivalidade entre os agentes de mercado e elevar o preço dos combustíveis.
*Com informações da Agência Brasil

       Leiam esta reportagem completa acessando o link:

 Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário