quinta-feira, 2 de maio de 2019

02 de maio de 2019 (5ª. feira)

02 de maio de 2019 (5ª. feira)
Comemora-se:
Dia Mundial do Trabalhador
Dia da Bandeira, Polônia.
Dia da Região – Madri, Espanha.
Dia do Lamento ao Mármore, Portugal.
Dia Nacional de Luta pela Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos na Política Nacional sobre Drogas, Brasil.
Dia Nacional do Ex-Combatente, Brasil.
Dia Nacional da Ética, Brasil.
Festival de Bona Dea, também conhecida como Fauna, divindade do campo, Roma Antiga.
Último dia do Festival de Ridván - Fé Bahá'í, Judaísmo.


O que eu comi hoje:
02/05/19 (5ª. feira)                           58,800kg                              Pressão: 13 x 9
 ____________________________________________________________________________________
Desjejum                              Almoço                 Lanche                 Jantar 
8h30                                     12h30                    18h00                     20h00  
Desjejum: mamão, café com leite, batata-doce e tapioca.
Lanche: Churro.
Almoço: salada mista, frango, arroz e feijão.
Lanche: chá preto, ½  pão francês com manteiga, batata-doce.
Jantar: sopa



Hoje foi um dia cheio de atividades: logo de manhã fomos ao Posto de Saúde para vacinar Felipinho de 4 meses e 26 dias e apanhar resultado de um exame. Em seguida fomos a um posto pago para fazer outras vacinas. Fomos, também, comprar areia sanitária para os gatos e compramos, também um churro para o Rafael.
Depois do almoço levamos Rafael para a Escola e fui à Academia. De lá fui direto para o Salão Maria Bonita fazer as unhas. Cheguei a casa às 18 horas.
A frase do dia: “A nova cultura quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito” (GORKI, Máximo apud Jornal A Tarde, de 02 de maio de 2019. Caderno 2. Pág. 2).

Em 02 de maio de 1968, França: início das manifestações estudantis de maio de 1968.
 
Em 02 de maio de 1974, nasceu a jornalista brasileira Luciana Ávila.

 

Em 02 de maio de 2014, morreu a vidente brasileira Mãe Dináh.


          Li no Jornal A Tarde, de 02 de maio de 2019, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Educação – MPF vai apurar corte de verbas das universidades”. Procurador instaura inquérito para investigar constitucionalidade da medida do MEC.
      
      
 Li no Jornal Folha de São Paulo, em 02 de maio de 2019, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Venezuela – Repressão chavista aumenta e sufoca movimento opositor”. Juan Guaidó diz que haverá protestos até a queda de Maduro, mas cancela principal ato após cerco policial.

Capa Folha de S.Paulo 2019-05-02

      Li no Jornal O Estado de São Paulo, em 02 de maio de 2019, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Combustível – Pouca concorrência deixa gasolina mais cara, diz ANP”. De acordo com agência, distribuídas não repassaram ao consumidor redução de preço ocorrida nas refinarias.

Capa O Estado de Sao Paulo 2019-05-02

         Li no site SRzd, de 02 de maio de 2019, 5a.feira, a seguinte manchete em capa: MEC recua e anuncia que avaliação da alfabetização será feita por amostragem”

 

Sala de aula. Foto: Reprodução de Internet

Sala de aula. Foto: Reprodução de Internet
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano terá novidades. Os testes de ciências da natureza e ciências humanas para estudantes do 9º ano e a avaliação da alfabetização do 2º ano do ensino fundamental serão feitos por amostragem.
É a primeira vez que os testes de ciências são aplicados para estudantes do 9° ano. Já a avaliação da alfabetização era aplicada de forma censitária até 2016, ou seja, para todos estudantes do 3° ano, no período de dois em dois anos, nos anos pares.
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, e a previsão de que os estudantes devem ser alfabetizados até o 2° ano, o governo decidiu unificar essa avaliação com as demais, aplicadas nos anos ímpares. Para tanto, optou por cancelar a avaliação prevista para 2018, e implementá-la em 2019 para estudantes do 2º ano.
No entanto, em vez de aplicar para todos estudantes, como era feito até então, o Ministério da Educação optou por realizar testes por amostragem.
As novidades foram apresentadas nesta quinta-feira (2) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e as diretrizes foram publicadas no Diário Oficial da União.
“O que queremos [por meio do Saeb] é saber se as crianças estão aprendendo no ritmo [adequado]. Por isso faremos uma avaliação da alfabetização do 2° ano do ensino fundamental”, disse o ministro, em entrevista coletiva.
“Temos que pegar [recuperar] a criança que está ficando para trás e medir o que está acontecendo de certo e de errado”, acrescentou.
Segundo Weintraub, o ideal seria fazer a avaliação com todos os estudantes. “Se eu tivesse plenos poderes, faria universal todos os anos”, disse, ao justificar a pesquisa pela necessidade de o governo cortar gastos.
Saeb
O Saeb é formado por um conjunto de avaliações relativas à qualidade da educação do país, que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazer diagnósticos sobre educação básica do país.
A partir das análises, busca-se identificar fatores que possam interferir no desempenho do estudante, de modo a subsidiar políticas públicas para o setor. É por meio das médias de desempenho do Saeb e de dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar que se compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O orçamento previsto para avaliar 7 milhões de crianças é de R$ 500 milhões. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, “a melhoria da educação básica “provoca melhoria imediata na saúde e na educação do país”.
As avaliações serão aplicadas entre 21 de outubro e 1° de novembro em todas as unidades da federação, por meio de questionários que serão enviados a secretarias estaduais e municipais; diretores, professores e alunos das escolas; profissionais que acompanham estudantes da educação especial.
* Com informações da Agência Brasil


           Leiam esta reportagem completa, acessando o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário