terça-feira, 25 de agosto de 2020

25 de agosto de 2020 (3a. feira)

 

                                       APRESENTAÇÃO

 

Musa em grego é aquela capaz de inspirar a criação artística e cientifica. Por exemplo, nas Escolas de Belas-Artes, são contratadas modelos para posar para os alunos poderem fazer as suas pinturas. Leonardo da Vinci, ao retratar a Mona Lisa, por certo teve como modelo Lisa del Gioconda, a esposa de um cavalheiro florentino, Francesco del Giocondo, recém-parida. Muitos, muitos outros pintores se valeram de modelos, musas.

 

Muso é o homem que inspira o bem-querer de outras pessoas por conta de sua boa aparência, belo físico e ademais por vezes, também, incluindo-se a estes o seu carisma. Resolvi, portanto, assumir um muso para este romance. Trata-se de Marcus Vinicius Medeiros. Por que Vinícius? Porque ele preenchia todos os requisitos que eu desejava para tal finalidade.

 

Ele é alto, magro, tem pernas longas. Já para o primeiro capítulo eu precisava de um modelo assim, para poder pular a janela. Ele teria que ser jovem. Imaginei que ele tivesse 27 anos. Na realidade, ele tem 34. Eu precisava que ele tivesse 27 para eu compor a diferença absurda de 50 anos entre ele e ela. Ele tinha que ser jovem, forte, saudável, viril, macho, encantador – não necessariamente bonito. Um homem atraente para se contrapor com a mulher que ele se apaixonaria.

 

Precisava dessa fragrante diferença: não bastava ser jovem, tinha que ser másculo, porque ela era velha, frágil. Tudo tinha que girar em torno do sentimento e não da aparência. Na realidade, ele poderia ter a mulher que quisesse, quando quisesse, porque, além do mais ele era delicado, gentil, cavalheiro. Um genro que toda mãe queria ter. Se aparentemente ele era grande, também era altivo, elegante, sensível. Isso tudo causou o rebuliço da imprensa conforme descrito no Capítulo II.

 

O Capitulo III trouxe os diferentes contrastes entre os casais. O capitulo IV trouxe o erotismo de um passeio montado em uma moto. Apesar de muita coisa eu ter inspirado em mim mesma, já não me lembrava qual era a sensação de andar de moto. A última vez que andei numa moto foi com o meu filho a mais de 40 anos. E não tive essa reação. Fiquei com muito medo. Ainda me lembro hoje.

 

Ao escrever o Capítulo V eu me preocupei com a reação do meu muso. O capítulo me pareceu mais apimentado. E ele teve um comportamento normal, nem mais nem menos do que sempre fora. Achei aquilo de uma grandeza, de um respeito para comigo que, ao que se ele reagisse diferentemente, por certo que não continuaria a escrever o livro ou ele não seria o meu muso.

 

Pude escrever o Capítulo VI porque ele foi muito respeitoso. Não veio com gracejos ou piadas. Levou a sério tudo. Escrevi a descrição de uma missa, no Capitulo VII atestando a alienação de ****.  Do Capítulo VIII em diante me senti segura para escrever. Bastava eu pensar em meu muso que as ideias fluíam bem sem a sua interferência,

 

A história toda envolvendo um casal extremamente diferente um do outro, é de uma delicada ternura pelo jeito de ser e a maneira como ** se entregou a esse romance durante oito meses.

 

Não comentarei os demais capítulos para não estragar a surpresa do final da história

 

O que se comemora hoje:

Dia do Soldado

Opinião: Salve 25 de agosto, Dia do Soldado - Jornal de Brasília

Dia da Independência, na Ucrânia.

Dia de São Bartolomeu.

Dia da Legalidade.

Dia do Exército Brasileiro.

Dia do Feirante.

Dia Nacional da Educação Infantil.

Feriado no Município de Barretos, SP

Feriado no Município de Cáceres, MT

Feriado no Município de Chapecó, SC e Joaçaba, SC

Feriado no Município de Duque de Caxias, RJ, em tributo a Luís Alves de Lima e Silva

Feriado no Município de Poragantu, GO

Feriado no município de Rio Pomba, MG

Renúncia de Jânio Quadros, ex-presidente do Brasil.

Semana Nacional da Educação Infantil

 

 

O que eu comi hoje:

 

____________________________________________________________________

25-08-20 (3a. feira)     59kg450                Pressão: 12 x 8

Desjejum (8h30); Almoço (13h00); Lanche (17h00); Jantar (19h00)

Desjejum: mamão; café com leite; tapioca com ovo e batata doce.

Almoço: arroz branco; carne de porco.

Sobremesa: salada de frutas com coalhada.

Lanche: 1 laranja.

Jantar: chá mate; tapioca de ovo e 1 chocolate a 70% de cacau.

 

 

A frase do dia: “Quando estou estressada, vou para o combo terrível. (...) Só penso naquele pãozinho quentinho primeiro com queijo, depois com creme de avelã” (NASCIMENTO, Debora, atriz, dando sua receita de calmante nas horas difíceis apud Revista Veja, de 25 de agosto de 2020. Pág. 27).

 Débora Nascimento se torna mais uma artista a deixar TV Globo ...

 

Em 25 de agosto de 2017, o Furacão Harvey atingiu o Texas como um poderoso furacão de categoria 4, o mais forte dos Estados Unidos desde 2004. Nos próximos dias, a tempestade causou inundações catastróficas em grande parte do leste do Texas, matando 106 pessoas.

.Furacão Harvey – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 25 de agosto de 1967, nasceu a jornalista, apresentadora de televisão e política brasileira Soninha Francine.  

 Soninha Francine (25 de Agosto de 1967) | Artista | Filmow

Em 25 de agosto de 2019, morreu a escritora e roteirista brasileira Fernanda Young.

 Fernanda Young: relembre a carreira da escritora e roteirista ...

Li no Jornal A Tarde, de 25 de agosto de 2020, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Bolsa – Cresce desconfiança do mercado com o IRB do Brasil após atuação da Susep”. MP vai investigar o papel desempenhado pelo órgão estatal que deveria fiscalizar o setor.

 Capa do jornal A Tarde 25/08/2020

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 25 de agosto de 2020, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Ficha suja – Brecha na Lei pode liberar os fichas sujas”. O Tribunal Superior Liberal terá de decidir se os oito anos de inelegibilidade para condenados na Ficha Limpa se encerram em outubro, na mesma data do pleito no qual o ilícito foi cometido, ou em 31 de dezembro de 2020.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 25 de agosto de 2020, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Pedofilia – Servidor concentra 6 das 10 ocupações mais bem pagas”. Dados evidenciam peso da folha estatal, ajuste daria folga orçamentaria de R$ 15 bi.

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 25 de agosto de 2020, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Renda Brasil – Bolsonaro acha R$ 247 pouco e adia anuncio do Renda Brasil”. Valor será reavaliado: Guedes quer extinguir benefícios como o Farmácia Popular

 Capa do jornal O Estado de Sao Paulo 25/08/2020

Li no site SRzd, de 25 de agosto de 2020, 3a. feira, a seguinte manchete em capaMinistro do TCU é denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário