segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

11 de janeiro de 2021 (2a. feira)

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, só no 2a. feira, dia 17 de janeiro e 2021, estaremos publicando o Capítulo IX

 

Capítulo VIIi

O conto

 

Sara foi à escola conversar com a professora sobre o conto. A professora explicou o que era um conto, qual era o tema central, quantas linhas ou páginas.  Impacto com que ele causaria para com o leitor etc

 

         Ela explicou como era a estrutura de um conto, sem classificá-lo como conto de fadas ou fantástico ou de terror ou de amor. Explicou que era uma história curta; não disse o quanto ela deveria ser curta. Quantas páginas, quantos parágrafos ou mesmo linhas. Deixou a critério de cada um. E eles trouxeram temas interessantes. Alguns copiaram da internet!

        

O conto é estruturado em sua forma narrativa curta, com poucos personagens. Os elementos do conto são baseados nas seguintes tipologias narrativas: personagens. São os seres que executam e exercem ações, podendo ser pessoas, plantas, animais ou objetos. O narrador é aquele que conta a história. Pode ser na 1ª. pessoa, narrador onisciente e narrador observador. O tempo é o espaço narrativo. É quando ocorre a narração. O espaço é o cenário onde ocorre as ações. O enredo é a sequência de cenários: ações. O conflito é uma situação-problema; geralmente o conflito pode ser único.

 

Estas explicações foram passadas a todos os alunos. O tema era livre. As considerações seriam feitas em cima do que escrevessem. Em uma aula iríamos trabalhar o conteúdo, a temática, a estrutura e a forma. Em outra aula iríamos tratar da gramática.

 

 Sara ficou satisfeita com as explicações da professora e ela disse que não havia nada de errado com o seu filho, que ela não tivesse preocupação com ele. Disse também que os alunos que quisessem poderiam fazer 2 consultas antes de iniciar o trabalho:

1)      MARINHO, Fernando. "Conto "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-conto.htm. Acesso em 11 de janeiro de 2021.

2)      CASTRO, Sara de. "Crônica narrativa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica-narrativa.htm. Acesso em 11 de janeiro de 2021.

 

 

O que é comemorado hoje: 

Dia do Obrigado

Dia Internacional do obrigado 11/ 01 | Dia internacional, Dias mundiais,  Internacional

Aniversário do meu primo Ronaldo Rezende Novas dos Santos. Ele é filho da Ângela Thereza e mora no Rio de Janeiro.

Dia da Independência, Marrocos.

Dia da República, Albânia.

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, Brasil.

Tomada de Óbidos aos Mouros - Feriado Municipal de Óbidos, Portugal.

 

11-01-21 (2a. feira)                           59kg450                                    Pressão: 13 x 8

Desjejum (8h30); Almoço (13h00); Lanche (16h00) e Jantar (19h00)

 

Desjejum: mamão; café com leite; tapioca com ovo e aveia e mandioca.

Almoço: salada mista, macarrão a 4 queijos e coca-cola.

Sobremesa: salada de frutas.

Lanche: suco de goiaba e biscoito de maisena.

Jantar:tapioca e chá

 

A frase do dia: “02/06 – “A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo”. Leia mais em //https://www.cartacapital.com.br/politica/ /retrospectiva-as-piores-declaracoes-de-bolsonaro-durante-a-pandemia/” (BOLSONARO, Jair, presidente do Brasil. O Brasil chegou ao dia 30 de junho com 59.656 mortes e 1.408.485 milhão de casos confirmados de coronavírus)

 Bolsonaro pede à Índia urgência para antecipar vacina de Oxford ao Brasil

Em 11 de janeiro de 2015, marcha pela República em memória das vítimas dos ataques de janeiro de 2015 (que começou com o ataque ao conselho editorial do Charlie) reuniu em Paris 47 líderes governamentais de todo o mundo e mais de 47 milhões de pessoas na França.

 Charlie Hebdo defende "liberdade de religião" - Mundo - Correio da Manhã

Em 11 de janeiro de 1996, nasceu o cantor brasileiro Baco Exu do Blues.

 Baco Exu do Blues fala sobre sua sexualidade e relação com Pabllo Vittar

Em 11 de janeiro de 2003, morreu o ator, transformista e comediante brasileiro Jorge Lafond.

 Epitáfio: Jorge Lafond

 

Li no Jornal A Tarde, de 11 de janeiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – População em situação de rua cresce com crise”. Medo de Coronavírus também provoca saída voluntária de pessoas abrigadas.

 Capa do jornal A Tarde 11/01/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 11 de janeiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Concurso - Estado abrirá 33.000 vagas na Saúde”. O lançamento deve acontecer em fevereiro, com cerca de 11 mil vagas definidas e as demais a serem preenchidas conforme o crescimento da rede de saúde no Estado, com a inauguração, por exemplo, de novos hospitais

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 11 de janeiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 – Acesso a jornalismo profissional reduz efeito de fake news”. Experimento inédito feito em São Paulo mediu o impacto de campanhas de conscientização sobre conteúdos falsos.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 11/01/2021

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 11 de janeiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Projetos limitam poder de governadores sobre polícias civis e militares”. Modelo defendido por aliados de Bolsonaro propõe criação de patentes e de Conselho de Polícia Civil e ligado à União; além de mandatos para comandantes.

 Capa do jornal Estadão 11/01/2021

Li no site Srzd, de 11 de janeiro de 2021, 2a. feira, a seguinte manchete em capa: “Governo de São Paulo vai distribuir 2 milhões de doses de vacina por semana”

 

No total, serão mobilizados 77 mil profissionais, sendo 52 mil da Saúde e 25 mil policiais que atuarão desde as etapas de armazenamento, envio de doses e insumos às regiões e municípios, até a aplicação das vacinas nos postos.

“Em São Paulo, começaremos a vacinar no dia 25 de janeiro e, se for possível e tivermos o respaldo necessário, iniciaremos antes. E tomara que o Brasil também comece antes. Aqui, temos planejamento, estrutura, condições, recursos, matéria-prima e vacinas para iniciar o programa de imunização dos brasileiros de São Paulo. E o que mais desejo é que isso possa ocorrer também para os brasileiros de todo o Brasil”, afirmou o governador.

“O programa estadual de imunização poderá ser acoplado ao programa nacional. Nós não queremos contestar, queremos agir para salvar”, acrescentou Doria.

No entanto, a vacina ainda não possui liberação para o uso emergencial nem a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O caminho da vacina

As doses têm como ponto de partida o Instituto Butantan e serão acondicionadas inicialmente no Centro de Distribuição e Logística (CDL) do Estado de São Paulo. A partir dele, grades semanais serão distribuídas para a rede, com entregas diretamente a 200 municípios mais populosos e retiradas em 25 Centros de Distribuição regionais para as demais cidades. As Prefeituras, por sua vez, deverão garantir abastecimento nos postos de vacinação.

O plano logístico prevê saídas semanais de grades com 2 milhões de doses, com caminhões refrigerados e equipados para monitoramento de temperatura, rastreabilidade por radiofrequência, equipe de apoio, além de uma auditoria independente sobre todo volume de carga movimentada. Em média, 70 rotas deverão ser percorridas semanalmente.

Além das 5,2 mil câmaras de refrigeração dos postos fixos do SUS, a rede de frio dos centros de distribuição regionais já passou por manutenção preventiva e 25 geradores extras serão alugados para complementar a infraestrutura de armazenamento das doses.

 

Em coletiva, Governo de SP atualiza informações sobre o combate ao novo Ccoronavírus. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo adquiriu 75 milhões de seringas e agulhas ainda em 2020. Desse total, 20 milhões já foram distribuídas para a rede pública de saúde e novos quantitativos serão enviados proporcionalmente aos municípios com base nas grades semanais de vacinas.

Postos de vacinação

Já existem 5,2 mil postos de vacinação espalhados por todo o Estado, com possível expansão para até 10 mil locais. O plano prevê uso de escolas, quartéis da PM, estações de trem e terminais de ônibus, farmácias e sistemas drive-thru.

O funcionamento dos postos poderá ser ampliado conforme a necessidade, com perspectiva de atendimento das 8h às 22h de segunda à sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados. Os idosos terão prioridade de atendimento nos primeiros horários pela manhã. Estratégias complementares poderão ser definidas com os gestores locais para alcançar a população.

Os profissionais da Saúde passarão por treinamento para preparo e organização dos postos para evitar aglomerações; aplicação de doses e registro em sistema oficial; preenchimento de fichas de notificação para controle e monitoramento da campanha.

Segurança Pública

A Força Tática e a ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) da PM acompanharão o primeiro deslocamento das vacinas do Butantan ao Centro de Logística, onde também haverá guarda montada.

Todas as rotas serão escoltadas pela Polícia de Choque. Os centros regionais de armazenamento terão policiamento para apoio dos Comandos Regionais, que também farão articulações com as Guardas Municipais para segurança nos postos de vacinação.

Interesse político do governo federal na vacinação

Como tem feito nos últimos dias, João Doria voltou a reclamar que o governo federal não tem uma data marcada para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19. Apesar de dizer que não há “corrida da vacina” no país, o governador reforçou que a CoronaVac é a única com doses à disposição para começar a imunização.

 

Em coletiva, Governo de SP atualiza informações sobre o combate ao novo Ccoronavírus. Foto: Governo de SP

Doria lembrou, durante a coletiva, que, até agora, o governo federal não divulgou os detalhes do Plano Nacional de Imunização.

“Só conhecemos o esboço, os detalhes não. Se levar em conta a densidade demográfica, correto. Se levar a incidência de pessoas infectadas e de mortes, correto. Se levar em conta outros aspectos, incorreto. São Paulo mantém o seu Plano Estadual com início no dia 25 de janeiro. Me pergunto: qual a data de previsão do PNI? Não há. O governo federal não admite que não tem data para o PNI”, completou.

Preocupação com a Covid-19

Nas últimas quatro semanas, o Estado de São Paulo registrou um aumento de 44% nos casos de Covid-19, de 41% nos óbitos pela doença e de 10% nas internações.

A ocupação dos leitos de UTI está em 66,7% na Grande São Paulo nesta segunda-feira e em 65% no Estado. A primeira semana epidemiológica do ano (entre 3 e 9 de janeiro) apresentou alta de 63% dos casos, 49% dos óbitos e 15% nas internações em relação a última semana de dezembro (entre 26 de dezembro e 2 de janeiro). De acordo com o governo estadual, essa é a maior média móvel para casos confirmados e mortes desde agosto.

 

Leiam essa reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/governo-sao-paulo-vai-distribuir-2-milhoes-doses-vacina-por-semana/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

À Á à á é É Éí í Í Í c ç ó Ó ú? Pág. /

À Á á à às é É í Í ó ? É ú 2a. feira, /

Nenhum comentário:

Postar um comentário