sábado, 23 de janeiro de 2021

23 de janeiro de 2021 (sábado)

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, só no domingo, amanhã, estaremos publicando o Capítulo X

 

 

Capítulo IX

Comentários sobre “As garras’’

 

         As Garras é um conto? É um conto. Tanto pela forma como pelo tamanho do texto. É bom?  Depende do ponto de vista. É de regular para bom, ainda se tratando do texto de um adolescente, recentemente entrado na puberdade. Tem-se que analisar a idade, a maturidade, as condições de vida, o grau de conhecimento, o mundo em que vive. Também não foi lhe dado nenhum norte, nenhuma meta, nenhum título.

         Os seus colegas riram da história. Uns chamaram-na de ‘eletrizante’, outros de ‘maluca’, ‘doida demais’, ‘do outro mundo’ e por aí vai. É o que chamaríamos de non-sense. Ao ser entrevistado, Rito disse que não se inspirou em nada e nem em ninguém. Tudo veio fluindo de sua cabeça, saindo dela aos borbotões. São palavras suas. Saiam de sua cabeça até ele ficar com medo. Ai ele encerrou o assunto. Ficara sem conclusão? Qual nada!

 

Erros de gramática não havia. Interessante. Ela perguntou se ele havia dado para alguém corrigir ou ler. “Não. NÃO. A minha mãe, de enxerida, é que viu depois de pronto. Acho que ela não entendeu. Pareceu preocupada.” Ele balançou a cabeça. Gente velha é assim mesmo. Sua mãe é velha? Velha nada. É moça e bonita. “A mãe da gente é sempre velha!” Retrucou.

 

A professora achou Rito muito maduro, pois ele acabara de completar 14 anos. Filho único de um casal estruturado. Ela já o conhecia desde o ano anterior. Fora sua professora de Gramática. Agora era professora de Redação.

 

 

O que é comemorado hoje: 

Dia Mundial da Liberdade


Aniversário da minha prima Luciane Elisa Nolasco Marques. Ela mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Dia de Santo Ildefonso.

Dia do Rotariano.

Dia Internacional da Medicina Integrativa.

Dia Mundial da Liberdade.

 

 

23-01-21 (sábado)                           59kg995                                    Pressão: 13 x 8

Desjejum (9h00); Almoço (12h00); Lanche (16h00) e Jantar (18h00)


Desjejum: mamão; café com leite; mandioca e bolo.

Almoço: salada mista; soja com ovo; refogado de peixe merluza; arroz integral e feijão.

Sobremesa: rapadura.

Lanche: iogurte grego.

Jantar: pizza, sorvete em cubinhos.

 

A frase do dia: “Ninguém vai parar mais o Flamengo, porque ele e imparável“ (JESUS, Jorge, técnico que resolveu parar de treinar o clube e aceitou a proposta do Benfica de Portugal apud Revista Veja, de 29 de julho de 2023. Pág. 25).

 Mundial de Clubes: Jorge Jesus, a revolução barulhenta que levou o Flamengo  “a outro patamar” | Esportes | EL PAÍS Brasil

Em 23 de janeiro de 2003, detectado pela última vez um sinal muito fraco do Pioneer 10, mas nenhum dado utilizável pode ser extraído.

 

 eLimeira - 23 de janeiro na História

Em 23 de janeiro de 1989, nasceu o ator brasileiro Caio Castro.

 Caio Castro | Vocacional

 

Em 23 de janeiro de 2013, morreu a atriz brasileira Lídia Mattos.

 Lídia Mattos - Filmes no Cinema

 

Li no Jornal A Tarde, de 23 de janeiro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa“Covid-19 – Bahia prevê vacinar mais idosos com a vacina da Oxford”. Imunizante que deve chegar a Salvador até amanhã levara esperança a mais asilos e profissionais da saúde.

Capa do jornal A Tarde 23/01/2021

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 23 de janeiro de 2023, sábado, a seguinte manchete em capa: “Covid - Fiscalização mais rígida contra Covid”.

 

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 23 de janeiro de 2023, sábado, a seguinte manchete em capa: “Pesquisa – Crise derruba popularidade de Bolsonaro, aponta Datafolha”. Rejeição sobe para 40% e aprovação cai a 31% em meio à débacle sanitária e fracassos de vacinação.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 23/01/2021

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 23 de janeiro de 2023, sábado, a seguinte manchete em capa: “Covid-19 São Paulo revoga presença obrigatória de alunos nas aulas”. Início do ano letivo é adiado para 8 de fevereiro; Estado amplia oferta de leitos e reativará hospital de campanha.

 Capa do jornal Estadão 23/01/2021

Li no site Srzd, de 23 de janeiro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Covid-19: Fiocruz libera distribuição de vacina aos estados neste sábado’’.


A carga de dois milhões de doses da vacina vinda da Índia. Foto: Aurélio Pereira/Ministério da Saúde

As 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23).

Depois de chegar em voo da Emirates no Aeroporto de Guarulhos, às 17h20 dessa sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, onde chegou às 22h.

O avião foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelos bombeiros do Aeroporto Rio-Galeão.

As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu o lote em solo brasileiro, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Também estavam presentes o embaixador da Índia, Suresh Reddy, e a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade. Esta última se juntou ao grupo no Rio de Janeiro.

“A encomenda tecnológica prevê 100 milhões de doses para o primeiro semestre. Essas 2 milhões de doses são apenas o início. É o começo do processo. O objetivo do Ministério da Saúde é a vacinação em massa do povo brasileiro. E isso vai nos colocar, rapidamente, no topo da lista do número de vacinados. Com 8 milhões de doses, nós passaremos a ser o segundo país do ocidente que mais vacinou”, disse Pazuello, em pronunciamento à imprensa na Base Aérea.

Para a presidente da Fiocruz, a chegada da vacina é uma vitória da ciência. “Neste momento de perdas, ter a vacina é uma esperança que vem da ciência, que vem do Sistema Único de Saúde. É uma vacina com 70% de eficácia e que poderá ser administrada no intervalo de 12 semanas. Isto será muito importante para o nosso sistema de saúde”, ressaltou Nísia Trindade.

Fiocruz

Da Base Aérea, as vacinas seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

Esse processo será feito ao longo da madrugada e da manhã de sábado e será realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição para todos os estados brasileiros no período da tarde.

Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Bolsonaro

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a chegada das 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford ao Brasil. Ele disse que foram “negociadas pelo Ministério da Saúde e [a vacina já foi] adquirida também por um grande número de países”.

 

Leiam essa reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/covid-19-fiocruz-libera-distribuicao-vacina-estados-sabado/

Ate amanhã fiéis seguidores.

 

 

 

À Á à á é É Éí í Í Í c ç ó Ó ú? Pág. /

À Á á à às é É í Í ó ? É ú sábado , /

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário