sábado, 16 de janeiro de 2021

16 de janeiro de 2020 (sábado)

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, só no domingo, dia 17 de janeiro e 2021, estaremos publicando o Capítulo IX

 

Capítulo VIII

O conto

 

Sara foi à escola conversar com a professora sobre o conto. A professora explicou o que era um conto, qual era o tema central, quantas linhas ou páginas.  Impacto com que ele causaria para com o leitor detc

 

         Ela explicou como era a estrutura de um conto, sem classificá-lo como conto de fadas ou fantástico ou de terror ou de amor. Explicou que era uma história curta; não disse o quanto ela deveria ser curta. Quantas páginas, quantos parágrafos ou mesmo linhas. Deixou a critério de cada um. E eles trouxeram temas interessantes. Alguns copiaram da internet!

        

O conto é estruturado em sua forma narrativa curta, com poucos personagens. Os elementos do conto são baseados nas seguintes tipologias narrativas: personagens. São os seres que executam e exercem ações, podendo ser pessoas, plantas, animais ou objetos. O narrador é aquele que conta a história. Pode ser na 1ª. pessoa, narrador onisciente e narrador observador. O tempo é o espaço narrativo. É quando ocorre a narração. O espaço é o cenário onde ocorre as ações. O enredo é a sequência de cenários: ações. O conflito é uma situação-problema; geralmente o conflito pode ser único.

 

Estas explicações foram passadas a todos os alunos. O tema era livre. As considerações seriam feitas em cima do que escrevessem. Em uma aula iríamos trabalhar o conteúdo, a temática, a estrutura e a forma. Em outra aula iríamos tratar da gramática.

 

 Sara ficou satisfeita com as explicações da professora e ela disse que não havia nada de errado com o seu filho, que ela não tivesse preocupação com ele. Disse também que os alunos que quisessem poderiam fazer 2 consultas antes de iniciar o trabalho:

1)    MARINHO, Fernando. "Conto "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-conto.htm. Acesso em 16 de janeiro de 2021.

2)    CASTRO, Sara de. "Crônica narrativa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica-narrativa.htm. Acesso em 16 de janeiro de 2021.

 

 

O que é comemorado hoje: 

Dia dos Cortadores de Cana de Açúcar 

Usinas de cana-de-açúcar que melhorem condições de trabalho podem requerer  selo de reconhecimento | Renast online

Dia de São Marcelo, Papa.  

Dia do Povoamento Açoriano, RS

Dia dos Cortadores de Cana de Açúcar.

 

16-01-21 (sábado)                           58kg850                                    Pressão: 16 x 8

Desjejum (9h00); Almoço (12h00); Lanche (16h00); Jantar (18h00) e Ceia (21 horas)

Desjejum: mamão; café com leite; inhame e tapioca.

Almoço: salada mista; peito de frango; farinha com soja; berinjela revogada; arroz integral e feijão.

Lanche: laranja.

Jantar: açaí

Ceia: sushi

 

A frase do dia: “18/09 – “Vocês não entraram naquela conversinha mole de fica em casa e a economia a gente vê depois. Isso é para os fracos”, disse durante evento em Sinop (MT). Leia mais em //https://www.cartacapital.com.br/ politica/ /retrospectiva-as-piores-declaracoes-de-bolsonaro-durante-a-pandemia/” (BOLSONARO, Jair, presidente do Brasil. O Brasil chegou ao dia 31 de agosto com 121616 óbitos e 3.910.901 milhões de casos confirmados de coronavírus).

 Jair Bolsonaro - Canal Rural

Em 16 de janeiro de 2019, primeiro impeachment de Donald Trump passou formalmente para sua fase de julgamento no Senado dos Estados Unidos.

Twitter suspende a conta de Trump permanentemente | VEJA

Em 16 de janeiro de 1987, nasceu a atriz e cantora brasileira Mel Fronckowiak.

 Atriz Mel Fronckowiak exibe cabelos brancos nas redes sociais - ISTOÉ  Independente

Em 16 de janeiro de 2012, morreu o escritor brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós; morreu, também, a cantora brasileira Carminha Mascarenhas.

 Em seu último livro, 'Elefante', Bartolomeu Campos de Queirós mergulha no  mundo dos sonhos em busca do sentido do amor - Portal UaiFamosos Que Partiram: Carminha Mascarenhas

 

Li no Jornal A Tarde, de 16 de janeiro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Esperança – Bahia recorre ao STF para comprar vacina russa”. Rui Costa cria ‘plano B’ para assegurar imunizante e vacinar 5,08 milhões de baianos.

 Capa do jornal A Tarde 16/01/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 16 de janeiro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Covid – Deputados cobram ação do Congresso”. Diante do caos na saúde pública, intensificada pelo cenário de guerra em Manaus, parlamentares pressionam o comando da Câmara dos Deputados e do Senado Federal a suspender o recesso parlamentar e retomar os trabalhos para oferecer estratégias de solução para a crise no País.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 16 de janeiro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Vacina – Após fracasso de Bolsonaro, país depende da Coronavac”, Índia nega envio imediato de vacinas, e o ministério vai ao Butantan, que exige plano de distribuição.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 16/01/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 16 de janeiro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Vacina – Sem vacina da Índia, Planalto acelera busca por Coronavac”. Com o envio de 2 milhões de dose, Ministério da Saúde pede entrega imediata de imunizante do Butantan.

 Capa do jornal Estadão 16/01/2021

Li no site Srzd, de 16 de janeiro de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: Presidente da OAB diz que crime de responsabilidade de Bolsonaro é ‘cristalino’”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário