quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

14 de janeiro de 2021(5a. feira)

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, só no domingo, dia 17 de janeiro e 2021, estaremos publicando o Capítulo IX

 

Capítulo VIII

O conto

 

Sara foi à escola conversar com a professora sobre o conto. A professora explicou o que era um conto, qual era o tema central, quantas linhas ou páginas.  Impacto com que ele causaria para com o leitor detc

 

         Ela explicou como era a estrutura de um conto, sem classificá-lo como conto de fadas ou fantástico ou de terror ou de amor. Explicou que era uma história curta; não disse o quanto ela deveria ser curta. Quantas páginas, quantos parágrafos ou mesmo linhas. Deixou a critério de cada um. E eles trouxeram temas interessantes. Alguns copiaram da internet!

        

O conto é estruturado em sua forma narrativa curta, com poucos personagens. Os elementos do conto são baseados nas seguintes tipologias narrativas: personagens. São os seres que executam e exercem ações, podendo ser pessoas, plantas, animais ou objetos. O narrador é aquele que conta a história. Pode ser na 1ª. pessoa, narrador onisciente e narrador observador. O tempo é o espaço narrativo. É quando ocorre a narração. O espaço é o cenário onde ocorre as ações. O enredo é a sequência de cenários: ações. O conflito é uma situação-problema; geralmente o conflito pode ser único.

 

Estas explicações foram passadas a todos os alunos. O tema era livre. As considerações seriam feitas em cima do que escrevessem. Em uma aula iríamos trabalhar o conteúdo, a temática, a estrutura e a forma. Em outra aula iríamos tratar da gramática.

 

 Sara ficou satisfeita com as explicações da professora e ela disse que não havia nada de errado com o seu filho, que ela não tivesse preocupação com ele. Disse também que os alunos que quisessem poderiam fazer 2 consultas antes de iniciar o trabalho:

1)    MARINHO, Fernando. "Conto "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-conto.htm. Acesso em 14 de janeiro de 2021.

2)    CASTRO, Sara de. "Crônica narrativa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica-narrativa.htm. Acesso em 14 de janeiro de 2021.

 

 

O que é comemorado hoje: 

Ano Novo para os Sérvios Ortodoxos

Foto de Ortodoxa Celebração De Véspera De Ano Novo Com Fogos De Artifício  Sobre A Igreja De Saint Sava À Meianoite Em Belgrado Sérvia e mais fotos de  stock de Abstrato -

 

Aniversário do município de Miguelópolis, São Paulo.

Ano Novo para os sérvios ortodoxos – feriado local.

Batalha das Linhas de Elvas = Feriado municipal em Elvas

Dia do Enfermo.

International Beatles Freak Day

 

14-01-21 (5a. feira)                           58kg950                                    Pressão: 14 x 8

Desjejum (8h30); Almoço (14h00); Lanche (16h00) e Jantar (19h00)

 

Desjejum: mamão; café com leite; batata-doce e tapioca.

Almoço: salada mista, couve; peixe; arroz e feijão; abacaxi.

Lanche: laranja.

Jantar: leite com aveia e granola.

A frase do dia: “31/07 – “Eu estou no grupo de risco. Agora, eu nunca negligenciei. Eu sabia que um dia ia pegar. Infelizmente, acho que quase todos vocês vão pegar um dia. Tem medo do quê? Enfrenta! (…) Lamento. Lamento as mortes. Morre gente todos os dias de uma série de causas. É a vida, é a vida.” Leia mais em //https://www.cartacapital.com.br/politica/ /retrospectiva-as-piores-declaracoes-de-bolsonaro-durante-a-pandemia/” (BOLSONARO, Jair, presidente do Brasil. O Brasil chegou ao dia 31 de julho com 92.568 óbitos e 2.666.298 milhões de casos confirmados de coronavírus).

 

Em 14 de janeiro de 2016, a Organização Mundial da Saúde declara o fim da epidemia por vírus ebola na África Ocidental que causou mais de onze mil mortes.

 OMS anuncia fim da epidemia de ebola na África Ocidental | Notícias  internacionais e análises | DW | 14.01.2016

Em 14 de janeiro de 1981, nasceu o ator brasileiro André Ramiro.

 André Ramiro estreia em comédia argentina e dispara: “O racismo no Brasil é  hipócrita” - GQ | Cultura

Em 14 de janeiro de 2003, morreu o político brasileiro Lauro Álvares da Silva Campos.

 Quem foi Lauro Campos e Marielle Franco – FLCMF

 

Li no Jornal A Tarde, de 14 de janeiro de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Universidade – Reta final do Enem é desafio em meio a cenário de incertezas”. Após a Justiça Federal negar o pedido de adiamento do Exame, candidatos seguem na preparação intensa para as provas dos dias 19 e 24.

 

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 14 de janeiro de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Vacina – Governo planeja iniciar vacinação no dia 19”. Pazuello diz que vacinação contra Covid começará no dia 20 de janeiro O início da estratégia, no entanto, depende de aprovação das vacinas na Anvisa.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 14 de janeiro de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa“Impeachment de Trump – Trump é impedido pela segunda vez”. Com aval de dez republicanos, Câmara aprova processo contra presidente; acusado de insuflar insurreição; ação vai ao Senado.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 14/01/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 14 de janeiro de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Impeachment de Trump – Câmara dos EUA aprova pela 2ª. vez impeachment de Trump”. Decisão é inédita na história do país e teve apoio de republicanos; mas o Senado não deve afastar o presidente.

Capa do jornal Estadão 14/01/2021

Li no site Srzd, de 14 de janeiro de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: Covid-19: “Pazuello diz que vacinação no Brasil começa dia 20”.

14/01/2021 às 14h09 – Por Redação SRzd

 

Vacina. Foto: Reprodução de Internet

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14), durante uma reunião virtual com cerca de 100 integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil será iniciada na próxima quarta-feira (20), às 10h.

Apesar da afirmação, ele ressaltou que esta data depende da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas, o que deve acontecer no domingo (17).

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, escreveu o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), em uma rede social.

O Ministério da Saúde ainda não confirmou a data. Pazuello recebeu mais de 130 prefeitos. A maioria participou virtualmente.

O ministro afirmou ainda que vai levar de 3 a 4 dias para iniciar a distribuição do imunizante ao estados após a aprovação da Anvisa.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (13), 205.964 pessoas morreram no Brasil por causa da Covid-19. A pandemia do novo Coronavírus infectou 8.256.536 pessoas.

Leiam essa reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/covid-19-pazuello-diz-vacinacao-brasil-comeca-dia-20/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário