domingo, 7 de março de 2021

07 de março de 2021 (domingo)

 Revista da FIEC - Agosto/2015 by Sistema FIEC - issuu

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, estamos publicando o Capítulo XVI: “Peteca”.

Capítulo XVI

Peteca

A professora de Redação pediu à turma que sugerisse um tema para escreverem uma crônica. Foram diversas as sugestões e a escolhida foi “Peteca”. Um aluno levantou o dedo e perguntou “o que é peteca”? E a professora explicou que eles deveriam fazer uma pesquisa no Google, que por certo eles teriam a resposta que buscavam e que também conversassem sobre peteca com seus pais e mesmo outros jovens. A pesquisa também fazia parte do trabalho. Como a aula só seria na próxima 4ª. feira, eles teriam uma semana inteira para fazer a pesquisa e escrever a crônica, que não precisava ser longa, mas que tinha que ser interessante para o leitor.

 

“Que coisa mais antiga”! Pensou Rito Ovídio. Do tempo do Descobrimento do Brasil... Quem quer jogar esse jogo hoje em dia? Os alunos criaram um time para jogar peteca e até que foi divertida a brincadeira. Não usaram nenhuma regra do jogo oficial e a peteca foi criada por eles mesmos. Fizeram uma roda com 5 integrantes (todos de máscara) e foram jogando uns para os outros. Pediram para a professora mais uma semana. Pedido aceito. Mas na verdade, este jogo tem regras. Parece muito com o vôlei: tem uma rede e joga-se com um saque forte para o outro lado da rede (time adversário). A palavra “peteca” vem dos índios Tupi, que quer dizer “bater”, “bater com a palma da mão”, “golpear” ou “esbofetear”

 

A peteca pode ser feita de qualquer jeito. Antigamente era feita com palha de milho e confeccionada artesanalmente com penas de aves e algumas pedrinhas. A parte inferior – aquela que bate na palma da mão – era feita com a palha de milho e ter um peso razoável: se colocavam pedrinhas para dar impulso e equilibrar o artefato. Colocavam-se penas de aves. Isso em Minas Gerais, de onde foi divulgada a brincadeira. Em nossos dias a peteca tradicional é feita artesanalmente com penas de galinha, palha de milho, barbante e areia. Mas, podemos confeccioná-la também em casa com materiais reutilizáveis. Por exemplo, você pode fazer uma trouxinha com palha de milho, Não precisa nem de penas.

 

Em uma semana os alunos (e alunas) jogaram 3 partidas de peteca. E foi muito divertido. Para esses jovens acostumados com jogos eletrônicos, que são os do momento, esses jovens modernos, cibernéticos, jogar peteca é algo “novo”. Nesse momento de pandemia, tanta dor, fazer algo “diferente” é muito bom para o nosso ego, um ego triste, arranhado. Os jovens cheios de hormônios à flor da pele, gritando por energia, evolução, amor e dinamismo. E tudo isso tem que ser contido nessa pandemia. Não se pode dar nem um abraço, um aperto de mão, ou não podemos nos reunir em grupo porque é aglomeração.

***

O que se comemora hoje:

Dia da Liberdade de Cultos

Dia 07 de janeiro, Dia da liberdade de cultos e dia do Leitor | Mistura_Blog

Aniversário de Pirangi, São Paulo, Brasil.

Dia da Advocacia Pública, Brasil.

Dia da Democracia, Palestina.

Dia da Liberdade de Cultos, Brasil.

Dia do Fuzileiro Naval, Brasil.

Dia do Leitor, Brasil.

Dia do Professor, Albânia.

 

O que eu comi hoje:

 

07-03-21 (domingo)                         58kg800                  Pressão: 13 x 8

Desjejum (9h30); Almoço (13h00); Lanche (17h00) e Jantar (19ch00)

Desjejum: mamão; tapioca; batata-doce; e café com leite.

Almoço: salada mista; couve; lasanha a quatro queijos.  

Sobremesa: abacaxi.

Lanche: iogurte, banana e tangerina.

Jantar: pizza com pepsi.

 

A frase do dia: “Se funcionar, vai ser um passo gigantesco” (CASALIA, Mariana, neurocientista da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que ajudou a desenvolver uma técnica cirúrgica inédita aplicada no cérebro de Cronutt, um leão marinho. Ele sofre de epilepsia provocada por toxinas disseminadas por mudanças climáticas, uma praga entre as espécies marinhas apud Revista Veja, de 21 de outubro de 2020. Pág. 21).

 Mariana Casalia - Research Associate - University of California, San  Francisco | LinkedIn

Em 07 de março de 2008, lançamento do observatório espacial Kepler, planetas semelhantes à Terra orbitando em outras estrelas.

 Kepler (sonda espacial) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 07 de março de 1985, nasceu o ciclista brasileiro Pablo Alberto Lucatelli.

 Pablo Alberto Lucatelli, Ciclista brasileiro Mensagens Virtuais de Páscoa

Em 07 de março de 2010, morreu o cantor brasileiro Jader Moreci Pereira(Leonardo).

 Morre o cantor nativista Leonardo

Em 07 de março de 2021, hoje, morreu aos 90 anos, de Covid, o economista brasileiro Danilo Pereira. Ele foi secretário de Indústria e Comércio do Ceará, assessor da diretoria da Federação das Indústrias (FIEC) e diretor do Banco do Brasil.

Revista da FIEC - Agosto/2015 by Sistema FIEC - issuu

Li no Jornal A Tarde, de 07 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Ferrovias – Bahia questiona concessão da FCA”. Governo estadual, políticos e empresários baianos querem suspender renovação antecipada do contrato de concessão da Centro-Atlântica.

 Capa do jornal A Tarde 07/03/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 07 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Nova variante – Nova variante já circula em 24 cidades do Ceará”. No total, 37 cidades tiveram amostras avaliadas pela Fiocruz no Estado; em Fortaleza, quase oito a cada dez testes deram positivo para a presença da nova cepa.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 07 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Vacina – Saúde negou Pfizer 3 vezes e perdeu 3 milhões de doses”. Ofertas previam entregas até fevereiro, antes de o país recorde de mortos.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 07/03/2021

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 07 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa:  “Covid - Na contramão do mundo, Brasil tem maior alta de mortes por Covid”. Aumento de óbitos é o maior entre as dez nações que tem o maior número de vítimas pela 1ª. vez; 10 mil morreram em uma semana.

 Capa do jornal Estadão 07/03/2021

Li na Revista Veja, de 30 de dezembro de 2020, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa:  “2020 já vai tarde – No ano que entrou para a história por causa da epidemia, não há muito a celebrar – mas ao menos 2021 começa com a esperança luminosa da vacina, atalho para a retomada da vida normal”.

 JÁ VAI TARDE - 30/12/2020

Li no site SRZD, de 07 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Doria entra com queixa-crime contra vizinha após vídeo com falsa denúncia”

Por Redação SRzd  

Nenhum comentário:

Postar um comentário