quinta-feira, 11 de março de 2021

11 de março de 2021 (5a. feira)

 O ATAQUE DOS BÁRBAROS - 13/01/2021

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, estamos publicando o Capítulo XVI: “Peteca”. O próximo capitulo (XVII) sera domingo, dia 14 de março de 2021.

Capítulo XVI

Peteca

Peteca com Penas Coloridas Recreativos Melhores Brinquedos Educativos Para  as Crianças e colchonetes. Conheça a PlayHobbies

A professora de Redação pediu à turma que sugerisse um tema para escreverem uma crônica. Foram diversas as sugestões e a escolhida foi “Peteca”. Um aluno levantou o dedo e perguntou “o que é peteca”? E a professora explicou que eles deveriam fazer uma pesquisa no Google, que por certo eles teriam a resposta que buscavam e que também conversassem sobre peteca com seus pais e mesmo outros jovens. A pesquisa também fazia parte do trabalho. Como a aula só seria na próxima 4ª. feira, eles teriam uma semana inteira para fazer a pesquisa e escrever a crônica, que não precisava ser longa, mas que tinha que ser interessante para o leitor.

 

“Que coisa mais antiga”! Pensou Rito Ovídio. Do tempo do Descobrimento do Brasil... Quem quer jogar esse jogo hoje em dia? Os alunos criaram um time para jogar peteca e até que foi divertida a brincadeira. Não usaram nenhuma regra do jogo oficial e a peteca foi criada por eles mesmos. Fizeram uma roda com 5 integrantes (todos de máscara) e foram jogando uns para os outros. Pediram para a professora mais uma semana. Pedido aceito. Mas na verdade, este jogo tem regras. Parece muito com o vôlei: tem uma rede e joga-se com um saque forte para o outro lado da rede (time adversário). A palavra “peteca” vem dos índios Tupi, que quer dizer “bater”, “bater com a palma da mão”, “golpear” ou “esbofetear”

 

A peteca pode ser feita de qualquer jeito. Antigamente era feita com palha de milho e confeccionada artesanalmente com penas de aves e algumas pedrinhas. A parte inferior – aquela que bate na palma da mão – era feita com a palha de milho e ter um peso razoável: se colocavam pedrinhas para dar impulso e equilibrar o artefato. Colocavam-se penas de aves. Isso em Minas Gerais, de onde foi divulgada a brincadeira. Em nossos dias a peteca tradicional é feita artesanalmente com penas de galinha, palha de milho, barbante e areia. Mas, podemos confeccioná-la também em casa com materiais reutilizáveis. Por exemplo, você pode fazer uma trouxinha com palha de milho, Não precisa nem de penas.

 

Em uma semana os alunos (e alunas) jogaram 3 partidas de peteca. E foi muito divertido. Para esses jovens acostumados com jogos eletrônicos, que são os do momento, esses jovens modernos, cibernéticos, jogar peteca é algo “novo”. Nesse momento de pandemia, tanta dor, fazer algo “diferente” é muito bom para o nosso ego, um ego triste, arranhado. Os jovens cheios de hormônios à flor da pele, gritando por energia, evolução, amor e dinamismo. E tudo isso tem que ser contido nessa pandemia. Não se pode dar nem um abraço, um aperto de mão, ou não podemos nos reunir em grupo porque é aglomeração.

***

O que se comemora hoje:

Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo

 11 de Setembro: Nova York, entre a memória e a história | Internacional |  EL PAÍS Brasil

Dia da Juventude, no Zâmbia.

Dia de Santa Flora.

Dia do Motociclista.

Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo.

Dia Moshoeshoe, Lesoto.

Dia Mundial do Rim em 2021.

Jonny Apleseed Day

Restabelecimento da Independência, Lituânia.

 

O que eu comi hoje:

 

11-03-21 (5a. feira)                           58kg800                  Pressão: 13 x 8

Desjejum (7h30); Almoço (12h30); Lanche (17h00) e Jantar (19h00)

Desjejum: mamão; tapioca; macaxeira; bolo e café com leite.  

Almoço: salada mista; arroz; feijão e estrogonofe.  

Sobremesa: goiabada.

Lanche: iogurte tradicional com salada de frutas.

Jantar: Tapioca e iogurte.

 

A frase do dia: “Eu apoios todas as boas ações que beneficiam a população, independentemente de ideologias. Precisamos de pluralidade e renovação, pessoas diferentes e com visões mais atuais. Temos de dialogar, acabar com o discurso de ódio, esse extremismo que faz muito mal à sociedade. As questões ideológicas têm de ser deixadas de lado” (HYPOLITO, Diego apud Revista Veja, de 21 de outubro de 2020. Pág. 18).

 ENTREVISTA: Diego Hypólito, força e determinação do bicampeão mundial de  ginástica solo‏ - Revista Mensch

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o Covid-19i uma pandemia global.

 OMS declara pandemia de coronavírus | Coronavírus | G1

 

Em 11 de março de 1991, nasceu a lutadora brasileira Lívia Renata Souza.

 Livia Renata Souza – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Em 11 de março de 2019, morreu o treinador e jogador de futebol brasileiro Coutinho.

 Cláudio Coutinho - Que fim levou? - Terceiro Tempo

Li no Jornal A Tarde, de 11 de março de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa“Pandemia – Rui Costa e 20 governadores se unem no pacto pela vida”. Gestores públicos criam ação em defesa de um comitê gestor para gerir a crise e assegurar a vacinação.  

 Capa do jornal A Tarde 11/03/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 11 de março de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa“Pandemia – Polêmicas na votação no Auxilio Emergencial”. A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (11), em 2º turno a proposta de emenda à Constituição (PEC) que autoriza o pagamento de uma nova rodada do auxílio emergencial, além de prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos.  O texto-base da chamada PEC Emergencial teve 366 votos a favor, 127 contra e três abstenções.

 

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 11 de março de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa: “Lula – Lula acena a setores para ser o contraponto a Bolsonaro”. Petista ataca a Lava Jato e pede que ‘não tenham medo dele’; presidente vê adversário em campanha.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 11/03/2021

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 11 de março de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capa:  “Pandemia – País registra 2.349 mortes em 24h; Bolsonaro veste máscara”. Média móvel de mortes subiu 43% nas duas últimas semanas em meio a vacinação lenta e sobrecarga de hospitais.

 Capa do jornal Estadão 11/03/2021

 

Li na Revista Veja, de 13 de janeiro de 2021, 4ª. feira, a seguinte manchete em capa:  “O Ataque dos Bárbaros – Ao incitar apoiadores a invadir Congresso, Donald Trump termina seus dias na Presidência dos Estados Unidos com um legado assustador – e vergonhoso – para a mais vigorosa democracia do Ocidente”. Ao incitar a invasão do Congresso, Donald Trump marca o fim de seu mandato com uma grave afronta à maior democracia do Ocidente.

O ATAQUE DOS BÁRBAROS - 13/01/2021

Li no site SRZD, de 11 de março de 2021, 5a. feira, a seguinte manchete em capaEm iminente colapso, São Paulo vai fechar escolas, igrejas e paralisar futebol

11/03/2021 às 13h09 - Por Redação SRzd

Governo do Estado de São Paulo - Coletiva de Imprensa: Governo SP anuncia  novas medidas contra o Coronavírus | Facebook

Coletiva do Governo de São Paulo. Foto: Divulgação

O governo de São Paulo vai recomendar o fechamento das escolas para aulas presenciais, igrejas e demais templos religiosos e a interrupção de campeonatos esportivos, inclusive do Campeonato Paulista de Futebol.

As medidas, que compõem uma ainda inédita fase roxa do Plano São Paulo, incluem as escolas estaduais, que ficarão abertas apenas para alunos que precisem de alimentação.

As escolas privadas poderão abrir para receber crianças de pais que precisem trabalhar fora. O limite, nesses casos, será de 35% dos alunos presencialmente. A recomendação de fechamento também será dada aos prefeitos em relação às escolas públicas municipais.

O comércio também terá restrições. As informações detalhadas serão divulgadas em entrevista coletiva nesta quinta-feira (11).

Mais cedo, Doria divulgou vídeo de quatro minutos em que preparava terreno para a adoção de medidas mais duras e restritivas. Na gravação, ele classifica a situação do sistema de saúde do Estado como de iminente colapso e afirma que, enquanto não há vacinas em quantidade suficiente, o único caminho é aumentar o isolamento social.

O tucano pede a colaboração da população para respeitar as medidas e cobra o governo federal para a compra de mais vacinas, além das doses já produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz. Assista:

São Paulo deve enfrentar colapso no sistema de saúde em até 25 dias

O estado de São Paulo pode enfrentar um colapso no sistema público e privado de saúde, com esgotamento dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19, em até 25 dias. O cálculo foi realizado pela matemática Simone Batista, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e divulgado nesta quinta-feira (11) em reportagem do G1.

A professora alerta ainda que o esgotamento pode ocorrer em menos tempo caso o ritmo de internações dos últimos três dias permaneça, e não a média de todo o mês de março.

O levantamento considera a média de criação de novos leitos pelo governo e também por hospitais particulares, além do crescimento na ocupação desses equipamentos.

O Secretário da Saúde de São Paulo admitiu nesta quarta-feira (10) que o governo não conseguirá ter leitos para todos os pacientes se o ritmo de internações permanecer alto.



Leiam esta reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/em-iminente-colapso-sao-paulo-fechar-escolas-igrejas-paralisa-futebol/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

. /

À Á à á é É Éí í Í Í c ç ó Ó ú? Pág. /

À Á à às é É í Í ó ? É ú5a. feira

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário