terça-feira, 16 de março de 2021

16 de março de 2021 (terça-feira)

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, estamos publicando o Capítulo XVII: “Peteca”. O próximo capitulo (XVIII – A borboleta) será domingo, dia 21 de março de 2021.

Capitulo XVII

Peteca: histórico, regras e protocolos.

 

“A peteca possui uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feita de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. A peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno” (4).

A peteca esportiva, no formato atual, apresenta penas grandes e coloridas; as produzidas “por esses povos eram confeccionadas a partir de fibras naturais, principalmente cascas de bananeira (embira) e palhas de milho”(5). Essa alteração do material se deve à modernização e à intensificação da prática em seu processo de difusão, sendo que o material original não suportasse a dinâmica e se desfizesse facilmente.

Diz-se que o jogo da peteca (ou recreação) já era feito pelos índios desde antes do Descobrimento do Brasil. Essa recreação era produzida com muita alegria e cantos espontâneos dos índios. Mas a Confederação Brasileira de Peteca (CBP) atribui o ano de 1600 como o da origem do jogo Peteca. Assumia diferentes formas e era disseminado pela América (Brasil, Peru, Argentina e México).

Coube a Minas Gerais, séculos depois a criar regras (1973) para o jogo e dar-lhe o formato atual: “com quatro penas brancas presas a uma base e conectadas a um fundo feito com diversas camadas finas de borracha” (5). Foi também em Minas Gerais que foram criadas as regras, as quadras e os campeonatos.  Em 1975 foi criada a Federação Mineira de Peteca (FEMPE).

“Em 1978, o Mobral editou o livreto "Vamos Jogar Peteca", publicação dos técnicos do Centro Cultural e do Grupo Executivo da Campanha "Esporte Para Todos" (GECET), do Ministério da Educação. Posteriormente, também a Secretaria de Educação Física e Desporto do MEC tiveram uma parcela de marcante colaboração” (6).

Finalmente, em 1986, a CBDT (Confederação Brasileira de Desportos Terrestres) criou seu departamento de peteca, nomeando para a sua direção o desportista Walter José dos Santos, responsável pela codificação e oficialização das regras. Em 1987, aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca, fruto do esforço das federações regionais espalhadas pelo país” (7).

“Veja, a seguir, as regras básicas para a prática esportiva da peteca:

  • O espaço oficial de jogo se caracteriza por uma quadra com dimensões de 16 m x 5,50 m para a categoria individual e 16 m x 7,50 m para a categoria de duplas.
  • A peteca deve apresentar peso entre 40 g e 42 g, base com diâmetro entre 5 cm e 5,2 cm e altura total de 20 cm, incluindo as penas.
  • O esporte apresenta um tempo de 20s por equipe para a obtenção do ponto. Caso a equipe atacante não efetue o ponto no tempo oficial, ele é contabilizado para a equipe adversária. Além disso, o direito de saque alterna entre as equipes ao final de cada tempo ou com a obtenção do ponto.
  • Uma partida do esporte é organizada em três sets: para os dois primeiros, a marca é de 25 pontos. Contudo, para o terceiro set, essa marca é de 16 pontos. Diante disso, se faz obrigatória uma diferença de dois pontos entre as equipes para designar o vencedor de cada um dos três sets.
  • Nessa configuração, a peteca é lançada e rebatida pelos jogadores até que eles marquem um ponto. Assim, um ponto é marcado quando a peteca cai no chão, nos limites da quadra, quando ela é rebatida contra a rede ou fora dos limites da quadra e quando ocorrem faltas técnicas (invasão da linha central ou de campo de jogo, toque na rede ou condução da peteca, por exemplo).

As Regras Oficiais de Peteca foram atualizadas e passaram a vigorar em janeiro de 2020, conforme proposições da CBP. De acordo com elas, essas características apresentadas acima compõem as regras básicas para a prática esportiva da modalidade” (8).

A professora acho bom o trabalho de pesquisa de Rito.

 – Mas, Rito, você copiou quase tudo!

 – Poxa! Citei as fontes, conforme a senhora ensinou.

(1)        https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genes.htm

       (2)   http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-sao-genes/8169/73/                                                                                                       

       (3) Revista Dossiê Super Interessante, in A Genética do Amor. Pág. 10)     Dr.ª Clarisse Bezerra      Médica de Saúde Familiar     Outubro 2020       https://www.tuasaude.com/proteina-c-reativa/

(1)     https://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca (Acessado em 14-03-2021)

(2)     https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/peteca

(3)     https://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca (Acessado em 14-03-2021)

(4)     https://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca (Acessado em 14-03-2021)

(5)     https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/peteca

 

 

***

 

O que se comemora hoje:

 

Festival de Dionísio (Baco para os romanos)

 Valença Agora - » Dionísio, Baco e o Vinho

Dia da Bandeira do Paraná, Brasil.

Dia do Ouvidor, Brasil.

Mitologia Greco-romana: o primeiro dia do Bacanal – Festival de Dionísio (Baco, para os romanos), deus do vinho

 

O que eu comi hoje:

 

16-03-21 (3a. feira)                           58kg750                  Pressão: 13 x 8

Desjejum (8h30); Almoço (12h30); Lanche (17h00) e Jantar (19h00)

Desjejum: mamão; tapioca; macaxeira e café com leite.  

Almoço: salada mista; arroz com cenoura; feijão carioquinha; peixe grelhado e soja.  

Sobremesa: iogurte tradicional.

Lanche: salada de frutas com iogurte, banana e biscoito folhado.

Jantar: tapioca e leite com granola e aveia + banana com mel e aveia.

 

A frase do dia: “Monsieur Macron? Monsieur Macron n’est pas bien. Monsieur Macron desconhece a produção de soja no Brasil”(MOURÃO, Hamilton, vice-presidente, fazendo pouco da ameaça do presidente francês de desenvolver uma espécie de soja europeia porque continuar a depender da brasileira “é o mesmo que apoia o desmatamento da Amazônia” apud Revista Veja, de 20 de janeiro de 2021. Pág. 20. Veja Essa!).

 Macron x Mourão: declaração de vice brasileiro sobre soja é 'achismo', diz  especialista – Jornal Folha do Litoral

Em 16 de março de 2014, a Crimeia vota um referendo controverso para se separar da Ucrânia e se juntar à Rússia.

 Leste da Ucrânia vota em referendo para se separar e ser anexado pela Rússia  - ÉPOCA | Tempo

Em 16 de março de 1981, nasceu o ex-atleta brasileira Fabiana Murer.

 Fabiana Murer conquista 1º ouro do Brasil em Mundiais de atletismo –  efemérides do éfemello

Em 16 de março de 2012, morreu o geógrafo, geólogo e ecólogo Aziz Ab’Saber.

 Um dia antes da morte, Aziz Ab'Saber entregou relato de sua obra à SBPC -  Rede Brasil Atual

Li no Jornal A Tarde, de 16 de março de 2021, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Mudança – Marcelo Queiroga e o novo ministro da Saúde”. País terá quarto gestor da área durante a pandemia após pressão do Centrão para a saída de Pazuello.

Capa do jornal A Tarde 16/03/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 16 de março de 2021, 3a. feira, a seguinte manchete em capa: “Covid: um óbito em casa a cada dia”. Na capital, uma pessoa morre de Covid em domicílio a cada dois dias; mês com mais vítimas da doença pandêmica nesse perfil foi maio de 2020, com 250 registros em todo o Estado

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 16 de março de 2021, 3a. feira, a seguinte manchete em capa“Mudança – Marcelo Queiroga, médico, aceita convite e assume Saúde”. Primeira opção era a também cardiologista Ludmila Hajjar, que recusou. Pazuello sai investigado.  

 

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 16/03/2021

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 16 de março de 2021, 3a. feira, a seguinte manchete em capa “Mudança – Médico pró-isolamento social será 4º. Ministro da Saúde de Bolsonaro”. Marcelo Queiroga até agora também foi contra tratamento precoce com cloroquina.  

 Capa do jornal Estadão 16/03/2021

Li no site SRZD, de 16 de março de 2021, 3ª. feira, a seguinte manchete em capa: ‘Ministro da Saúde executa a política do governo’, diz Marcelo Queiroga

Por Redação SRzd  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário