sábado, 20 de março de 2021

20 de março de 2021 (sábado)

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, estamos publicando o Capítulo XVIII: “Borboletas”. O próximo capitulo (XIX – Classificação das Borboletas) será domingo, dia 28 de março de 2021.

        Capítulo XVIII

Borboletas

 

Na aula de Ciências, Rito estava estudando sobre os Lepidópteros. Isto é ‘Ordem das Borboletas’. Foi uma aula no modo remoto, ou seja, on-line. Nesses tempos de pandemia, as aulas presenciais foram suspensas. Rito achava as aulas on-line muito cansativas. Porém, prestou atenção nesta aula de hoje, porque o assunto era interessante.

A professora mostrou belas imagens de borboletas e falou um pouco sobre cada uma. É um inseto dos mais bonitos e não nos fazem mal algum, exceto algumas delas que são perigosas. Seu corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Possuem seis patas — três de cada lado — e dois pares de asas. Além disso, possuem muitos olhos. São milhares de pequenos olhos que dão a nossas amigas uma espécie de visão privilegiada, superior. Além das cores que nós normalmente enxergamos, borboletas podem ver raios ultravioletas, invisíveis para nós. Esse superpoder é tão diferente que especialistas têm dificuldade em descrever a sensação. O que se sabe é que a visão das borboletas ajuda na identificação do néctar e das flores.

“Irmãs” das borboletas são as mariposas. Algumas delas são perigosas, bem como as borboletas. Algumas delas são belas e perigosas. É o caso das borboletas Ithomiini, encontradas em todo o Brasil”. Esse lindo inseto possui asas coloridas em tons de laranja e amarelo e se alimenta de uma planta venenosa chamada de leiteira. Essa substância tóxica é transmitida para a borboleta, que pode incomodar muito os predadores ou visitantes indesejados. Lepidóptera é uma ordem de insetos que inclui as borboletas e as mariposas. Os lepidópteros compõem a segunda maior diversidade de insetos do planeta e são encontrados em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais. São estimadas 180.000 espécies de lepidópteros distribuídas em 34 superfamílias e 130 famílias. Deles, 12% são borboletas, sendo a segunda maior ordem de insetos em número de espécies. No Brasil, mais de 5.000 espécies já foram descritas”.

“A vida das borboletas está dividida em quatro estágios distintos: ovo, larva, pupa e imago. Seus estágios de larva e pupa recebem denominação típica, sendo chamados respectivamente de lagarta e crisálida. Lepidóptera é uma ordem de insetos que inclui as borboletas e mariposas.

         A aula está acabando. A professora pediu para eles pesquisarem no Google o que são superfamílias e famílias, ordem e subordem e para agora escreverem uma crônica sobre o encontro com uma borboleta.

 

A borboleta

         Era meia-noite. Vi uma coisa na parede. Acendi a luz. Vi uma borboleta enoooorme. Era preta. Ela voou por cima da cama, lá no alto e ficou grudada na parede do outro lado. Fiquei com medo. Não apaguei a luz. Fiquei de olhos fechados e de vez em quando os abria. Ela estava lá impassível. Não se mexia por nada.

         Quando foi, mais ou menos cinco horas da manhã minha mãe acordou. Achou estranho eu estar com a porta escancarada do meu quarto e a luz acesa. Eu só fiz chamá-la com a mão, com um sinal e apontar para a parede. Ela riu e falou “essa borboleta não faz mal algum, a ninguém”. Enxotou-a e ela saiu voando. Foi embora.

         Dei um sorriso leve. Que alívio! Eu me lembrei que minha mãe falava que borboleta preta era sinal de mau agouro: era aviso de que alguém próximo iria morrer. Já faz alguns dias que ela apareceu e não morreu ninguém. Pelo menos não tivemos nenhuma notícia. Felizmente!

         Nessas coisas eu ficava pensando, pensando. Quem iria morrer? Pensei em meus avós, tios e tias mais velhos. Amigos da minha mãe e do meu pai que eram mais velhos... o senhor da padaria ou o da mercearia. Não, ninguém iria morrer, ninguém estava doente ou com coronavírus.

         Foi uma noite de horror. Como foi demorado para chegar até de manhã! O pior de tudo quando pensei que o aviso de morte seria pra mim mesmo. Mas eu, Rito Ovídio, do alto dos meus 14 anos iria morrer? A doença do Covid já havia passado. Meu Deus!

***

 

O que se comemora hoje:

 

Dia Internacional da Felicidade

 

 Dia Internacional da Felicidade | 20 de março - Calendarr

 

Aniversário do Município de Pinhais, Paraná, Brasil.

Dia da Agricultura, Brasil.

Dia de Santo Ambrósio de Sena.

Dia Internacional da Felicidade.

Dia Internacional do Contador de Histórias.

Dia Mundial da Saúde Bucal.

Dia Mundial Sem Carne (Meat Out Day).

Dia Nacional da Aquicultura, SP, Brasil.

Dia Nacional de Atenção à Disfagia, Brasil.

Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.

Emancipação da cidade de Pé da Serra, Bahia, Brasil.

Equinócio da Primavera (Hemisfério Norte).

Equinócio de Outono (Hemisfério Sul).

Início de Outono (Equinócio de Outono).

 

O que eu comi hoje:

 

20-03-21 (sábado)                           58kg750                  Pressão: 13 x 8

Desjejum (7h30); Almoço (12h30); Lanche 17h00) e Jantar (20h00)

Desjejum: mamão; tapioca de ovo; batata-doce; banana com aveia e mel e café com leite.  

Almoço: salada mista; arroz; feijão carioquinha e panqueca recheada com legumes.   

Sobremesa: frutas com iogurte grego.

Lanche: chocolate branco.

Jantar: acarajé.  

A frase do dia: “Com ou sem o Renda Cidadã, o Orçamento terá de ficar dentro de seus limites, sob pena de crime de responsabilidade” (ARAGÃO, Murillo de, apud Revista Veja, de 21 de outubro de 2020. Pág. 43. Veja Essa!).

 Murillo de Aragão (@murillodearagao) | Twitter

Em 20 de março de 2015, um eclipse solar total, o equinócio, e uma superlua ocorrem todos no mesmo dia.  

 Hoje é dia de eclipse solar total, equinócio e superlua - Tribuna de Minas

Em 20 de março de 1996, nasceu o cantor brasileiro Biel.

Por onde anda Biel? Cantor foi "cancelado" sob acusações de assédio

Em 20 de março de 2013, morreu o cantor brasileiro Emílio Santiago.

 Morte do cantor Emílio Santiago repercute nas redes sociais | Música no Rio  de Janeiro | G1

Li no Jornal A Tarde, de 20 de março de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Pandemia – Rui Costa reage a Bolsonaro e diz que vai recorrer à Justiça”. PGE será acionada para assegurar cumprimento das medidas restritivas contestadas pelo presidente no STF.

 Capa do jornal A Tarde 20/03/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 20 de março de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa“Lockdown – Estado em lockdown até dia 28”. Veja o que pode e o que não pode funcionar no Estado neste período. O governador Camilo Santana anunciou, na noite desta sexta-feira (19), a prorrogação do decreto estadual que impõe lockdown em todo o Ceará até o próximo dia 28 de março. De acordo com o governador, a decisão foi tomada pelo comitê técnico que delibera sobre a situação da pandemia de Covid-19 no Estado. O anúncio foi feito ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

 

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 20 de março de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Economia – Pessimismo dos brasileiros com economia bate recorde”. Para 65%, situação vai piorar, índice maior que o visto com a recessão de Dilma, aponta Datafolha.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 20/03/2021

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 20 de março de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa:  “Colapso – Bolsonaro enfrenta Estados, cogita ‘ação dura’ e Fux reage”. Presidente do STF pede explicação por comparação de toque de recolher a estado de sítio.

 

 

Li no site SRZD, de 20 de março de 2021, sábado, a seguinte manchete em capa: “Pandemia: Neurocientista Nicolelis prevê ‘hecatombe’ e colapsos sanitário e funerário no Brasil”

 Podemos chegar a 500 mil mortos na metade do ano', diz Miguel Nicolelis -  Jornal O Globo

Miguel Nicolelis. Foto: Divulgação

O neurocientista Miguel Nicolelis seguiu defendendo medidas drásticas no Brasil para frear o avanço da pandemia de coronavírus no país.

Em entrevista ao jornal O Globo na edição deste sábado (20), usou a expressão “hecatombe” para definir a situação brasileira, falou em “colapsos funerário e sanitário” e alertou que, se nada for feito, o Brasil pode atingir 500 mil óbitos ainda neste semestre.

“É duro dizer isso, mas vai piorar muito se não fizermos nada. E tem que ser a nível nacional, com medidas sincronizadas. Não adianta fechar um estado e deixar o resto aberto porque o vírus está em todo lugar, se espalha pelas rodovias, pelos aeroportos. Vamos chegar a 300 mil óbitos com uma rapidez impressionante. Podemos chegar a 500 mil na metade do ano, no meio do inverno”.

+ Sobre as medidas de isolamento:

“Com as festas natalinas e o carnaval, explodiu de vez. Como medidas mais rígidas não aconteceram, infelizmente as previsões se concretizaram, e chegamos a um colapso. Hoje é difícil prever qual vai ser a taxa de óbitos daqui a duas, três semanas. A gente não consegue ver limite ou pico”.

+ Bruno Covas e João Doria:

“Não dá para continuar empurrando com a barriga. Ou faz agora (fechamento total), ou as pessoas vão morrer na rua. São Paulo já colapsou há dias. Quando cruza 90% de ocupação, já foi. Só na logística para achar o leito e transferir, as pessoas vão morrer. O Brasil inteiro colapsou”.

+ Governo Federal e Jair Bolsonaro:

“Quem deveria criar nossa estratégia de defesa renunciou ao papel de defender a sociedade da maior tragédia humanitária da nossa história. O presidente botou no papel o que o mundo inteiro já sabia, que ele quer fazer o oposto do necessário para evitar um genocídio no Brasil”, afirmou.

Miguel Nicolelis tem 60 anos é médico e foi considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área de atuação no começo da década passada pela revista Scientific American.


Leiam esta reportagem completa, acessando o link abaixo:

https://www.srzd.com/geral/pandemia-neurocientista-nicolelis-preve-hecatombe-e-colapsos-sanitario-e-funerario

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário