domingo, 14 de março de 2021

14 de março de 2021 (domingo)

 

 

Mais um capítulo do livro Rito Ovídio, estamos publicando o Capítulo XVII: “Peteca”. O próximo capitulo (XVII) será domingo, dia 21 de março de 2021.

Capitulo XVII

Peteca: histórico, regras e protocolos.

 Como Jogar Peteca: Um Jogo de Origem Brasileira

“A peteca possui uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feita de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. A peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno” (4).

A peteca esportiva, no formato atual, apresenta penas grandes e coloridas; as produzidas “por esses povos eram confeccionadas a partir de fibras naturais, principalmente cascas de bananeira (embira) e palhas de milho”(5). Essa alteração do material se deve à modernização e à intensificação da prática em seu processo de difusão, sendo que o material original não suportasse a dinâmica e se desfizesse facilmente.

Diz-se que o jogo da peteca (ou recreação) já era feito pelos índios desde antes do Descobrimento do Brasil. Essa recreação era produzida com muita alegria e cantos espontâneos dos índios. Mas a Confederação Brasileira de Peteca (CBP) atribui o ano de 1500 como o da origem do jogo Peteca. Assumia diferentes formas e era disseminado pela América (Brasil, Peru, Argentina e México).

Coube a Minas Gerais, séculos depois a criar regras (1973) para o jogo e dar-lhe o formato atual: “com quatro penas brancas presas a uma base e conectadas a um fundo feito com diversas camadas finas de borracha” (5). Foi também em Minas Gerais que foram criadas as regras, as quadras e os campeonatos.  Em 1975 foi criada a Federação Mineira de Peteca (FEMPE).

“Em 1978, o Mobral editou o livreto "Vamos Jogar Peteca", publicação dos técnicos do Centro Cultural e do Grupo Executivo da Campanha "Esporte Para Todos" (GECET), do Ministério da Educação. Posteriormente, também a Secretaria de Educação Física e Desporto do MEC tiveram uma parcela de marcante colaboração” (6).

Finalmente, em 1986, a CBDT (Confederação Brasileira de Desportos Terrestres) criou seu departamento de peteca, nomeando para a sua direção o desportista Walter José dos Santos, responsável pela codificação e oficialização das regras. Em 1987, aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca, fruto do esforço das federações regionais espalhadas pelo país” (7).

“Veja, a seguir, as regras básicas para a prática esportiva da peteca:

  • O espaço oficial de jogo se caracteriza por uma quadra com dimensões de 15 m x 5,50 m para a categoria individual e 15 m x 7,50 m para a categoria de duplas.
  • A peteca deve apresentar peso entre 40 g e 42 g, base com diâmetro entre 5 cm e 5,2 cm e altura total de 20 cm, incluindo as penas.
  • O esporte apresenta um tempo de 20s por equipe para a obtenção do ponto. Caso a equipe atacante não efetue o ponto no tempo oficial, ele é contabilizado para a equipe adversária. Além disso, o direito de saque alterna entre as equipes ao final de cada tempo ou com a obtenção do ponto.
  • Uma partida do esporte é organizada em três sets: para os dois primeiros, a marca é de 25 pontos. Contudo, para o terceiro set, essa marca é de 15 pontos. Diante disso, se faz obrigatória uma diferença de dois pontos entre as equipes para designar o vencedor de cada um dos três sets.
  • Nessa configuração, a peteca é lançada e rebatida pelos jogadores até que eles marquem um ponto. Assim, um ponto é marcado quando a peteca cai no chão, nos limites da quadra, quando ela é rebatida contra a rede ou fora dos limites da quadra e quando ocorrem faltas técnicas (invasão da linha central ou de campo de jogo, toque na rede ou condução da peteca, por exemplo).

As Regras Oficiais de Peteca foram atualizadas e passaram a vigorar em janeiro de 2020, conforme proposições da CBP. De acordo com elas, essas características apresentadas acima compõem as regras básicas para a prática esportiva da modalidade” (8).

A professora acho bom o trabalho de pesquisa de Rito.

 – Mas, Rito, você copiou quase tudo!

 – Poxa! Citei as fontes, conforme a senhora ensinou.

(1)        https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genes.htm

       (2)   http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-sao-genes/8159/73/                                                                                                       

       (3) Revista Dossiê Super Interessante, in A Genética do Amor. Pág. 10)     Dr.ª Clarisse Bezerra      Médica de Saúde Familiar     Outubro 2020       https://www.tuasaude.com/proteina-c-reativa/

(1)     https://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca (Acessado em 14-03-2021)

(2)     https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/peteca

(3)     https://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca (Acessado em 14-03-2021)

(4)     https://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca (Acessado em 14-03-2021)

(5)     https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/peteca

 

 

***

 

O que se comemora hoje:

 

Dia dos Carecas 

dia dos carecas

Aniversário de Batatais, São Paulo, Brasil.

Dia da Incontinência Urinária, Portugal.

Dia do Idioma estoniano, Estônia.

Dia do Pi (π).

Dia do Procurador do Estado, Espírito Santo

Dia dos Carecas, Brasil (no mundo é dia 14 de outubro).

Dia Nacional do Livreiro (profissional do livro)

Dia Nacional dos Animais.

White Day (feriado semelhante ao Dia dos Namorados), Japão e Coreia.

 

O que eu comi hoje:

 

13-03-21 (sábado)                           58kg750                  Pressão: 13 x 8

Desjejum (9h00); Almoço (13h30); Lanche (17h00) e Jantar (19h00)

Desjejum: abacate com mel; mamão; tapioca; batata-doce e café com leite.  

Almoço: abacaxi e macarrão com 4 queijos.  

Sobremesa: goiabada.

Lanche:melancia.

Jantar: pizza.

 

A frase do dia: “A gente já viu que o lockdown não funcionou. O setor não aguenta mais isso. Em países desenvolvidos, as pessoas pegaram o coronavírus mesmo com o lockdown em vigor” (MACHADO, Gilson, ministro do Turismo apud Paginas Amarelas in Revista Veja, de 20 de janeiro de 2021. Pág. 10).

 Gilson Machado Neto – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 14 de março de 2018, como resposta ao envenenamento de Sergei e Yulia Skripal com agente nervoso, o Reino Unido expulsou 23 diplomatas russos.

 Reino Unido expulsa 23 diplomatas russos em resposta ao envenenamento de  ex-espião - 14/03/2018 - UOL Notícias

Em 14 de março de 1990, nasceu o automobilista brasileiro Victor Corrêa.

 14 de março - Wikiwand

Em 14 de março de 2020, morreu o advogado e político brasileiro Gustavo Bebiano.

 Governo oficializa exoneração de Gustavo Bebianno - Brasil - Extra Online

 

Li no Jornal A Tarde, de 14 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Pandemia – Crise afeta duramente profissionais de eventos”. Cancelamento deixou 70% dos 180 mil profissionais da Bahia sem renda.

 Capa do jornal A Tarde 14/03/2021

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 13 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa“Políticos disputam bônus da transposição”. Águas do São Francisco no Castanhão: as polêmicas e os embates políticos de obras históricas. A chegada das águas da transposição ao maior reservatório do Ceará era uma expectativa de décadas e deve continuar como destaque em discursos eleitorais e disputas por "paternidade do feito"

 

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 14 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “Pandemia – Acuado, Bolsonaro repte radicalização para sua base”. Disparada de mortes faz presidente adotar vacinas, mas tom beligerante continua.

 Capa do jornal Folha de S.Paulo 14/03/2021

 

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 14 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa “Pandemia – Com vacina, internação de maiores de 90 anos cai 20%”. Imunização pode ser fator para redução, mas isolamento maior para idosos também é apontado como causa.  

 Capa do jornal Estadão 14/03/2021

 

Li na Revista Veja Saúde, de janeiro de 2021, a seguinte manchete em capa“Nova Era contra a Depressão – Um olhar mais científico e o negacionismo pode ser um alento para a economia e sensível, aliado em avanços ao tratamento, pode mudar radicalmente a forma de encarar e derrotar a doença”. Os avanços na compreensão e no tratamento prometem virar o jogo contra esse mal.

 Revolução contra a depressão

 

Li no site SRZD, de 14 de março de 2021, domingo, a seguinte manchete em capa: “A cultura do brasileiro é mesmo apreciar a desordem?, por Sidney Rezende"

Por Sidney Rezende  


Nenhum comentário:

Postar um comentário