domingo, 21 de agosto de 2022

21 de agosto de 2022 (domingo)

 

Estou publicando hoje, dia 21 de agosto, o Capítulo XVIII sobre Inflação – Sombras - Dinheiro na mão é vendaval

Aguardo críticas, correções possíveis e sugestões dos leitores, pois este é um assunto difícil de escrever, interpretar e entender. Muito obrigada.

***

Sombras

 

Capítulo XIX

 

Dinheiro na mão é vendaval

 

 

‘Dinheiro na mão é vendaval’ este dito popular se tornou bastante empregado, discutido e aplicado popular. Se bem empregado realmente reflete uma situação bastante abrangente, quando foi dita, pela primeira vez, na década de 1970, na voz de Paulinho da Viola com a música Pecado Capital (https://www.letras.mus.br/paulinho-da-viola/496804/), cuja novela foi um sucesso 

 

Pecado Capital

                                                          Paulinho da Viola

 


 

 

Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de um sonhador
De um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...

Mas é preciso viver
E viver
Não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!

Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de um sonhador
De um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...

Mas é preciso viver
E viver
Não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
E solidão! E solidão!
E solidão! E solidão!
E solidão! E solidão!

 

‘Dinheiro na mão é vendaval’ este dito popular se tornou bastante empregado, discutido e aplicado popular. Se bem empregado realmente reflete uma situação bastante abrangente, quando foi dita, pela primeira vez, na década de 1970 (1975), na voz de Paulinho da Viola com a música Pecado Capital, cuja novela foi um sucesso 

Alguém, em algum momento da vida, teve um click de bem-estar, achando-se rico porque entrou um dinheiro extra: aumento de salário, ou a venda e um imóvel, ou um carro! Aconteceu o que os especialistas chamam de Efeito Riqueza. “É um aumento na percepção da riqueza pessoal em decorrência da valorização dos ativos ou investimentos que possuímos” (BankRio: https://bankrio.com.br/p/dinheiro-na-mao-e-vendaval/) Pode ser por um lapso de tempo ou pode durar até por várias semanas, meses...

         É aí que mora o perigo. A gente vai ao shopping e compra uma porção de coisas; vai ao supermercado e compra o que não era consumido há muito tempo, vai a restaurantes mais caros e paga tudo para os amigos., ou se tiver mais acesso a algum dinheiro inesperado compra um automóvel de luxo, aquela moto de 1a.  geração e até que o sonho acaba. A percepção de riqueza se esvaiu...

         O dinheiro está a serviço do que é bom e do que é mau. Do positivo e do negativo. É a sensação que nos traz a inflação. Não precisa ter muito ou pouco dinheiro. É que ele desaparece num piscar de olhos. Ontem tínhamos dinheiro para comprar e hoje já não o temos. Nunca é suficiente. É por isso que o dinheiro  na mão é vendaval.

Hoje se comemora:

Dia Internacional de Lembrança e Tributo às Vítimas do Terrorismo


 

Mundo

·         Dia Internacional de Lembrança e Tributo às Vítimas do Terrorismo


Brasil

  • Aniversário da cidade de Nilopolis, RJ.
  • Aniversário da cidade de Soã João de Meriti.
  • Dia do Favelado
  • Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

·         Dia do Início da Semana Nacional da Criança Excepcional

·         DIa do Zero Acidente de Trânsito, RS

·         Dia Nacional da Habitação

Cristianismo

  • Dia de São Papa Pio X.

 

O que eu comi hoje:

______________________________________________________________________

21-08-22 (domingo)                Peso: 57kg000               Pressão: 14x8

Desjejum (6h30): mamão; café com leite; cereal Nestlé e 1 fatia de queijo muçarela.

Almoço (12h10); feijoada e arroz.

Sobremesa: abacaxi.

Lanche (17h00):iogurte grego; pão de alho.

Jantar (19 horas): pizza.

 

A frase do dia: “Os possíveis danos aos sítios arqueológicos abrigados nas cavernas podem, até mesmo, impactar negativamente o estudo da evolução da espécie humana” (LEWANDOVSKI, Ricardo, ministro do STF ao suspender parte do decreto pré-histórico de Bolsonaro que autorizaria a construção de empreendimentos ditos de utilidade pública’, em áreas de preservaçãoapud  Revista Veja, de 02 de fevereiro de 2022. Pág. 19).

 

Em 21 de agosto de 2017, ocorre um sismo na ilha de Ísquia, no Golfo de Nápoles, causando 2 mortos e 36 feridos.

 

Em 21 de agosto de 1992, nasceu em Marabá, PA, o campeão paraolímpico e mundial de atletismo, amputado das duas pernas abaixo do joelho desde os 21 dias de nascido Alan Fonteles Cardoso Oliveira.

 

Em 21 de agosto de 1992, nasceu em Brasília, DF, o automobilista Luíz Felipe de Oliveira Nasr, mais conhecido como Felipe Nasr.


 

Em 21 de agosto de 2018, morreu em São Paulo, aos 61 anos, o jornalista Otávio Frias Filho.


Li no Jornal A Tarde, de 21 de agosto de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Oportunidade – Negócios baianos criam estratégias para faturar mais na Copa do Mundo. Pesquisa revela que 81% dos negócios devem ser afetados pelo evento esportivo.

 A Tarde

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 21 de agosto de 2022, “Religião – Padre Cícero pode virar beato”. Processo de beatificação do ícone católico cearense foi autorizado pelo papa Francisco.

 Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 21 de agosto de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Agressão sexual – 32% dizem ter sido vítimas de abusos de agressão sexual antes dos 18 anos”. Pesquisa Datafolha indica diferentes tipos de abuso; problema afeta 68 milhões de brasileiros.

 Folha de S.Paulo

 

Li no Jornal Estado de São Paulo, de 21 de agosto de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Política e religião – Pastores com 50 milhões de seguidores dão palanque a Bolsonaro nas redes sociais”. Mensagens convocam fiéis para atos de 7 de Setembro.

 Estadão

Li no Jornal O Globo, de 21 de agosto de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Democracia – A História não vai perdoar quem não defende a Democracia.PL cobra de candidatos nos Estados fidelidade a Bolsonaro”. Presidente do STF, Luiz Fux revela bastidores de conflitos e fala de “dias difíceis”.

 O Globo

Li no site SRzd, de 21 de agosto de 2022, domingo, a seguinte manchete em capa: “Críticos da emissora, Lula e Bolsonaro voltam à Globo e devem parar o país

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário