quinta-feira, 25 de agosto de 2022

25 de agosto de 2022 (quinta-feira)

Publiquei, dia 21 de agosto, o Capítulo XIX sobre Inflação – Sombras - Dinheiro na mão é vendaval

Aguardo críticas, correções possíveis e sugestões dos leitores, pois este é um assunto difícil de escrever, interpretar e entender. Muito obrigada.

***

Sombras

 

Capítulo XIX

 

Dinheiro na mão é vendaval

 

 

‘Dinheiro na mão é vendaval’ este dito popular se tornou bastante empregado, discutido e aplicado popular. Se bem empregado realmente reflete uma situação bastante abrangente, quando foi dita, pela primeira vez, na década de 1970, na voz de Paulinho da Viola com a música Pecado Capital (https://www.letras.mus.br/paulinho-da-viola/496804/), cuja novela foi um sucesso 

 

Pecado Capital

                                  Paulinho da Viola

 

 

 

Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de um sonhador
De um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...

Mas é preciso viver
E viver
Não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!

Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de um sonhador
De um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...

Mas é preciso viver
E viver
Não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
Dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão!
E solidão! E solidão!
E solidão! E solidão!
E solidão! E solidão!

 

‘Dinheiro na mão é vendaval’ este dito popular se tornou bastante empregado, discutido e aplicado popular. Se bem empregado realmente reflete uma situação bastante abrangente, quando foi dita, pela primeira vez, na década de 1970 (1975), na voz de Paulinho da Viola com a música Pecado Capital, cuja novela foi um sucesso 

Alguém, em algum momento da vida, teve um click de bem-estar, achando-se rico porque entrou um dinheiro extra: aumento de salário, ou a venda e um imóvel, ou um carro! Aconteceu o que os especialistas chamam de Efeito Riqueza. “É um aumento na percepção da riqueza pessoal em decorrência da valorização dos ativos ou investimentos que possuímos” (BankRio: https://bankrio.com.br/p/dinheiro-na-mao-e-vendaval/) Pode ser por um lapso de tempo ou pode durar até por várias semanas, meses...

         É aí que mora o perigo. A gente vai ao shopping e compra uma porção de coisas; vai ao supermercado e compra o que não era consumido há muito tempo, vai a restaurantes mais caros e paga tudo para os amigos., ou se tiver mais acesso a algum dinheiro inesperado compra um automóvel de luxo, aquela moto de 1a.  geração e até que o sonho acaba. A percepção de riqueza se esvaiu...

         O dinheiro está a serviço do que é bom e do que é mau. Do positivo e do negativo. É a sensação que nos traz a inflação. Não precisa ter muito ou pouco dinheiro. É que ele desaparece num piscar de olhos. Ontem tínhamos dinheiro para comprar e hoje já não o temos. Nunca é suficiente. É por isso que o dinheiro na mão é do vendaval.

Hoje se comemora:

DIA DO SOLDADO


 

Brasil

Dia da Banana Split, Internacional

Dia da Educação Infantil, Brasil.

Dia da Legalidade no Calendário Oficial Brasileiro, Brasil.

Dia do Exército Brasileiro, Brasil.

Dia do Feirante, Brasil.

Dia do Soldado, Brasil.

Renúncia do ex-presidente Jânio Quadros, Brasil.

São José de Calasans, Cristianismo, Cristianismo.

São Luís IX – Rei da França, Cristianismo.

Semana da Educação Infantil, Brasil.

 

O que eu comi hoje:

______________________________________________________________________

25-08-25 (5ª. feira)                  Peso: 56kg500               Pressão: 14x8

Desjejum (7h30): mamão; abacate e banana; café com leite; cereal Nestlé e 1 fatia de tapioca.

Almoço (13h30); salada; feijoada; couve; vinagrete; coxa de frango assada e arroz integral.

Sobremesa: abacaxi e rapadura.

Lanche (17h00): iogurte de morango com biscoito folheado.

Jantar (19 horas): sopa.

 

A frase do dia: “Talvez estejamos retomando um caminho virtuoso perseguido pela política externa brasileira: não nos meter de graça nas brigas dos outros” (FEUWERKER, Alon ,Fernando, articulista, apud Revista Veja, de 02 de fevereiro de 2022. Pág. 27).



Em 25 de agosto de 2016, o Furacão Harvey atingiu o Texas como um poderoso furacão de categoria 4, o mais forte dos Estados Unidos desde 2004. Nos próximos dias, a tempestade causa inundações catastróficas em grande parte do leste do Texas, matando 106 pessoas.

Em 25 de agosto de 1995, nasceu em Saquarema, RJ, o surfista brasileiro Lucas Yan Cabral Azeredo Chianca, considerado um dos melhores atletas de ondas grandes do mundo, conhecido como Lucas Chumbo.

Em 25 de agosto de 2014, morreu em São Paulo, SP, aos 49 anos, a escritora e roteirista brasileira Fernanda Young.

 

 

 

 Fernanda Young.

 

 

Li no Jornal A Tarde, de 25 de agosto de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Caderno Municípios – Investimentos alavancam a economia de cidades baianas”. Setores como indústria, energia, comércio, turismo e agro impulsionam o desenvolvimento.

 A Tarde

Li no Jornal Diário do Nordeste, de 25 de agosto de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Eleições – 3 entre 10 cearenses deixam de votar para governador”. Em média 2 Milhões de eleitores aptos a votar no Estado deixam de fazê-lo.

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 25 de agosto de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Empresários bolsonaristas – Mensagens sobre falso plano contra Bolsonaro disparam”. Envios criam intenção de barrar chapa, dado inventado e chamamento ao 7/9, indica levantamento Folha/Quest.  

Capa da Edição do dia do jornal Diário do Nordeste

Li no Jornal Estado de São Paulo, de 25 de agosto de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Contas federais apertadas – Orçamento Secreto vai capturar verba para a Saúde em 2023”. Governo prevê contar com R$ 10 bi em emendas para  cumprir piso. 

 

Li no Jornal O Globo, de 25 de agosto de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Brasil fora da folha – Disputa pela classe média é a mãos acirrada da eleição. Bolsonaro e Lula batalham pelo voto do segmento.

 

Li no site SRzd, de 25 de agosto de 2022, 5ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Eleições 2022: Lula no JN mobiliza país; Moro, Ratinho e pedidos de desculpas”.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário