sexta-feira, 12 de novembro de 2021

12 de novembro de 2021 (sexta-feira)

 

Publiquei em 07-12-21, domingo, conforme o acordado com os leitores o Capítulo LIObmep. No próximo domingo, (14-12-21), publicarei o Capítulo LII.

***

 


***

Capitulo LI

Obmep

A professora de Matemática passou um vídeo com a apresentação do que é a Obmep e quais são seus objetivos. Ela imprimiu do Google este texto:

“A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:


Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada”.

Rito e Melissa estavam interessados em conhecer o estilo das questões das provas. Começaram revendo as do Nível A, para crianças do 4º. e 5º. anos. A professora primeiro resolveu as questões indicadas em 2019. Rito ficou realmente decepcionado por não conseguir acertar todas as questões. Percebeu que não envolviam tanto conteúdo. Eram questões que envolviam mais inteligência. Não resolvê-las de supetão, como ele fez precisava de tempo para raciocinar e perceber qual era o tipo de respostas que as questões envolviam. Por conta própria tentou as do ano de 1918, 1917, 1916... 2012, 2005.fez a questão 1 de cada ano. Achou muito fácil. Depois a de número 2.

Mas ele ia fazer – não eram as questões do 4º., 5º., 6º., 7º., 8º. ... mas as do 9º. Ano! Seria bom, mas não daria tempo de revisar tudo! O que fazer,,,,,,,,? Pensou em revisar as do 9º. Ano de 2019. Ou seja, as questões de Nível 2, de 8º. Ano e 9º. Ano, 1ª. fase.

E foi à luta.

Capitulo LII

***

 

O que se comemora hoje:

Dia do Psicopedagogo

 

Aniversário do meu sobrinho-neto Gustavo Carneiro Batista Staerke de Rezende. Ele está fazendo 6 anos e mora Brasília, Distrito Federal.

Aniversário e Fundação do Município de Armação de Búzios - Rio de Janeiro.

Dia do Diretor de Escola

  •  

Dia do Fluminense Club, Rio de Janeiro, RJ (2007).

 

Dia do Psicopedagogo, Brasil.

 

Dia dos Supermercados, Brasil.

 

Dia Nacional da Liberdade, Brasil.

 

Diwali — Festival das Luzes, Índia

 

Fundação do Município de Realeza, Paraná

 

O que eu comi hoje:

__________________________________________________________________

12-12-2021 (6.feira)    60kg000            _____________ Pressão: 12 x 9

Desjejum (8h15): mamão; café com leite; tapioca; batata-doce.

Almoço (13h00): salada mista; arroz integral; feijão;

Sobremesa: rapadura e chocolate em barra.

Lanche (16h00); cocada baiana.

Jantar (19h00): Tapioca de frango desfiado com ovo.

___________________________________________________________

A frase do dia: “A crise de hoje está alavancada por narrativas inconsequentes e pela magnitude da pandemia” (ARAGÃO, Murillo, articulista de Veja, A Corda é Resistente apud Revista Veja, de 21 de julho de 2021, Pág. 35).

Murillo de Aragão, Autor em O Brasilianista

 

Em 12 de novembro de 2017, o sismo de Kermansbah, de 7,3 Mw, sacode a fronteira norte do Irã-Iraque com uma intensidade máxima de Mercalli de VIII (severa). Pelo menos 410 pessoas foram mortas e mais de 7 000 ficaram feridas.

Sismo de Kermanshah de 2017 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 12 de novembro de 1983, nasceu a cantora e modelo brasileira Bruna Melo.

Bruna Melo | Tá Ligado (Clipe Oficial) - YouTube

Em 12 de novembro de 2013, morreu o ator, bailarino e modelo brasileiro Antônio Firmino.

 ANTÔNIO FIRMINO - ATOR - (34 anos) * Belo Horizonte, MG (15/01/1979) + RJ  (12/11/2013) - CAPRICORNIO

Li no Jornal A Tarde, de 12 de novembro de 2021, 6.feira, a seguinte manchete em capa: “Folia – Comcar defende realização do Carnaval em 2022". Conselho é a favor de anúncio da festa; Bruno Reis quer adiar para viabilizar o evento.

 Capa do jornal A Tarde 12/11/2021

Li no Jornal Diário Do Nordeste, de 12 de novembro de 2021, 6.feira, a seguinte manchete em capa: “Morte de Pedestres – Imunização avança nas cidades do Ceará”. Em 24 municípios do Estado, 100% da população do Estado já foi vacinada com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid. Outros 20 já superaram 98% de imunizados,

 

Li no Jornal Folha de São Paulo, de 12 de novembro de 2021, 6.feira, a seguinte manchete em capa: “Retomada de repasses – Projeto de Lira traz transparência, mas mantém verbas”. Se aprovada resolução servirá de base para negociar com o Supremo a retomada de repasses das emendas do relator.

 https://cdn.vercapas.com.br/covers/folha-de-s-paulo/2021/capa-jornal-folha-de-s-paulo-12-11-2021-73d.jpg

Li no Jornal O Estado de São Paulo, de 12 de novembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “Reunião do Comitê do Partido Comunista – China alça Xi ao status de Mao e abre caminho para novos mandatos”.  O presidente, de 68 anos, é apontado como líder de uma ‘transformação histórica’ do país.  

https://cdn.vercapas.com.br/covers/estadao/2021/capa-jornal-estadao-12-11-2021-584.jpg

Li no site SRzd, de 12 de novembro de 2021, 6ª. feira, a seguinte manchete em capa: “STF suspende portaria e empresas podem exigir comprovante de vacinação”.

Por Redação SRzd  

Luís Roberto Barroso. Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, suspendeu, nesta sexta-feira (12), trechos de uma portaria do governo Federal que determinava que empresas não poderiam exigir comprovante de vacinação contra o novo coronavírus de seus funcionários.

Assim, os empregadores podem exigir o comprovante e demitir quem se recusar a fornecer o documento, com a condição de que isso seja a última medida, “dentro do critério da proporcionalidade”.

Esta portaria do governo Bolsonaro foi editada pelo Ministério do Trabalho no último dia 1º e gerou ação de partidos e sindicatos que ingressaram no STF contrários a medida.

 

Leiam a reportagem completa clicando o link abaixo:

https://www.srzd.com/brasil/stf-suspende-portaria-e-empresas-podem-exigir-comprovante-de-vacinacao/

Até amanhã meus fiéis seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário